LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning / Laboratory of Distance Education and eLearning
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O Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D), da Universidade Aberta, é um centro de investigação financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos, UIDB/04372/2020 e UIDP/04372/2020.
O LE@D encontra-se organizado em Áreas Estratégicas de Investigação onde se integram os investigadores e projetos nacionais e internacionais: Área 1 – Teorias e Práticas em Educação Aberta e a Distância; Área 2 - Educação e Sustentabilidades; Área 3 - Educação e problemáticas no pós-digital
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e eLearning / Laboratory of Distance Education and eLearning by Sustainable Development Goals (SDG) "08:Trabalho Digno e Crescimento Económico"
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- Comunidades virtuais de prática : contextos educacional, profissional e sociedade civilPublication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, AldaFace à atual ecologia da Web 2.0 e poder da Rede global, o presente estudo desenvolve uma análise da importância e enriquecimento que verdadeiras comunidades virtuais de prática potenciam bem como, a fim de que possam ser disseminadas, averigua as suas características e boas práticas em três diferentes contextos: educacional, profissional e sociedade civil. As opções metodológicas da nossa investigação recaíram na adoção de uma abordagem qualitativa e estudos de caso múltiplos. Relativamente à recolha de dados optámos inicialmente pela observação à dinâmica das sete comunidades a que se seguiram entrevistas semi-diretivas e um questionário online aos membros de todas as comunidades estudadas. A análise efetuada evidenciou que, das sete comunidades estudadas, apenas a comunidade em contexto educacional e as duas em contexto profissional se afiguram como comunidades virtuais de prática. Constatou-se ainda que no contexto da sociedade civil, ao invés de comunidades virtuais de prática, encontrámos uma tendência para a existência de redes. Emergiu da análise dos casos estudados que para a formação e proliferação de uma comunidade virtual de prática – identificada no contexto educacional e profissional - é determinante a vontade expressa de um conjunto de indivíduos que se identifiquem, entre si, e com um domínio reconhecido como relevante num espaço sem hierarquia explícita, não tutelar nem tutelado, sem demasiada estruturação. A resposta à dúvida colocada como a partilha de experiência assume-se fundamental para alimentar estas comunidades. Verificámos ainda que, para que uma comunidade virtual de prática seja dinâmica e possa proliferar, importa ter em conta alguns aspetos: (a) rejeição de controlo; (b) democracia; (c) liderança horizontal e partilhada; (d) estruturação moderada; (e) tecnologia facilitadora de interação e dinâmica; (f) conhecimento anterior entre alguns membros. Por último, constatámos a importância de comunidades virtuais de prática constituídas por pares, fora de controlo empresarial ou tutelar, mas antes enquanto formas organizativas informais. Com efeito, estas propiciam a partilha e discussão das temáticas e atividades inerentes a cada carreira profissional.
- Encontro WEIWE(R)BE 2020Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana PaulaA Rede WEIWER® coorganizou o 1.º Encontro WEIWE(R)BE que ocorreu no passado dia 3 de junho de 2020, e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Sra. Reitora da Universidade Aberta de Portugal, da Sra. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares e da Sra. Coordenadora do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID4372/FCT). Perante uma audiência de 175 participantes, os alunos das escolas participantes deram a conhecer o trabalho que desenvolveram durante este ano letivo com professores, professores bibliotecários e Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares. Face à qualidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento evidenciado, os diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas presentes consideraram que o projeto deve ter continuidade. O projeto WEIWE(R)BE, que decorreu ao longo do ano letivo de 2019/2020, é coordenado por Teresa Cardoso, Filomena Pestana (Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, UAb) e Ana Paula Gonçalves (Rede de Bibliotecas Escolares), tendo como objetivo a promoção de estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação, entre outras, junto dos alunos do Ensino Secundário considerando diferentes fontes e recursos, incluindo a Wikipédia.
- Encontro WEIWE(R)BE 2021Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana PaulaA Rede WEIWER® congratula-se pela coorganização do 2º Encontro WEIWE(R)BE que ocorreu no passado dia 8 de junho, e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Sra. Pró-Reitora para a Inovação e Gestão Pedagógica da Universidade Aberta, da Sra. Diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e da representante da Sra. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares. Perante uma vasta audiência, os alunos das escolas participantes deram a conhecer o trabalho que desenvolveram durante este ano letivo com professores, professores bibliotecários e Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares. Face à qualidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento evidenciado, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação considera que o projeto deve ter continuidade, sendo alargado a mais escolas e às suas comunidades educativas. O segundo ano do projeto WEIWE(R)BE, que decorreu ao longo do ano letivo de 2020/2021, é coordenado por Teresa Cardoso, Filomena Pestana (Rede Académica Internacional WEIWER®) e Ana Paula Gonçalves (Rede de Bibliotecas Escolares); tem como objetivo promover estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação e literacia digital, enquadrando-as nas práticas curriculares a partir das bibliotecas escolares junto de alunos do 3.º ciclo do ensino básico.
