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Browsing Gestão | Management by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- Adopção do Electronic Data Interchange na indústria automóvel: um estudo nas empresas de componentes em PortugalPublication . Negas, Mário Carrilho; Caldeira, Mário Maciel; Gonçalves, AmílcarO EDI (Electronic Data Interchange) abriu uma janela de oportunidade para as empresas se tornarem mais competitivas, não só pela via dos processos produtivos e serviços, mas também nas práticas organizacionais e de gestão, onde a sua própria capacidade de iniciativa desempenha um papel positivamente diferenciador. Sabemos que uma das formas que as empresas têm encontrado para a melhoria da coordenação entre os diferentes agentes económicos, elos, de uma cadeia produtiva é através da adopção de tecnologias de informação e comunicação procurando uma mais eficaz e eficiente troca de informação e controlo, sendo os IOS (Interorganizational Systems) um dos meios encontrados de operacionalizar tais objectivos. O EDI é eventualmente o mais conhecido dos IOS, sendo utilizado na indústria automóvel há já vários anos. O presente estudo procura identificar quais os factores: a) que influenciam o sucesso na iniciação e implementação do EDI na indústria automóvel Portuguesa, e classificar esses factores de acordo com a sua importância; b) que promovem uma maior integração dos sistemas interorganizacionais com base no EDI entre parceiros comerciais; c) entender qual o potencial impacto do EDI nas empresas da indústria automóvel Portuguesa. Assim, pretende-se a discussão desses factores e as suas implicações na efectiva utilização do EDI. O estudo segue a perspectiva crítica, onde se procura perceber o fenómeno, através da compreensão e interpretação do fenómeno em estudo, penetrando no contexto empresarial e no mundo profissional dos sujeitos que ai interagem. Ao se tratar de um fenómeno contemporâneo, a problemática dos factores de sucesso do EDI no contexto das empresas, logo uma situação real, onde a realidade é dinâmica, evolutiva e interactiva, enquadra-se no domínio da investigação sobre Sistemas de Informação, a metodologia utilizada é o estudo de caso. No âmbito desta metodologia foram recolhidos e analisados 40 questionários, de um conjunto de dez empresas, e foram realizadas dezoito entrevistas a responsáveis com responsabilidades de direcção nas áreas dos Sistemas de Informação e Logística. Os factores identificados como associados ao sucesso do EDI foram estruturados de acordo com as seguintes dimensões: iniciação; implementação; e integração (Kwon e Zmud, 1987; Cooper e Zmud, 1990; Rogers, 2003), e identificada a relevância dos mesmos em cada dimensão. A investigação demonstra que os factores influenciadores do sucesso do EDI exercem influências diferentes de acordo com características organizacionais, e também são distintos os posicionamentos e benefícios obtidos pelas empresas com o uso do EDI. As conclusões a que o estudo chegou foram validadas com o recurso à aplicação dos modelos teóricos de Lummus e Duclos (1995) e de Massetti e Zmud (1996).
- Biblioteca digital : avaliação da qualidade em ensino superior a distância : a construção de um objecto de aprendizagemPublication . Bandeira, Fernando da Cruz; Mendonça, Maria CristinaNa tese de doutoramento em avaliação da qualidade em ensino a distância, é apresentada uma biblioteca digital, cujo objectivo é proporcionar um acervo de textos, que satisfaçam as necessidades de uma pesquisa inicial para uma tese de mestrado. Esta foi constituída de acordo com as Normas ISO, contendo documentos em texto integral, descarregados da Internet. Para além dos textos, a biblioteca apresenta um Thesaurus para essa área de conhecimento, cujo objectivo é permitir, por um lado, catalogar os documentos e, por outro, possibilitar ao utilizador o acesso racional à informação. O sistema de indexação é compatível com as normas Dublin Core, e os documentos podem ser percorridos directamente ou a partir de pesquisas booleanas. A tese apresenta também uma componente teórica, cujo índice remissivo constituiu a base do desenvolvimento do Thesaurus, respectivas relações hierárquicas e Microthesauri.
