Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars
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Browsing Ciências da Educação | Comunicações em congressos, conferências, seminários/Communications in congresses, conferences, seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Abordagens pedagógicas para ambientes onlinePublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, PauloAs tecnologias suportadas pela Web podem constituir recursos de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, cuja utilização e contextualização exige a definição e implementação de metodologias pedagógicas que contribuam para que as potencialidades dessas tecnologias possam ser úteis quer para os professores quer para os alunos, procurando conseguir transformar a informação em conhecimento, com a maior facilidade possível e no menor período de tempo. Embora as metodologias de implementação da educação online ainda tenham um largo espaço para crescer e se desenvolverem, salienta-se, com agrado, o reconhecimento do elevado número de investigadores envolvidos neste tema. Neste artigo salientam-se como tópicos de reflexão acerca das abordagens pedagógicas para ambientes de aprendizagem online, uma contextualização dos ambientes de aprendizagem online, apresentando-se, também, tópicos associados às metáforas de aprendizagem, designadas por metáfora da aquisição, metáfora da participação e metáfora criação do conhecimento, bem como referência às abordagens pedagógicas de Duart & Sangrà e à de Terry Anderson, com a perspectiva de contribuir para a fundamentação da educação online tornando-a cada vez mais desejada pelas pessoas, cuja utilidade pode ser essencial para que a formação e a educação ocorram de forma efectiva ao longo das suas vidas.
- (Ad)ministrar o currículo sob a égide da avaliação externaPublication . Marques, Eliane Moreira; Seabra, FilipaNo presente artigo objetiva-se a compreensão do impacto de mecanismos de avaliação como a avaliação externa, os exames nacionais ou, num plano transnacional, a participação de alunos portugueses em estudos internacionais como o PISA na gestão curricular no nível micro, representado pelos professores. Para tal, adotou-se a metodologia de pesquisa e de análise bibliográfica, versando temáticas como: (i) a evolução da noção de currículo; (ii) o currículo à luz do novo paradigma curricular e o seu reflexo nos normativos legais; (iii) o paradigma interpessoal de aprendizagem como possibilidade de desenvolvimento do currículo; (iv) o conceito de currículo enquanto projeto contextualizado e constructo coletivo; (v) o papel do professor enquanto gestor curricular; (vi) as repercussões da avaliação externa na deliberação dos professores e as consequências inerentes à gestão do currículo. Conclui-se pela presença de contradições em todas as fases do desenvolvimento curricular, desde a conceção do currículo até à sua avaliação, bem como pela forte hegemonia do Estado em matéria de decisão curricular, fatores que dificultam a implementação do disposto em matéria de autonomia, flexibilidade e articulação curriculares.
- Advancing prevention training with the EUPC in Portugal: turning challenges into achievementsPublication . Henriques, Susana; Silva, Natacha Torres da; Burkhart, Gregor; Sousa, Leonardo; Bettencourt, CarmenBackground: Portugal has one of the most decriminalised legal frameworks regarding narcotic and psychotropic substance use. However, specialized prevention training for decision-makers (DOP) and frontline professionals remains scarce. The European Prevention Curriculum (EUPC) was designed to bridge this gap, but its implementation in Portugal has been hindered by several obstacles, including the absence of a national coordinating body, the lack of formal requirement for EUPC trainings qualification, and the limited sharing of translated training materials. Methods: Two key milestones have supported the implementation of the EUPC in Portugal: (1) In 2022, four independent professionals completed the EMCDDA’s Training of Trainers (ToT) program, becoming national trainers and setting the groundwork for further training initiatives; (2) The Frontline Politeia project in Portugal identified critical gaps in prevention training and strategies. The impact of the new trainings with newly translated materials is being assessed through pre- and post-training evaluations using descriptive statistics, as well as content analysis of focus groups conducted at least six months after the training for DOPs and at least three months after those for frontline professionals. Results: The training highlighted the distinction between evidence-based prevention competencies and expertise from personal experience. Pre- and post-training assessments demonstrated significant knowledge improvement and reinforced the importance of evidence-based decision-making. However, the DOPs reported several challenges: the absence of a comprehensive and supportive national prevention framework, limited funding, a lack of rigorous evaluation requirements for prevention funding, and insufficient time for discussion and practical exercises during the EUPC trainings. Discussion: The EUPC implementation in Portugal reinforced the urgent need to integrate scientific research with practical expertise in line with other research findings in Europe, which highlight the persistent underutilization of evidence-based prevention strategies. To address these challenges, initiatives such as blended learning for youth and health professionals, expanded training for teachers, law enforcement and youth workers, and the EUPC Frontline micro-credential program are currently being implemented and tested. The presentation will propose elements to make EUPC trainings more tailored, accessible and relevant for key stakeholder in order to promote a sustainable and effective prevention system in Portugal.
