Sociologia | Livros / Books
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Browsing Sociologia | Livros / Books by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- A capacitação para a educação digital e em rede: género, equidade e desenvolvimento: perspetivas internacionaisPublication . Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Moreira, J. AntónioA obra intitulada A Capacitação para a Educação Digital e em Rede: Género, Equidade e Desenvolvimento: Perspetivas internacionais, está centrada na necessidade de criar ecossistemas fundamentais, a partir de uma abordagem blended, que permita desenvolver situações de aprendizagem flexíveis e personalizadas. A obra está organizada em três partes. Na parte I, O papel da Universidade na Capacitação para a Educação Digital, foi redigida por professores/as e formadores/as da Universidade Aberta de Portugal (UAb), que estiveram diretamente envolvidos/as em processos de capacitação de professores/as para a docência digital em rede, dá-se especial destaque ao trabalho desenvolvido em Portugal pela UAb, em parceria com a Direção Geral de Educação, relativo à criação e desenvolvimento de ações de capacitação para a docência digital em rede no período da pandemia, quer na fase de transição digital, quer na fase de capacitação digital. A Parte II deste ebook, intitulada A educação digital e género: um caminho para a equidade, foi feita uma abordagem sobre a necessária capacitação de professores em relação ao designado “novo aluno”, com adolescentes ligados a multitarefas, destacando as implicações na capacitação da comunidade educativa e no combate às desigualdades. Paralelamente, são ainda refletidas as desigualdades de género, retratando a necessidade de empoderamento das mulheres, com um recorte para as condições das mulheres estudantes universitárias, durante o período da pandemia. Finalmente, a Parte III, Educação, Saúde e Desenvolvimento apresenta pensamentos sobre a Educação Digital em Rede, pensada como fator de Desenvolvimento, Equidade na área da Saúde e bem-estar, procurando relações desta problemática na capacitação e no desenvolvimento pessoal e social.
- Climate change and societyPublication . Alves, Fátima; Schmidt, LuísaClimate change represents the greatest challenge of the 21st Century and will affect human societies in multiple ways. Our knowledge about the nature and physics of climate change, its causes and its consequences, is far greater than our understanding of the societal changes it poses. Climate change is a social production, a complex process of societal transformations, which we all need to understand to better cope with the challenge it presents. Climatic conditions play a significant role in people's lives and can interfere with lives in multiple ways. The causes are known, and they put human action at the center of the debate. The consequences of climate change to ways of life are complex, diversified, inevitable, and will likely become worse over time. The nations that contributed most to the problem are often those that least suffer the consequences while those who contributed the least are often the most affected, vulnerable and unprepared. In addition to the expected impacts in the most diverse economic and environmental sectors, human health has emerged as an important area associated with climate change. Although not frequently mentioned or targeted as a key political concern, it is expected that the impact of climate change on human health will be severe, both in the distribution and incidence of diseases. Moreover, climate change will have extensive implications to human well-being, which will reflect on social structures and ways of life. The aim of this E-Book is to highlight and share knowledge on the social, economic, political and cultural implications of climate change, as well as reflect upon the required transformations in policy, governance and social-cultural strategies to mitigation, adaptation and prevention. To understand the multiple dimensions of climate change and their interdependencies, we need to bring together various sciences, knowledges and powers. The social sciences, and sociology, play a central role in analyzing the effects of human activities on natural systems. Social Sciences can scrutinize those phenomena and relations that, within human societies, produce social structures that ultimately have negative impacts on the environment. This E-Book also aims to provide an overview of social sciences literature and research on climate change, identifying key areas for further research and development.
- Elites e movimentos sociaisPublication . Bessa, António Marques
- Juventudes em português: expressões juvenis de língua portuguesaPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Henriques, Susana; Vieira, Cristina Pereira"Juventudes em Português: Expressões Juvenis de Língua Portuguesa” surge em um momento fundamental, em que as juventudes se tornam o epicentro de discussões e reflexões em diversos âmbitos sociais, políticos, culturais e acadêmicos. Entendemos a complexidade e a relevância desse período de transição e potencial, oferecendo-nos um panorama das múltiplas facetas das juventudes contemporâneas. Este livro vem para contribuir na compreensão dessas questões, representando um marco na produção científica sobre os estudos das juventudes, consolidando-se como um recurso fundamental para acadêmicos, pesquisadores e todos aqueles interessados em compreender e dialogar sobre o universo juvenil nos países de língua portuguesa. A condição juvenil engloba uma intrincada rede de significados que transcende não apenas a dimensão etária, mas também se estende aos domínios socioeconômicos, de gênero, étnicos, e a outras categorias demográficas relevantes. O exercício da pesquisa voltada às juventudes demanda a consideração dessas diversas facetas da vida social, delineando-se para além de estratos como classe, gênero, etnia, entre outros marcadores identitários. Ao conceber as juventudes como uma categoria social multifacetada, a presente obra almeja elucidar perspectivas variadas, a partir das expressões singulares de identidade e experiência das juventudes dos países de língua portuguesa. A leitura desta obra desvela, portanto, uma gama diversificada de perspectivas inexploradas e oportunidades de investigação para acadêmicos, estudiosos e todos aqueles que se interessam pelo estudo das juventudes.