- Declínio organizacional e estratégias de recuperação nas pequenas e médias empresas : uma abordagem holísticaPublication . Santos, Paulo Jorge Madeira dos; Caiado, António Campos PiresO objecto da tese é investigar – tomando como base uma amostra de 122 Pequenas e Médias Empresas portuguesas, utilizando a metodologia estatística de modelação através de equações estruturais (Structural Equation Modeling – AMOS 5.01 do SPSS), analisando numa visão holística – padrões de inter relações entre diversas dimensões organizacionais e ambientais: factor humano, ambiente, recursos e capacidades organizacionais, actuação estratégica, causas do declínio e acções estratégicas de recuperação, com o intuito de melhor compreender a sua influência no nível de desempenho, percebendo as razões (contextuais) do seu declínio e (o contexto e conteúdo) da sua recuperação. Os resultados obtidos evidenciam uma associação directa, positiva e significativa, entre, a menor competência dos recursos humanos e o reduzido acesso a informação interna e externa de gestão, e os baixos níveis de desempenho. Perante a noção da existência de uma elevada competição e uma menor procura dos produtos do sector de actividade, a atitude da gestão baseada num estilo de gestão muito centralizado e com níveis moderados de complacência, relaciona-se de forma significativa com uma actuação estratégica, de crescimento moderado no actual binómio produto/mercado, com uma reduzida utilização de técnicas de rastreio do meio envolvente. Esta actuação estratégica afecta de forma contínua o desempenho, manifestado numa redução do Resultado Líquido do Exercício e na Rendibilidade do Activo. A percepção dos gestores de que a causa do declínio foi devida a um ambiente competitivo, leva-os a implementar um conjunto de acções visando a reestruturação operacional, melhorando a sua competitividade por via da redução da estrutura de custos e do número de efectivos. Tais acções são significativamente influenciadas pelo enfraquecimento da concorrência, pela capacidade negocial de melhores condições de pagamento e recebimento, e pela existência de adequados meios financeiros (fluxos de caixa positivos e financial slack resources). Esta actuação estratégica de recuperação revelou-se determinante na melhoria do desempenho, para a qual também contribuiu de uma forma significativa a actuação comercial e de marketing através da obtenção de informações sobre os clientes (inquéritos e estudos de mercado) e de uma análise criteriosa (selecção) de clientes.
- Electronic Health Record (EHR) : modelo de recomendação nutricional para o Serviço Nacional de Saúde PortuguêsPublication . Macedo, Mário José Costa de; Isaías, PedroA normalização dos registos eletrónicos de dados clínicos é um fator de melhoria da qualidade dos cuidados de saúde e da eficiência das organizações. Também a melhoria do conhecimento organizacional e o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão são potenciados com a normalização dos dados clínicos. Um outro componente dos dados clínicos são as ontologias que lhes dão significado semântico e validam a sua coerência. Na área nutricional desenvolveu-se um modelo de recomendação nutricional e propõe-se um sistema de gestão de dietas. O modelo proposto baseia-se numa rede neuronal que adquire conhecimento com base nos casos de prescrições nutricionais. A validação do modelo de recomendação demonstrou um baixo valor de erro relativo médio. Também se investiga, neste estudo, o método de criação de archetypes de dados nutricionais. O desenvolvimento destes archetypes permitirá incluir dados nutricionais nos registos eletrónicos de dados clínicos. Segundo os investigadores, médicos e dietistas que participaram no estudo, a prescrição de valores nutricionais adequados aos perfis e patologias dos doentes tem uma contribuição muito significativa para a adesão à terapia e diminuição das morbidades. A aplicação do modelo proposto poderá ainda apoiar a decisão de prescrição nutricional e contribuir para um melhor conhecimento dos efeitos nutricionais nos doentes.
