Ciências da Educação / Educational Sciences
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Ciências da Educação / Educational Sciences by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Diversidade e mobilidade no ensino superiorPublication . Moreira, Darlinda; Antão, GabrielA tendência crescente dos estudantes portugueses para procurarem o prosseguimento de estudos no estrangeiro insere-se no movimento geral de mobilidade. Designadamente, esta tendência é verificada no ensino especializado da música a nível superior em Portugal – e em especial no caso dos instrumentos de sopro de metal – que é bastante recente, e cuja formação é dirigida para um mercado de trabalho muito próprio e reduzido, já que são poucas as orquestras de grande dimensão existentes no país. A aspiração de aproveitar a mobilidade académica para estudar e, por vezes, trabalhar no estrangeiro é acompanhada de novas experiências culturais e sociais que exigem adaptação a vários níveis por parte dos estudantes portugueses. Este capítulo aborda a problemática da mobilidade no Ensino Superior e das experiências culturais vivenciadas pelos estudantes do ensino especializado da música para se integrarem nas escolas estrangeiras e nas orquestras alemãs. Entendemos que esta problemática deve ser aprofundada no contexto da formação superior para que, tanto professores como alunos, entendam melhor os processos socioculturais vivenciados pelos estudantes internacionais, e, deste modo, melhor se prepararem para os desafios da continuação dos estudos no estrangeiro.
- O fosso digital continua abissalPublication . Moreira, DarlindaA importância das tecnologias de informação nas sociedades atuais, nomeadamente, ao nível do trabalho, educação, lazer, participação social e acesso ao conhecimento, tem vindo a evidenciar o problema do fosso digital, no sentido em que um conjunto de regiões do planeta, de bairros, de comunidades rurais e de pessoas individuais, sobretudo pobres, ficam, sistematicamente de fora do grupo dos que acedem e permanecem nos ambientes online. Neste quadro, o fosso digital entre os que “acedem à Net” e os “outros” ultrapassa largamente a questão tecnológica para se revelar e transformar num problema de desigualdade social, económica, política e educativa que atinge, atualmente, uma dimensão global. Este texto explora as questões das desigualdades digitais, com especial destaque para as questões educativas nas suas múltiplas relações com o uso das tecnologias de comunicação e das reais possibilidades de “log on”, do poder para permanecer e das competências para participar na inúmera variabilidade dos contextos online.
- Percurso dos graduados do MSVP: para quê um Mestrado em Supervisão Pedagógica?: 2018-2022Publication . Seabra, Filipa; Mouraz, AnaO presente relatório decorre de uma iniciativa da Coordenação do Mestrado em Supervisão Pedagógica (MSVP), da Universidade Aberta, que pretendeu averiguar o percurso recente dos graduados do MSVP dos últimos 5 anos. Este questionário pretende mapear os efeitos da experiência de aprendizagem desenvolvidos no Mestrado em Supervisão Pedagógica, grau que foi adquirido na Universidade Aberta. O objetivo específico é o de identificar os efeitos que a obtenção desse grau teve nas carreiras profissionais e académicas dos seus graduados. Este objetivo enquadra-se na preocupação em conhecer os efeitos da formação que a Universidade Aberta disponibiliza, quer para perceber eventuais necessidades de reajustamento do Curso, e validar o perfil de formação oferecido, quer para desenhar formas mais apropriadas de aprofundar as relações com os ex-estudantes do MSVP. Para concretizar o objetivo referido organizou-se um pequeno online que foi disponibilizado aos destinatários durante cerca de dez dias no início de setembro de 2022. O questionário estava organizado em três blocos: o primeiro para caraterizar o perfil pessoal e profissional dos respondentes; o segundo para permitir que os graduados apreciassem o contributo da formação realizada na UAberta para o seu desenvolvimento profissional; o terceiro que aquilatava dos efeitos da capacitação profissional, permitida pelo MSVP, e respetivos efeitos na atividade profissional atual. O questionário perguntava, ainda, acerca da disponibilidade / interesse que os respondentes teriam em integrar um grupo de investigação (Comunidade de prática investigativa) associado ao domínio concetual da Supervisão Pedagógica, aspeto que não foi integrado no presente relatório. As respostas recebidas foram validadas e delas se fez um tratamento estatístico descritivo, com recurso ao programa SPSS.
- Recursos Educacionais Abertos: conhecer e explorarPublication . Carvalho, Madalena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gonçalves, Hilda PintoVídeo da sessão no âmbito da Ação de Curta Duração n.º 58 da oferta formativa do Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva, intitulada "Recursos Educacionais Abertos: conceções e práticas" e promovida pela Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, em colaboração com os Serviços de Documentação da Universidade Aberta e ainda a Rede de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação (Portugal).
- Universidade Aberta: Aprendizagem ao Longo da Vida e formação a distânciaPublication . Caetano, Fernando J. P.