DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
Permanent URI for this community
Browse
Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by Sustainable Development Goals (SDG) "03:Saúde de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 107
Results Per Page
Sort Options
- Aculturação psicológica e percurso migratório: experiências e vivências de imigrantes brasileiros residentes em ItáliaPublication . Carvalho, Sérgio Aparecido de Souza; Ramos, NatáliaInserir-se em uma nova cultura não é uma tarefa fácil, tendo em vista que vivenciar um percurso migratório implica a necessidade de adaptação na sociedade de destino e, para que isso ocorra, a pessoa imigrante deve iniciar uma intensa dinâmica de aculturação e de aprendizagem e, que vão desde aprender um idioma, conhecer novos costumes, cultura e leis, até compreender as diferentes formas de funcionamento que caracterizam o novo país. No presente estudo são abordadas questões da migração internacional em Itália, o conceito de aculturação e de adaptação, no qual também evidenciamos como decorreu o processo migratório e adaptativo de sete imigrantes brasileiros residentes em Itália, que contribuíram com esta pesquisa respondendo a um questionário elaborado e estruturado para o efeito. Durante a pesquisa constatamos que a aculturação acontece de maneira individual e que os sete participantes vivenciam o seu percurso migratório de maneira singular, no qual manifestam experiências positivas e negativas, alguns sentimentos ambíguos e contraditórios, além de experiências e sentimentos vivenciados diferentemente por cada um. Constatamos também que durante o processo de aculturação alguns imigrantes apresentam dificuldades adaptativas, relacionais, interculturais, psicológicas ou físicas, sendo estas desencadeadas sobretudo pela ausência de sentimento de pertencimento à nova sociedade e pela ruptura do quadro de referência identitário e cultural.
- Análise da mortalidade materna na província de Nampula e fatores associados: uma aplicação do modelo logísticoPublication . Camacho, Aboo Evaristo; Ramos, Maria do Rosário; Oliveira, Teresa A.Nas últimas décadas do último século, em todo o mundo, foram registados avanços significativos e louváveis na área científica e tecnológica, principalmente nas áreas de atendimento a mulher e criança. Por essa razão, tornou-se praticamente inadmissível que o processo de reprodução cause sequelas às mulheres assim como os seus bebés, levando-os à morte por qualquer fator ou causa. Em Moçambique, a redução do rácio da mortalidade materna constitui um dos pilares dos objetivos do desenvolvimento sustentável no seu número 3.1. O mesmo figura dentre os indicadores de saúde mais utilizados para identificar os riscos à saúde de grupos populacionais considerados de risco (mulheres grávidas e crianças). Para a análise dos dados foi aplicada a regressão logística como técnica estatística utilizada na relação entre variáveis. Procurou-se encontrar a influência ou relação das variáveis: número de Consultas Pré-Natais, idade gestacional, número de gestações, número de filhos, causa básica e causa direta de morte em relação à variável explicada Evitabilidade, tendo em conta que para o comité de auditoria toda a morte materna deve ser classificada como Evitável e Não evitável. Foram analisados 173 processo de óbitos maternos, dos quais se notou que 82% era evitável e cerca de 18% não evitável. O modelo final selecionado tem como preditores significativos as variáveis, “Fez consultas pré-natal e número de consultas feitas”. Em relação os fatores que influenciaram nas mortes maternas foi possível verificar que a maioria (97 mortes) foi por fatores pessoais ou familiares, fatores institucionais 32 mortes (inclui a falta de equipamentos/consumíveis na unidade sanitária, medicamentos, falta de sangue e noutros casos falta de pessoal capacitado para dar resposta as emergências obstétricas), o terceiro grupo de fatores que mais influencia nas mortes foi o logístico com 25 mortes. Dos fatores acima descritos, tem se que a maioria das mortes podia ser evitável ao nível das unidades sanitária.