- Estratégias empresariais e flexibilidade na gestão dos recursos humanos : o impacto na banca comercial portuguesaPublication . Silva, Victor Paulo Gomes da; Pereira, Maria João da CostaPara os dirigentes empresariais privados, a maximização da rendibilidade financeira da empresa, numa perspectiva de longo prazo , constitui o fim / objectivo último da actividade económica prosseguida. Estrategicamente, a maximização referida no parágrafo anterior pode ser conseguida actuando primordialmente, ora sobre os custos ora sobre os proveitos. No primeiro caso, conforme Porter (1980) , encontramo-nos perante uma estratégia de liderança no custo total. Os recursos humanos serão, necessariamente, afectados pela lógica supracitada. Adoptando uma estratégia de liderança no custo total com base no factor de competitividade ‘recursos humanos’, este será gerido por via de políticas que flexibilizem a sua utilização na perspectiva de lhe reduzir relevância financeira, essencialmente face ao produto da actividade económica prosseguida ; e, desta forma, será utilizado como contributo para a maximização da rendibilidade financeira. Alternativamente, a estratégia poderá basear-se na manutenção ou, até, no aumento da relevância financeira do factor competitivo em apreço, procurando maximizar a rendibilidade empresarial por via de outros elementos de custo e/ou por via dos proveitos - para o que os recursos humanos poderão contribuir de forma relevante, reduzindo os primeiros e aumentando os segundos. Face ao exposto nos parágrafos anteriores, o que constatamos na banca comercial portuguesa; concretamente, na banca integrada nos - actualmente - cinco principais grupos financeiros? Face às oportunidades de funcionamento em novos moldes, provenientes das tecnologias da informação, face à desregulamentação e à concorrência acrescida, verificou-se uma resposta estratégica baseada na tríade segmentação, concentração, flexibilização. Centrando-nos neste último aspecto, constatamos por via da análise dos IRCT’s uma inequívoca flexibilização da relação laboral - permitida e incentivada pela correspondente flexibilização ao nível legislativo - incidente essencialmente: • na gestão do tempo de trabalho; • na mobilidade geográfica e nas carreiras profissionais (neste último caso, apenas no grupo BCP); • em aspectos de natureza pecuniária. Da mesma, resultou: • uma configuração dos recursos humanos caracterizada basicamente pelo acréscimo da relevância dos trabalhadores com funções comerciais, técnicas e de enquadramento e com habilitações escolares de nível superior; • a redução da relevância financeira dos recursos humanos - no âmbito do custo total de exploração e, principalmente (pela sua maior dimensão), face ao produto bancário. O segundo item supracitado permite, portanto, indiciar a utilização do factor de competitividade ‘recursos humanos’ ao serviço de uma estratégia que, de forma prevalente, se assume como de liderança no custo total.
- Framework for the development of successful web 2.0 tools and applicationPublication . Pífano, Sara Cristina Soares; Isaías, PedroA incerteza inicial associada à célere disseminação da Web 2.0 está a dissipar-se cada vez mais. A natureza social e colaborativa da Web 2.0 suscitou curiosidade na educação, na saúde, no mundo empresarial e em outras arenas centrais da sociedade. A passividade de uma Web de informação imóvel foi substituída por uma Web dinâmica, de conteúdo vívido gerado pelo utilizador. Esta evolução tem levado muitas instituições, de todos os setores, a implementar componentes da Web 2.0 nos seus websites como uma estratégia para melhorar a relação com o seu público-alvo. Apesar da pesquisa nesta área ser abundante, muitas entidades permanecem irresolutas quanto ao tipo de aplicações e ferramentas que devem selecionar para atingir os seus objetivos específicos. O presente estudo aborda este desafio, através do esboço de uma framework, que pode ser usada por qualquer pessoa ou entidade que pretenda criar e implementar aplicações Web 2.0 bem-sucedidas. A framework foi baseada na revisão da literatura, numa recolha documental e nos resultados obtidos mediante a aplicação de dois questionários online, tendo sido um deles aplicado no âmbito de um estudo de caso de uma entidade internacional. Ao examinar as preferências dos utilizadores, foi possível definir os critérios que potenciam a criação de aplicações Web 2.0 bem-sucedidas. Esta framework estabelece a base para a sua futura implementação na entidade internacional estudada na presente investigação.
