Ambiente e Sustentabilidade | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals
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Browsing Ambiente e Sustentabilidade | Artigos em revistas nacionais / Papers in national journals by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Cidadania ambiental ativa de jovens na prevenção de resíduos: um estudo de caso em cursos profissionaisPublication . Rosário, Patrícia; Martinho, Ana Paula; Ramos, Maria do Rosário; Portela, Célia; Bagagem, TeresaO presente estudo teve como objetivo desenvolver um projeto de cidadania ambiental para que os jovens de cursos profissionais se tornem mais responsáveis no consumo e na prevenção de resíduos e sejam também agentes de mudança. Em todas estas atividades, os jovens estudantes foram participativos e sensíveis a todos as questões abordadas. Foi aplicado um conjunto de instrumentos participativos, que os tornou mais ativos e mais sensíveis para as questões de consumo e de prevenção de resíduos. Para além da aplicação de inquéritos por questionário e a realização de um debate, foi também aplicada a realização de um workshop participativo, onde os estudantes elaborarem um plano de ação com um conjunto de medidas de prevenção de resíduos para os locais onde costumam frequentar e ajustadas à sua futura vida profissional. Foi feita uma abordagem predominantemente qualitativa, com a aplicação de questionários e com a utilização da técnica de observador participante. Os dados recolhidos nos questionários serviram para fazer uma análise quantitativa com a aplicação de testes estatísticos, a fim de traçar o perfil destes alunos e explorar relações relativamente às dimensões Conhecimentos, Atitudes e Comportamentos. Este projeto recorreu a diferentes formas de avaliação que contribuíram para se realizar uma avaliação cuidada e aprofundada do projeto. Este trabalho apresenta um aspeto inovador por ter sido desenvolvido em cursos profissionais, não se tendo encontrado outros trabalhos desenvolvidos neste público-alvo. Assim, entende-se que a aplicação do projeto em outras escolas com cursos profissionais pode ajudar a sensibilizar estes jovens que estão muito próximo de entrarem no mercado do trabalho para as questões da prevenção de resíduos e da sustentabilidade.
- Educação ambiental para os resíduosPublication . Martinho, Graça; Vasconcelos, Lia; Baptista, Cristina; Martinho, Ana Paula; Gonçalves, Graça; Caeiro, Sandra
- O ensino a distância da educação ambiental em Portugal: um caso de estudoPublication . Caeiro, Sandra; Azeiteiro, Ulisses
- FAZENDinho: um suplemento editorial de Sustentabilidade nas escolas dos AçoresPublication . Mendes, Rita S. D. R; Nicolau, Paula Bacelar; Azeiteiro, UlissesO FAZENDinho é o suplemento para crianças da publicação mensal Fazendo que sai às ruas dos Açores desde 2008. Ambos são gratuitos, comunitários, não lucrativos e politicamente independentes. A missão do FAZENDinho é proporcionar momentos de diversão, sensibilização, cultura e aprendizagem lúdica e criativa, na exploração de temáticas, maioritariamente, relacionadas com o património natural e cultural dos Açores, sob uma lente de Sustentabilidade. No papel da Educação Formal da Região Autónoma dos Açores estão definidas intenções de Sustentabilidade e de Açorianidade. No entanto, muitas vezes, estas são atropeladas pela força da exigência dos conteúdos programáticos, que não deixa aos professores disponibilidade para preparar materiais mais ajustados às temáticas regionais. Durante a exploração orientada do FAZENDinho, na disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social em turmas do segundo ciclo do ensino básico, no ano letivo 2015-2016, fez-se uma avaliação da sua aplicabilidade, dos pontos positivos e a melhorar, através da aplicação de questionários aos alunos e entrevistas aos professores envolvidos. Com a análise dos resultados deste estudo, aspira-se a inovação em termos de conteúdos e respetivas formas de exploração do FAZENDinho, bem como a partilha de saberes e materiais entre a educação formal e não formal, com vista a um melhor desenvolvimento da Educação para o Desenvolvimento Sustentável dos jovens açorianos.
- First World Environmental Education Congress: conclusionsPublication . Leal, Rui; Caeiro, Sandra; Nicolau, Paula Bacelar; Martinho, Ana Paula; Baptista, Cristina; Alderweireldt, Mark; Heimlich, Joe
- O Repositório e o compromisso da Universidade Aberta com os Objetivos do Desenvolvimento SustentávelPublication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraA Universidade Aberta (UAb) avalia, de forma integrada, o desempenho da Sustentabilidade da instituição. No caso da investigação, esta é avaliada através da análise às publicações científicas depositadas no Repositório Aberto. A partir de 2019, é possível associar a cada depósito, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em que as publicações se enquadram. A partir da análise das publicações do Repositório Aberto, identificam-se os ODS sobre os quais a produção académica e científica e a investigação realizada na UAb incidem e afere-se a existência de padrões entre as diferentes tipologias de produção (Académica, Publicações Científicas e Recursos Educacionais Abertos - REA). Analisa-se a abordagem adotada para a identificação sistemática dos ODS, através da avaliação do grau de aceitação dos autores para com a autoavaliação da sua produção com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Finalmente, avalia-se o contributo e relevância da UAb para o cumprimento dos indicadores dos ODS a nível nacional, através da produção intelectual, espelhada nas publicações disponibilizadas no seu Repositório Institucional.