- Flipgrid as an educational resource: a study with secondary school studentsPublication . Fonseca, Ana Margarida; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroThe Covid-19 pandemic led to an abrupt transition to emergency remote teaching, resulting in three alternating and co-occurring teaching scenarios face-to-face (F2F), hybrid, and distance. Such volatility of teaching modalities compromised the implementation and monitoring of some activities, namely those of language classes. Considering English as a Foreign Language (EFL), we observed constraints in students’ oral production in F2F classes and online classes and during the co-occurrence of teaching regimes. To overcome these constraints, we integrated Flipgrid as an educational resource for teaching English to secondary education students, which is analysed. The main goal was to ensure that English oral communication continued to be mobilized and enhanced in F2F or during distance or blended-learning periods in secondary school. Our theoretical framework considers The European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu), and focuses on core curricular documents such as the Students' Profile by the End of Compulsory Schooling and the English Language Essential Curriculum for 12th Grade (continuation). At a macro level, we also perceive mobile learning through the bring your own device (BYOD) strategy, namely implemented to allow Flipgrid use for EFL learning and teaching. Our research design followed a mixed-approach methodology, collecting qualitative and quantitative data, and we opted for a project methodology. The diagnostic phase informed the planning phase, leading to the design and implementation of activities with Flipgrid as an educational resource for EFL teaching. Observation was critical for research monitoring and adjustments. Evaluation of the study was carried out throughout all phases of the project to supervise and ensure its quality. As a result of our research, we expect to validate and promote Flipgrid as an educational resource for prompting and enhancing EFL speaking skills, specially, but not exclusively, to non-vocational 12th-grade class students in Portuguese Secondary Education.
- Games and M-Learning in Portugal: exploratory meta-analysis of open access studies between 2012 and 2018Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Marques, Mário FerreiraThis study is inspired by a previous work, published in 2012, and results from a research initiated within the scope of a curricular unit of the Master in Pedagogy of Elearning (Universidade Aberta - Open University, Portugal). Therefore, the objective of this exploratory study is to continue the research previously carried out, in which the purpose was to assess the level of research carried out in Portugal on games and mobile learning. The time period defined for the current research was between 2012 and 2018. For this purpose, the documents of RCAAP (Scientific Open Access Scientific Repositories of Portugal) corresponding to the defined descriptors and criteria were identified. A total of 6 studies fully met the requirements for the formation of the corpus. Based on a meta-analytical strategy, based on the MAECC® (meta-model of analysis and exploration of scientific knowledge®), progress has been made in the treatment and analysis of these documents. The meta-analysis allows us to conclude that the authors favored the study of pragmatic and concrete applications, aimed at meeting specific needs found in the work environment, whether in formal education or informal learning. The predominant research method was qualitative, structured in the form of description, analysis, implementation and evaluation of projects.
- Literacia digital e bibliotecas escolares: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Pedro Miguel; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroA literacia digital tem sido objeto de vários estudos e, com a pandemia, alcança uma outra dimensão e pertinência. Mas, qual o tempo e o espaço que a literacia digital assume no contexto da biblioteca escolar? Motivados por esta questão de partida, pretendemos analisar conceções e práticas de professores bibliotecários em torno da literacia digital e de competências digitais que lhe são/estão associadas. Para o efeito, recorreremos, metodologicamente, ao estudo de caso, suportado em procedimentos de análise documental, nomeadamente de documentos estruturantes das bibliotecas escolares, e que orientam as suas atividades, bem como ao inquérito por entrevista, a professores bibliotecários, e ainda à análise de conteúdo. Teoricamente, suportamos a nossa investigação, que pretendemos apresentar, em referências e referenciais, nacionais e internacionais, com enfoque na própria noção de literacia digital, que, sendo atualmente predominante, cada vez mais se torna plural, como, aliás, atesta a designação literacias digitais, por traduzir uma multiplicidade de saberes, aptidões e atitudes, e ao integrar literacias prévias – a literacia da informação e a literacia mediática. Mais especificamente, revisitam-se os fundamentos e os princípios, ou, dito de outro modo, os territórios e as fronteiras entre as três (novas) literacias, considerando as respetivas definições, dimensões básicas das competências relacionadas, práticas regulares, e articulação com as competências do professor bibliotecário. Assim, com o nosso estudo, será possível identificar consonâncias e dissonâncias entre a ação da biblioteca escolar e as teorias que a enquadram, sobretudo no que concerne à literacia digital, entendida, numa alusão ao recente Quadro estratégico (2021-2027) do Programa Rede de Bibliotecas Escolares, como uma literacia presente para o futuro.