- Análise da relação de supressão viral com medidas clínicas de atendimento aos pacientes adultos vivendo com o HIV/SIDAPublication . Retene, Inácio Feliciano; Oliveira, Teresa A.; Mboane, Ramos Bartolomeu JoséA prevalência do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) em todo o mundo, destaca a importância de adoção de estratégias eficazes para a supressão viral, com foco nos pacientes com comorbidades para países em vias de desenvolvimento. Nessa perspetiva, o objetivo deste estudo, foi de analisar a relação entre a supressão viral com as medidas clínicas de atendimento aos pacientes adultos vivendo com o HIV no Centro de Saúde da Cidade de Lichinga, entre os anos 2020 e 2021. Foram analisadas as seguintes variáveis independentes: Tuberculose (TB), o Peso corporal, Sexo, a Idade, Tempo de tratamento e Apoio Psicossocial. Utilizando o teste de qui-quadrado e a regressão logística múltipla, foram analisados dados de 342 pacientes adultos. Os principais resultados encontrados são os seguintes: a presença da TB nos pacientes com HIV reduz em 97% a probabilidade de alcançar a supressão viral, dada a Odds Ratio (OR=0.03); Um quilograma de aumento do Peso Corporal, a chance de supressão viral é de 83% (OR=1.83); A cada mês de Tratamento Antirretroviral (TARV) ininterrupto, a probabilidade é muito acima de 100% (OR=5.11); Outra descoberta é o impacto da interação entre a presença da TB e alto Apoio Psicossocial, sugerindo que a prestação de cuidados e Apoio Psicossocial aos pacientes com coinfecção de TB e HIV, aumenta mais rapidamente a chance de alcançar a supressão viral nesses pacientes do que aqueles que não tiveram Apoio Psicossocial dada a OR=48.50 e por fim, houve a descoberta da interação dos fatores Tempo de Tratamento e Peso Corporal. Com estes resultados, pode se concluir que: aos pacientes em TARV, há necessidade de diagnóstico precoce de outras doenças, como é o caso da TB; por outro lado, o reforço do Apoio Psicossocial e o controlo do Peso é fundamental. Estas conclusões são validadas pelos resultados do Pseudo R² (Cox e Snell= 68.2% e Nagelkerke = 92.6%). O teste de Hosmer-Lemeshow confirma a validade desta teoria (p-valor de 99.56%) e por fim, a curva Receiver Operating Characteristic (ROC= 99.4%).
- Análise e avaliação do risco de contágio da COVID-19 em MoçambiquePublication . Taero, Élio José; Oliveira, Teresa A.; Teodoro, Maria Filomena AlvesA COVID-19 é uma doença viral com impacto relevante para saúde pública de um País, com destaque para os sistemas de saúde devido a sua rápida propagação. Para a compreensão da forma de transmissão e a análise da distribuição espacial dos casos da COVID-19, são descritos nesta tese um conjuntos de modelos matemáticos e estatísticos, que são usualmente mais aplicados na modelação de doenças infeciosas. São ainda apresentados e descritos, vários métodos e técnicas úteis para avaliação do risco na epidemiologia. A tese avalia e estima o risco de contágio da COVID-19 em Moçambique, a partir da metodologia mapeamento de doenças, recorrendo a aplicação dos modelos ICAR, BYM , BYM2 e Leroux, que foram formulados baseando-se na estrutura bayesiana hierárquica. Estes modelos foram propostos para capturar a dependência espacial entre as regiões vizinhas, permitindo uma estimativa mais precisa do risco relativo. Os modelos ICAR, BYM , BYM2 e Leroux, foram ajustados com o pacote R-INLA e para seleção do modelo aplicado para estimar o risco relativo de contágio da COVID-19 foram aplicados os critérios de Informação do Desvio e de Watanabe-Akaike, para além do Logaritmo da Pseudo-Verossimilhança Marginal e a visualização gráfica. São também aplicados, neste trabalho, os testes para deteção de agrupamentos da doença. Ao concluir a tese, ficou evidente que em termos comparativos a região Sul de Moçambique apresentou um risco relativo de contágio da COVID-19 mais alto, com destaque para Cidade de Maputo que apresentou um valor bastante elevado.