- Aesthetic and embodied learning in Portuguese higher and adult educationPublication . Neves, Cláudia; Oliveira, Juliana Gazzinelli de; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro; Society for Research into Higher Education
- Alterações geradas pela avaliação externa de escolas: estudo de casoPublication . Tomás, Ana; Henriques, Susana; Abelha, MartaAvaliar a organização escolar de forma sistemática é um procedimento relativamente recente que procura garantir a qualidade de todo o sistema educativo, capacitando-o para dar resposta a uma sociedade em constante transformação. O presente texto integra-se no âmbito do mestrado em Administração e Gestão Educacional da Universidade Aberta. O trabalho aqui apresentado foi tido como ponto de partida para uma investigação mais profunda em curso, centrada na avaliação externa de escolas e na sua relação com a autoavaliação de um agrupamento de escolas do Algarve. Enquadrado no paradigma qualitativo, e realizando uma análise exploratória da informação disponível nas páginas das escolas do Algarve acessíveis na internet, foi definido como objetivo analisar a informação sobre a autoavaliação aí disponível. A presente investigação permitiu elencar um conjunto de informações que são divulgadas pelas escolas nas suas páginas web. No entanto, de acordo com a análise às referidas páginas, dos 40 agrupamentos de escolas do Algarve, a divulgação dos procedimentos de autoavaliação revela-se incompleta ou inexistente, na maior parte dos casos. Os resultados surpreendem na medida em que trata de procedimentos, os de autoavaliação e de avaliação externa de escolas, que se encontram regulamentados há mais de vinte anos, desde a publicação da Lei nº 31/2002, de 20 de dezembro.
- Ambientes de aprendizagem na web: uma experiência com fóruns de discussãoPublication . Miranda, Luísa; Morais, Carlos; Dias, Paulo; Almeida, ConceiçãoA criação de ambientes educativos nos quais a aprendizagem possa ser promovida de forma activa e colaborativa, assentes na interacção entre os intervenientes directos na educação e a sociedade em geral, continua a ser um objectivo a perseguir por cada educador. Como sugere Figueiredo (2000), a aprendizagem deve acontecer no contexto de actividades e de interacções ricas, dentro de ambientes sociais culturalmente ricos proporcionados pela utilização das tecnologias suportadas pela web. Nesta comunicação apresentam-se algumas reflexões sobre as contribuições da web na implementação e enriquecimento de contextos educativos. Neste sentido, promoveu-se no contexto formal de ensino e aprendizagem a utilização de fóruns de discussão na web, aos quais se faz referência, salientando-se uma experiência com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, na qualidade de alunos de um Curso de Complemento de Formação Científica e Pedagógica.
- Analysing students rating of the SLP digitally competent educatorsPublication . Bastos, Glória; Cendon, Eva; Firat, Mehmet; Günes, Aysun; Hiltunen, Leena; Juutinen, Sanna; Kananen, Päivi; Uotinen, Virpi; Zarebski, MagdaThis article uses student feedback to examine the perspective of participants in the short learning programme (SLP) pilot Digitally Competent Educators (DCE). This SLP was targeted at the continuous professional development and lifelong learning for educators at various levels and several education areas. Student feedback was collected in 2020 using anonymous surveys at the end of each course. This implies that respondents were those participants who completed the course. Feedback, used on further development of the SLP, focused on the content and implementation of the course modules. The SLP followed the design guidelines produced inside the E-SLP project and was based on the Digital Competence Framework for Educators (DigCompEdu) published by European Commission's Joint Research Ce ntre (2017). This SLP combined six competence areas of DigCompEdu and aimed to develop and foster educators digital competences in teaching and learning. DCE was developed from 2019 to 2020 in collaboration with the University of Jyväskylä (coordinator), Finland; FernUniversität in Hagen, Germany; Anadolu University, Turkey; and Universidade Aberta, Portugal.
- Analysis of hypermedia browsing processes in order to reduce disorientationPublication . Sousa, Ana Paula; Dias, Paulo
