Browsing by Issue Date, starting with "2024-07-12"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aculturação psicológica e percurso migratório: experiências e vivências de imigrantes brasileiros residentes em ItáliaPublication . Carvalho, Sérgio Aparecido de Souza; Ramos, NatáliaInserir-se em uma nova cultura não é uma tarefa fácil, tendo em vista que vivenciar um percurso migratório implica a necessidade de adaptação na sociedade de destino e, para que isso ocorra, a pessoa imigrante deve iniciar uma intensa dinâmica de aculturação e de aprendizagem e, que vão desde aprender um idioma, conhecer novos costumes, cultura e leis, até compreender as diferentes formas de funcionamento que caracterizam o novo país. No presente estudo são abordadas questões da migração internacional em Itália, o conceito de aculturação e de adaptação, no qual também evidenciamos como decorreu o processo migratório e adaptativo de sete imigrantes brasileiros residentes em Itália, que contribuíram com esta pesquisa respondendo a um questionário elaborado e estruturado para o efeito. Durante a pesquisa constatamos que a aculturação acontece de maneira individual e que os sete participantes vivenciam o seu percurso migratório de maneira singular, no qual manifestam experiências positivas e negativas, alguns sentimentos ambíguos e contraditórios, além de experiências e sentimentos vivenciados diferentemente por cada um. Constatamos também que durante o processo de aculturação alguns imigrantes apresentam dificuldades adaptativas, relacionais, interculturais, psicológicas ou físicas, sendo estas desencadeadas sobretudo pela ausência de sentimento de pertencimento à nova sociedade e pela ruptura do quadro de referência identitário e cultural.
- Projetos ERASMUS+ como instrumentos de gestão para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatóriaPublication . Sousa, Ana Margarida Sousa Moreira de Barros Rosário e Rosário de; Neves, CláudiaEsta investigação explora o impacto dos projetos ERASMUS+ no desenvolvimento do definido no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO). Surgiu pela procura de atividades e estratégias motivadoras, onde o aluno fosse o centro do processo de ensino aprendizagem, que se revelassem como aprendizagens significativas, que ficassem para a vida. O estudo baseia-se na experiência da autora como coordenadora de dois projetos ERASMUS+ e na análise de dados recolhidos junto a docentes e discentes participantes nos projetos e na realização de mobilidades. Foi utilizada a metodologia de investigação qualitativa, com a recolha de dados através de inquéritos online por questionário (fechados e abertos) e análise documental (PASEO e programa ERASMUS+), sendo os participantes, alunos e professores que participaram em, pelo menos, uma mobilidade. Os resultados demonstraram que os projetos ERASMUS+ contribuem significativamente para o desenvolvimento do PASEO, em particular no que diz respeito às áreas de competências linguísticas em língua(s) estrangeira(s), tanto a nível oral como escrito; competências sociais e interpessoais como a comunicação, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e a adaptabilidade a diferentes culturas; competências cívicas e éticas, como a cidadania europeia, o respeito pela diversidade e a responsabilidade social e competências transversais, como a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de aprender a aprender. Em conclusão, os projetos ERASMUS+ são instrumentos valiosos para o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, preparando-os para serem cidadãos ativos, responsáveis e críticos numa sociedade globalizada. A participação em projetos ERASMUS+ deve ser incentivada e vista como uma oportunidade de aprendizagem e desenvolvimento pessoal para todos os alunos.
- Conversas Abertas. Histórias de Vida de EstudantesPublication . Universidade Aberta; Branco, Mauro; Falé, PedroNeste episódio, damos a conhecer as histórias de vida de estudantes UAb: Ana Miranda (estudante do Licenciatura em Engenharia Informática) a partir de Berlim, na Alemanha, e de Anabela Mendes (estudante da Licenciatura em Ciências Sociais) a residir em Abrantes. Depoimento de Liliana Vasques, coordenadora do CLA de Abrantes. Para a segunda parte, a jornalista Teresa Botelheiro entrevista o Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Dr. Hélder Mota Filipe.