- Análise estatística: perfil e factores de risco da mortalidade causada por doenças infecciosas em MaputoPublication . Manjate, Fernando André Fernando; Nunes, Catarina S.As doenças infecciosas com destaque para malária, tuberculose e HIV/SIDA constituem um grande problema de saúde pública para Moçambique, pelos custos empreendidos e pelo nível de mortalidade. Neste sentido, com base nestas doenças e nos dados de 2020 a 2022, a presente dissertação tem como objectivo central compreender o perfil e os factores de risco da mortalidade causada por doenças infecciosas no Hospital Central de Maputo. Para tal, a metodologia baseou-se numa análise estatística recorrendo essencialmente a técnicas da Estatística Descritiva e a Regressão Logística e tendo por base uma amostra de 687 doentes dos quais 364 tiveram alta e 323 foram óbitos. O perfil da amostra é marcado por uma taxa de mortalidade de 24% sendo a malária a maior causa (40%), género feminino (51,7%), idades entre 25 e 49 anos (52,9%), casados (44,7%), consumidores de álcool (68%, com 15 ou mais anos de idade), não fumantes (70%, com 15 ou mais anos de idade), ser proveniente do Grande Maputo (43,1%), não sofrer de nenhuma doença crónica (63,9%) e os que nunca tiveram um internamento anteriormente (59,1%). Quanto aos factores de risco comparou-se os critérios Enter (em duas fases), Forward LR e Backward LR, todos apresentam boas capacidades preditivas e de descriminação, confiabilidade substancial e ajustamentos adequados; os últimos dois apresentam resultados iguais e destacam-se como os de melhor desempenho pela simplicidade e menor razão de verosimilhança, tendo-se identificado os seguintes factores: ser casado, ser proveniente do centro e norte, ser fumante e sofrer duma doença crónica associada.
- As percepções e as práticas das famílias face às competências e ao desenvolvimento das crianças : um estudo na região dos Açores e do ContinentePublication . Silva, Ana Isabel Mateus da; Ramos, NatáliaO desenvolvimento da criança, nos seus múltiplos aspectos – físico, psicológico, afectivo, relacional, cognitivo, linguístico, perceptivo e motor – bem como as necessidades e atitudes da criança, é basilar para todo o seu percurso como ser humano. Neste estudo, partimos do desenvolvimento da criança, e das percepções da família, para a representação social da educação e práticas de cuidados, a fim de melhor compreendermos o contexto envolvente da criança na actualidade ao nível sócio-educativo e desenvolvimental. Baseamo-nos na teoria das representações sociais por considerarmos que esta teoria é um instrumento da compreensão e transformação da vida social e por consequência de captação e compreensão dos seus significados. Realizámos um estudo comparativo, para o qual seleccionámos 100 participantes em três ilhas dos Açores – São Miguel, Pico e Terceira, e 100 participantes no Continente, em várias regiões – Lisboa, Almada, Santarém, Almeirim e Portalegre, através da aplicação de Inquérito por Entrevista. Um estudo etnográfico complementar realizado na ilha de São Miguel, com a finalidade de conhecer como eram e são prestados os cuidados aos bebés nesta ilha, a partir dos anos 50 e até aos dias de hoje, possibilita comparar práticas do passado com as práticas do presente. A análise qualitativa e quantitativa da relação entre as representações sociais dos pais e cuidadores, as práticas familiares e o desenvolvimento da criança, em que se centra este estudo, permite-nos identificar os vários aspectos que contribuem para um bom desenvolvimento físico e psicológico da criança nos dois primeiros anos de vida ao nível das representações e das práticas das famílias.