- Influência das práticas de gestão de recursos humanos no desempenho organizacional, estudo do caso no setor bancário angolanoPublication . Gomes, Pedro José Mazissa; Almeida, Maria do Rosário; Oliveira, AmílcarCom a presente investigação qualitativa e quantitativa, pretendemos realizar a revisão bibliográfica e o estudo de caso do setor bancário angolano, com o objetivo de determinar a influência das práticas de gestão de recursos humanos (PGRH) no desempenho organizacional (DO). Foi proposto um modelo teórico conceptual que, no seu conjunto, estabelece relações entre as dimensões de PGRH de Compromisso e Controlo ou Alto desempenho com indicadores do desempenho organizacional (IndDO), nomeadamente: indicadores de Colaborador, Eficiência, Eficácia, Cliente, Produtividade e Rendibilidade. Estudámos também, de forma comparativa, as PGRH entre os bancos angolanos no que toca à existência de diferenças de tratamento entre os agrupamentos funcionais do setor. Metodologicamente, elaborámos um questionário que foi aplicado a 479 colaboradores de bancos comerciais de Angola. Os dados foram analisados utilizando a modelação de equações estruturais. Além disso, aplicámos a anova a um fator, para a análise de diferenças entre PGRH e agrupamentos funcionais. Da análise dos resultados, no que se refere ao modelo final proposto, concluímos que, das 21 relações estudadas, 15 apresentam validade convergente com saturações fatoriais elevadas e significativas (valores absolutos t> 1,96; p<0,05), mas a qualidade de ajustamento do modelo não é a mais desejável, pelo que as conclusões também não são totalmente sustentadas pela verificação dos pressupostos de qualidade do modelo. Em relação à análise com ANOVA, concluímos que as duas hipóteses, VII e VIII, foram confirmadas, verificando-se uma maior influência da instituição bancária nas PGRH de Controlo ou Alto Desempenho efetuadas por cada instituição bancária angolana em comparação com as de Compromisso. Globalmente, podemos concluir, através da investigação efetuada, que as PGRH são cruciais no desempenho das funções pelos colaboradores do setor bancário angolano.
- A influência do e-learning no capital humanoPublication . Mansos, Luís Manuel Santa; Almeida, Maria do Rosário; Oliveira, TeresaNa Europa e nas últimas décadas do Século XX, a emergência da Sociedade de Informação veio impor às organizações a necessidade de que, para além das inovações tecnológicas, haja uma preocupação relativamente aos bens intangíveis como a informação, as novas metodologias de trabalho e o know how (Batista, 2002). Paralelamente a estas inovações, as Instituições de Ensino Superior têm contribuído para a evolução do Capital Humano, como ativo intangível intrínseco ao Homem. Em Portugal e no contexto do Ensino/Formação a Distância parecem continuar a existir, ainda, em algumas instituições, problemas de identificação, e de descriminação das vantagens no que concerne à estrutura aberta e flexível, com o estudante/formando a ter algumas dificuldades em adaptar o seu perfil e interesses profissionais ao tipo de aprendizagem que mais se lhe adequa. O e-learning surge como um método de Ensino/Formação a Distância, só possível com a especificidade dos processos pedagógicos e em complementaridade com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma vez que são estas que lhe dão o suporte necessário à sua concretização. O e-learning ao proporcionar novas formas de comunicação, de interação e de confronto de ideias, permite uma aprendizagem baseada na partilha de saberes, tendo em consideração as experiências e os objetivos profissionais dos formandos. Dentro destes pressupostos, achámos importante fazer uma investigação a partir de Instituições de Ensino Superior Portuguesas, de modo a percebermos qual o papel e a influência que o e-learning desempenha nos objetivos das organizações académicas em geral e no Capital Humano dos seus Estudantes/Formandos em particular. A partir da questão da investigação foram definidos os objetivos e hipóteses de investigação de modo a que ao ser enunciada uma metodologia esta englobe fatores que foquem os elementos necessários à confirmação, ou não, dos pressupostos enunciados. Foi analisada documentação diversa, criado um questionário e conduzidas entrevistas, de modo a obter e potenciar a informação necessária e suficiente para o efeito. A recolha de dados para posterior análise e os resultados depois de interpretados, permitirão responder aos propósitos expressos desde o início da investigação.