- Percurso dos graduados do MSVP: para quê um Mestrado em Supervisão Pedagógica?: 2018-2022Publication . Seabra, Filipa; Mouraz, AnaO presente relatório decorre de uma iniciativa da Coordenação do Mestrado em Supervisão Pedagógica (MSVP), da Universidade Aberta, que pretendeu averiguar o percurso recente dos graduados do MSVP dos últimos 5 anos. Este questionário pretende mapear os efeitos da experiência de aprendizagem desenvolvidos no Mestrado em Supervisão Pedagógica, grau que foi adquirido na Universidade Aberta. O objetivo específico é o de identificar os efeitos que a obtenção desse grau teve nas carreiras profissionais e académicas dos seus graduados. Este objetivo enquadra-se na preocupação em conhecer os efeitos da formação que a Universidade Aberta disponibiliza, quer para perceber eventuais necessidades de reajustamento do Curso, e validar o perfil de formação oferecido, quer para desenhar formas mais apropriadas de aprofundar as relações com os ex-estudantes do MSVP. Para concretizar o objetivo referido organizou-se um pequeno online que foi disponibilizado aos destinatários durante cerca de dez dias no início de setembro de 2022. O questionário estava organizado em três blocos: o primeiro para caraterizar o perfil pessoal e profissional dos respondentes; o segundo para permitir que os graduados apreciassem o contributo da formação realizada na UAberta para o seu desenvolvimento profissional; o terceiro que aquilatava dos efeitos da capacitação profissional, permitida pelo MSVP, e respetivos efeitos na atividade profissional atual. O questionário perguntava, ainda, acerca da disponibilidade / interesse que os respondentes teriam em integrar um grupo de investigação (Comunidade de prática investigativa) associado ao domínio concetual da Supervisão Pedagógica, aspeto que não foi integrado no presente relatório. As respostas recebidas foram validadas e delas se fez um tratamento estatístico descritivo, com recurso ao programa SPSS.
- Recursos Educacionais Abertos: conhecer e explorarPublication . Carvalho, Madalena; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Gonçalves, Hilda PintoVídeo da sessão no âmbito da Ação de Curta Duração n.º 58 da oferta formativa do Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva, intitulada "Recursos Educacionais Abertos: conceções e práticas" e promovida pela Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, Universidade Aberta, em colaboração com os Serviços de Documentação da Universidade Aberta e ainda a Rede de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação (Portugal).
- Training and employability, competences from an e-learning undergraduate programme in environmental sciencesPublication . Martinho, Ana Paula; Caeiro, Sandra; Caetano, Fernando J. P.; Azeiteiro, Ulisses; Nicolau, Paula BacelarThe trail to sustainability requires revolutionising the way environmental professionals perceive and solve environmental problems. The challenge is to prepare them to cope with societal economic and technical changes, to maintain a job and a positive role in the quest for sustainability. The environmental sector is gradually moving from an ‘end-of-pipe’ approach to environmental management holistic, process-based approaches, which require an entire new set of technical, social and individual skills and competences. Environmental professionals have to acknowledge the different dimensions and complexity of environmental issues, through a more proactive attitude and development of integrated solutions. In a globalisation context, environmental professionals have to develop social, ethical, creative, personal and interpersonal skills in addition to technical competences to be of value in attaining sustainability. These skills are also necessary for university environmental graduates to enter the labour market and improve their employability. This study aims to assess the development and acquisition of key skills and competences in the 1st cycle degree programme of Environmental Sciences at the Universidade Aberta, the Portuguese Distance Learning University, and their contribution to the employability of its graduates. For the assessment a questionnaire survey was conducted to the graduated students. The results are discussed within the European Tuning framework for higher education programs.
- Universidade Aberta: Aprendizagem ao Longo da Vida e formação a distânciaPublication . Caetano, Fernando J. P.