- Aspectos do rastreamento do glaucoma auxiliados por técnicas automatizadas em imagens com menor qualidade do disco ópticoPublication . Camara, José Carlos Raposo da; Cunha, António Manuel Trigueiros da Silva; Pires, Ivan Miguel SerranoO glaucoma é uma neuropatia óptica cuja progressão pode levar a cegueira. Representa a principal causa de perda visual de caráter irreversível em todo o mundo para homens e mulheres. A detecção precoce através de programas de rastreamento feita por especialistas é baseada nas características do nervo óptico, em biomarcadores oftalmológicos (destacando-se a pressão ocular) e exames subsidiários, com destaque ao campo visual e OCT. Após o reconhecimento dos casos é feito o tratamento com finalidade de estacionar a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Contudo, estes programas têm limitações, principalmente em locais mais distantes dos grandes centros de tratamento especializado, insuficiência de equipamentos básicos e pessoal especializado para oferecer o rastreamento a toda a população, faltam meios para locomoção a estes centros, desinformação e desconhecimento da doença, além de características de progressão assintomática da doença. Esta tese aborda soluções inovadoras que podem contribuir para a automação do rastreamento do glaucoma utilizando aparelhos portáteis e mais baratos, considerando as necessidades reais dos clínicos durante o rastreamento. Para isso foram realizadas revisões sistemáticas sobre os métodos e equipamentos para apoio à triagem automática do glaucoma e os métodos de aprendizado profundo para a segmentação e classificação aplicáveis. Também foi feito um levantamento de questões médicas relativas à triagem do glaucoma e associá-las ao campo da inteligência artificial, para dar mais sentido as metodologias automatizadas. Além disso, foi criado um banco de dados privado, com vídeos e imagens de retina adquiridos por um smartphone acoplado a lente de baixo custo para o rastreamento do glaucoma e avaliado com métodos do estado da arte. Foram avaliados e analisados métodos de detecção automática de glaucoma utilizando métodos de aprendizado profundo de segmentação do disco e do copo óptico em banco de dados públicos de imagens de retina. Finalmente, foram avaliadas técnicas de mosaico e de detecção da cabeça do nervo óptico em imagens de baixa qualidade obtidas para pré-processamento de imagens adquiridas por smartphones acoplados a lente de baixo custo.
- O audiovisual como ferramenta de divulgação científica em saúde: um estudo aplicado no Projeto “Sífilis Não”Publication . Sousa, Suelayne Cris Medeiros de; Ramos, Natália; Lacerda, Juciano de SousaO Brasil vive uma epidemia de sífilis desde 2016 e, por isso, é cada vez mais evidente a importância da divulgação da ciência para compartilhar com a população geral informações voltadas à promoção da saúde. Nesse sentido, a divulgação do projeto “Sífilis Não” é importante para que todos possam ter acesso ao conhecimento construído pelos pesquisadores, assim como às atividades realizadas e ao impacto dessa IST para a sociedade. Desse modo, este trabalho propõe-se analisar de que forma a comunicação audiovisual pode ser aplicada à divulgação de pesquisas em saúde para contribuir para uma maior adesão do conhecimento científico. O nosso estudo é voltado ao público jovem com idade entre 18 e 29 anos, e através de um formulário online, buscamos compreender os aspectos da linguagem audiovisual que favorecem ou não o seu interesse pelo conteúdo científico. A partir das respostas de 300 estudantes universitários, constatou-se que a maioria dos jovens reconhece a importância da produção audiovisual para as pesquisas científicas e que possuem preferência por conteúdos mais objetivos, com dados estatísticos e fala de especialistas. Quanto à preferência dos entrevistados, o curta-metragem e o documentário foram os formatos audiovisuais mais destacados. Nos resultados da pesquisa, é perceptível a importância do audiovisual no cotidiano do brasileiro bem como a sua eficiência na divulgação da ciência e do trabalho de pesquisa do projeto “Sífilis Não”.