- A influência dos factores estratégicos nas estruturas de distribuição e no desempenho : o caso das empresas seguradorasPublication . Freire, Carlos Manuel Robalo; Felício, José Augusto de Jesus; Gonçalves, AmílcarEste trabalho pretende avaliar em que medida as estruturas de distribuição são afectadas pelos factores estratégicos e influenciam o desempenho das empresas seguradoras. O focus reside em verificar a influência das estruturas de distribuição no desempenho das seguradoras. Considerando que este tipo de empresas distribui produtos do tipo vida e não vida, que os produtos são desenhados considerando as motivações dos clientes e que as seguradoras são sujeitas a factores de impacto internos e externos admitiu-se o seu efeito nos factores estratégicos, dos quais decorrem a escolha da estrutura de canais, com vista ao máximo do desempenho, medido este em rendibilidade das vendas, rendibilidade dos capitais próprios, crescimento das vendas e produtividade. A amostra foi constituída por 252 seguradoras a operar no mercado Português e Espanhol, referente ao período de 2005 a 2007. O questionário foi enviado a 431 empresas, correspondentes ao universo. Suportou-se o trabalho na teoria dos canais de distribuição e na teoria dos recursos. Utilizaram-se como técnicas estatísticas, o alpha de Cronbach, teste t de Student, teste de Mann-Whitney, teste Kolmogorov-Smirnov com correcção de Lilliefors e o modelo de equações estruturais. Recorreu-se aos softwares SPSS e AMOS. Concluiu-se, no essencial, que os factores estratégicos das companhias de seguros influenciam as estruturas de distribuição, que existe influência das estruturas de distribuição na rendibilidade, crescimento e produtividade das companhias de seguros e que as motivações de clientes e os factores de impacto (internos e externos) afectam os factores estratégicos, identificados por canais utilizados, recursos financeiros, recursos humanos, risco de subscrição de produtos e inovação de produtos e serviços. Não se comprovou, que o tipo de produtos afectem os factores estratégicos identificados.
- O marketing de serviços em Portugal : a orientação para o cliente e a noção de serviço na cultura organizacional das PMEPublication . Pereira, João Manuel do Freixo; Almeida, Maria do Rosário; Oliveira, AmílcarÉ inegável o facto de vivermos hoje numa economia predominantemente de serviços, cujo paradigma dominante de oferta de mercado deixa de ter como enfoque os bens e mercadorias para se centrar no produto serviços. Está na base nesta economia de serviços a componente humana e relacional. Atualmente os clientes esperam ser bem tratados, obter melhores serviços, mais rápidos, mais baratos e customizados. Estas novas expectativas dos clientes ajudam de alguma maneira a compreender não só o que significa vender serviços, mas também a estabelecer uma relação entre cultura, pessoas, marketing e fornecimento de serviços. Uma forte cultura de serviços pode contribuir para o sucesso de uma empresa ao estar associada, entre outros fatores, ao aumento de produtividade, maior taxa de retenção dos funcionário e a uma moral mais elevada. A presente tese resulta de uma reflexão sobre a cultura de serviços em Portugal, tendo como principal propósito perceber em que medida uma cultura desta natureza está presente num determinado grupo de PME, e de que forma a mesma é percecionada pelos diversos membros destas organizações. Partindo da questão se existe ou não uma cultura de serviços nas PME, a investigação desenvolve-se com base em três objetivos: a) averiguar se existe uma cultura de serviços percecionada da parte da gestão; b) averiguar se existe da parte de quem presta o serviço (os colaboradores) uma cultura de serviços percecionada; c) verificar se a cultura de serviços percecionada entre quem presta o serviço (colaborador) e quem o fornece (empresa) são congruentes. Ao verificarmos que a cultura de serviços se desenvolve em torno de duas predisposições ou orientações gerais, o serviço e o cliente, que a tornam distinta de outros contextos, admitimos tratar-se de uma cultura fortemente orientada para o serviço ao cliente. Tal pressupõe uma cultura em que estas duas predisposições ou orientações são complementares e indissociáveis. Por conseguinte, o nosso constructo de cultura de serviços e, consequentemente, o mapa conceptual que construímos para que este pudesse ser convenientemente identificado e trabalhado no âmbito do nosso estudo, afigura-se como um conjunto de valores e atributos culturais específicos, que moldam e determinam um conjunto de práticas, comportamentos e procedimentos, estimulantes e orientadores de um clima de predisposição ou de orientação para o serviço ao cliente. A verificação das nossas premissas, a contrastar com as observações que encontrámos na literatura, é levada a cabo através de um estudo exploratório com aplicação de questionário a um grupo alvo de 2357 PME segmentadas e selecionadas com base no seu CAE. Foi igualmente desenvolvida uma escala de cultura de serviços de itens múltiplos. Os dados foram analisados utilizando técnicas de estatística descritiva, tendo sido utilizado na validação e na análise da confiabilidade dos vários construtos e elementos dos instrumentos de escala, o Alpha de Cronbach e a modelação de equações estruturais. (MEE).