- Juventudes ibero-americanas: dilemas contemporâneosPublication . Oliveira, Victor Hugo Nedel; Castilho, Rosane; Vieira, Cristina Pereira; Henriques, SusanaA condição juvenil envolve uma complexa teia de significados associados não apenas à situação etária. O ofício da pesquisa com e para as juventudes aponta para dimensões da vida social que estão para além da condição de classe, do gênero, da etnia e de tantos outros marcadores que classificam as populações demograficamente. Pensando as juventudes como essa categoria social multifacetada, a presente obra busca desvelar diferentes olhares ao discutir temas como gênero, proteção e violação de direitos, percepções acerca dos processos de escolarização, do pertencimento religioso, vivências integradas à ancestralidade, à novas sociabilidades e às formas singulares de ser e estar das juventudes ibero-americanas. A obra que aqui se apresenta reúne uma diversidade que a enriquece e que se manifesta a vários níveis: diversidade de autores, oriundos de campos científicos multidisciplinares (como a psicologia, a sociologia, a educação, entre outros); diversidade de problemáticas abordadas nas suas relações com as juventudes e que orientam a própria organização da obra (educação, contexto de pandemia, participação política, cultura e contextos recreativos e género, violências e saúde); diversidade de contextos, desde logo os Ibero-americanos e de igual forma contextos mais micro (como por exemplo: religiosos, recreativos, formativos, saúde e bem-estar). A leitura da presente obra abre, deste modo, um leque de novas perspetivas e possibilidades de investigação para pesquisadores, estudantes e todas as pessoas interessadas nestes objetos de pesquisa das juventudes.
- Referencial de qualidade socialmente referenciada para cursos superiores a distânciaPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; et all.; Lima, Daniela da Costa Britto Pereira; Daniela da Costa Britto PereiraA Educação a Distância (EaD) tem sido objeto de crescente debate no meio acadêmico, especialmente no que diz respeito à sua qualidade e regulamentação. Este estudo, desenvolvido no âmbito da Rede de Pesquisa em EaD Brasil/Internacional, propõe um modelo de qualidade socialmente referenciada, baseado em dimensões e subdimensões que refletem as necessidades e realidades de diferentes contextos educacionais. Por meio de uma revisão bibliográfica e de uma abordagem metodológica qualitativa, foram identificados os principais elementos que impactam a qualidade da EaD, organizados em três níveis de análise: macro (políticas globais e nacionais), meso (gestão institucional) e micro (processos pedagógicos e didáticos). A pesquisa destaca a importância de considerar a diversidade cultural, socioeconômica e tecnológica na formulação de critérios de qualidade, distanciando-se de abordagens economicistas e promovendo a equidade e a inclusão na educação superior a distância. Os resultados deste marco referencial contribuem para a consolidação de indicadores socialmente referenciados, que podem servir como referência para a avaliação e aprimoramento da EaD em contextos transnacionais. Conclui-se que a qualidade na EaD não deve se limitar a métricas quantitativas, mas sim integrar dimensões qualitativas que reflitam a complexidade dos processos educacionais e seu impacto no desenvolvimento social.
- Tracejar vidas «normais»: estudo qualitativo sobre a integração dos ciganos em PortugalPublication . Magano, OlgaEste livro constitui uma proposta de análise sob o ponto de vista da integração social na sociedade portuguesa de indivíduos de origem cigana, apostando-se num distanciamento de perspetivas centradas na pobreza e na exclusão social. Integração e identidade social constituem os principais pilares teóricos de análise, defendendo-se que o modo como os indivíduos se incorporam na sociedade depende diretamente de formas de identificação individual e social feita pela aprendizagem social desde a infância, mas também por todas as aprendizagens secundárias que se fazem ao longo da vida, tratando-se de um processo cumulativo de interiorização de novas aprendizagens. Propõe-se a abertura para uma reflexão ampla sobre as várias dimensões da vida social e para a importância que assume o processo de socialização, as várias interações sociais ao longo da vida e a experiência social que, conjugadas, proporcionam diferentes opções de vida e percursos. Para isso, fomos estudar percursos de vida de pessoas de origem cigana, nomeadamente no que se refere à forma como é vivida a experiência de integração social pelos próprios indivíduos e pelas suas famílias e também como se integram novos elementos culturais e sociais na reconfiguração da identidade cigana. A perspetivação de pluralidade de percursos, trajetos de vida e experiências diversificadas, permite pressupor que a identidade social se produz pela história e na história dos indivíduos, mas eles também são, ao mesmo tempo, produtores da sua história. Há assim conciliação entre o que se recebe do passado através da socialização familiar, mas, pela experiência de vida, com todas as socializações externas à família, cada indivíduo organiza e combina aspetos do passado e do quotidiano, podendo não alterar o sentimento de ser cigano que, em muitos casos está, apesar das diferenças, profundamente enraizado, havendo mesmo um sentimento profundo de ancoragem ao sentimento de ser cigano, ou seja, é possível ser cigano e ser integrado. Através da análise das narrativas de homens e mulheres ciganos, pela análise das várias etapas de socialização, dos seus trajetos sociais e de como interiorizam valores e formas de estar, são identificados percursos, os contextos em que ocorrem, as principais instituições sociais envolvidas, os modelos sociais de referência e a importância das relações familiares e sociais que permitem efetuar esses modos de vida que se diferenciam dos ditos tradicionais ciganos.