- Avaliação da oferta alimentar em meio escolar do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: um estudo exploratório com intervenientes-chave do setorPublication . Matos, Alexandra Sofia Vicente de; Moura, Ana Pinto de; Franchini, FranchiniA alimentação é um dos fatores determinantes para o bem-estar e saúde humana. É na infância que os hábitos alimentares influenciam os comportamentos alimentares e a saúde na vida adulta, sendo a educação alimentar uma intervenção essencial na oferta alimentar das escolas. Nos últimos anos em Portugal, a promoção e educação para a saúde em meio escolar têm vindo a ser atualizadas e implementadas, nomeadamente com o reforço de orientações e referenciais sobre a oferta alimentar nas escolas. Pretendeu-se nesta investigação analisar a opinião dos intervenientes-chave sobre a oferta alimentar em meio escolar do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, abordando as práticas dos referenciais existentes em Portugal, nomeadamente nas ementas escolares, regime escolar – fruta, produtos hortícolas e leite, e uma análise no ponto de vista da sustentabilidade desses mesmos referenciais. Para o efeito, recorreu-se a entrevistas semi-estruturadas realizadas a onze profissionais, com responsabilidades ao nível da gestão/direção e operacionalização em ações de intervenção da oferta alimentar em meio escolar, pré-escolar e 1ºciclo do ensino básico, em vários tipos de organizações escolares, sejam públicas ou privadas. Os discursos dos participantes foram analisados tendo por base a análise temática e o recurso ao programa QSR Nvivo 10®. Da análise dos extratos discursivos dos participantes identificam-se os seguintes fatores que influenciam a adesão à oferta alimentar em contexto escolar: educação alimentar, hábitos alimentares e manipuladores de alimentos, destacando-se a falta de literacia alimentar por parte dos encarregados de educação. Um outro obstáculo reportado foi a falta de fiscalização/monotorização das capitações preconizadas para as ementas escolares, ocorrendo um excesso de proteína animal e défice na componente vegetal. Nas entrevistas foram ainda reportadas dificuldades na utilização de produtos locais nas ementas escolares, fruto do custo associado a estes produtos. No que diz respeito à temática do desperdício alimentar, os nossos participantes salientaram a falta de acompanhamento na avaliação do desperdício alimentar, o qual tende a ser avaliado de uma forma pontual, havendo ausência na verificação de eficácia das ações realizadas para o seu combate. Particular relevância foi dada ao papel dos manipuladores de alimentos na adesão à oferta alimentar saudável proporcionada em meio escolar, referindo, no entanto, que é uma classe profissional que não é reconhecida e que não tem a formação devida. A falta de nutricionistas em contexto escolar foi referida várias vezes pelos participantes, sendo estes atores considerados como atores relevantes para se alcançar as seguintes melhorias nas escolas: educação alimentar, monitorização das capacitações e redução do desperdício alimentar. Em suma, é necessário criar, potencializar e valorizar uma equipa de profissionais diversificada nomeadamente, nutricionistas, manipuladores de alimentos, técnicos de saúde, agricultores e professores, para minimizar os obstáculos sentidos no dia a dia nos processos da oferta alimentar em contexto escolar.
- Avaliação dos determinantes de compra da "Maçã de Alcobaça" IGPPublication . Silva, Bruna Santos; Moura, Ana Pinto de; Cunha, Luís MiguelO presente estudo tem como principal objetivo caracterizar os determinantes de compra da Maçã de Alcobaça Certificada por parte dos consumidores portugueses, avaliar o padrão de consumo deste produto no contexto da alimentação habitual e identificar os fatores que influenciam as escolhas e preferências dos consumidores em relação à Maçã de Alcobaça Certificada. Numa primeira fase, foram realizadas 12 entrevistas semiestruturadas. Para assegurar uma maior representatividade, foram implementados critérios de amostragem baseados no sexo, faixa etária, formação e localização geográfica dos participantes. A partir dos resultados obtidos nas entrevistas, foi desenvolvido um questionário estruturado em quatro secções: conceptualização do tema, aplicação do Food Choice Questionnaire (FCQ), caracterização do padrão alimentar e perfil sociodemográfico. A recolha de dados contou com uma amostra de conveniência composta por 166 indivíduos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, residentes em Portugal. Para a análise dos dados, recorreu-se a técnicas de estatística descritiva para avaliar a frequência alimentar, análise fatorial para a construção dos fatores do FCQ, bem como a testes estatísticos para identificar associações e correlações entre as variáveis em estudo. Os resultados demonstraram que os principais critérios de escolha na compra da Maçã de Alcobaça IGP identificados foram o “Apelo sensorial”, a “Preocupação com origem” e “Conteúdo Natural”. Verificou-se ainda que as mulheres atribuem um maior valor a fatores como “saúde”, “preço” e “conveniência”, enquanto os homens são mais sensíveis ao apelo sensorial do produto.
