Ciências da Educação / Educational Sciences
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Browsing Ciências da Educação / Educational Sciences by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Advancing prevention training with the EUPC in Portugal: turning challenges into achievementsPublication . Henriques, Susana; Silva, Natacha Torres da; Burkhart, Gregor; Sousa, Leonardo; Bettencourt, CarmenBackground: Portugal has one of the most decriminalised legal frameworks regarding narcotic and psychotropic substance use. However, specialized prevention training for decision-makers (DOP) and frontline professionals remains scarce. The European Prevention Curriculum (EUPC) was designed to bridge this gap, but its implementation in Portugal has been hindered by several obstacles, including the absence of a national coordinating body, the lack of formal requirement for EUPC trainings qualification, and the limited sharing of translated training materials. Methods: Two key milestones have supported the implementation of the EUPC in Portugal: (1) In 2022, four independent professionals completed the EMCDDA’s Training of Trainers (ToT) program, becoming national trainers and setting the groundwork for further training initiatives; (2) The Frontline Politeia project in Portugal identified critical gaps in prevention training and strategies. The impact of the new trainings with newly translated materials is being assessed through pre- and post-training evaluations using descriptive statistics, as well as content analysis of focus groups conducted at least six months after the training for DOPs and at least three months after those for frontline professionals. Results: The training highlighted the distinction between evidence-based prevention competencies and expertise from personal experience. Pre- and post-training assessments demonstrated significant knowledge improvement and reinforced the importance of evidence-based decision-making. However, the DOPs reported several challenges: the absence of a comprehensive and supportive national prevention framework, limited funding, a lack of rigorous evaluation requirements for prevention funding, and insufficient time for discussion and practical exercises during the EUPC trainings. Discussion: The EUPC implementation in Portugal reinforced the urgent need to integrate scientific research with practical expertise in line with other research findings in Europe, which highlight the persistent underutilization of evidence-based prevention strategies. To address these challenges, initiatives such as blended learning for youth and health professionals, expanded training for teachers, law enforcement and youth workers, and the EUPC Frontline micro-credential program are currently being implemented and tested. The presentation will propose elements to make EUPC trainings more tailored, accessible and relevant for key stakeholder in order to promote a sustainable and effective prevention system in Portugal.
- Aesthetic and embodied learning in Portuguese higher and adult educationPublication . Neves, Cláudia; Oliveira, Juliana Gazzinelli de; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, Pedro; Society for Research into Higher Education
- Ambientes digitais e promoção de competências metacognitivasPublication . Goulão, FátimaOs contextos digitais de aprendizagem promovem a autonomia dos estudantes. Para isso é pertinente que estes consigam refletir e planear as suas ações. Os Exames Wrappers são uma ferramenta metacognitiva que incentiva a reflexão estruturada e o planeamento para a aprendizagem futura. Foi nosso objetivo conhecer as estratégias utilizadas por um grupo de estudantes para a preparação de uma prova de avaliação. Também, a perceção dos mesmos relativamente à avaliação que irão ter, bem como, pretendem orientar o seu estudo. Fizeram parte da amostra 67 estudantes, sendo 76,1% do sexo feminino e 23,9% do sexo masculino. A sua média de idade é de 37,66. Em conclusão, pelas respostas obtidas verificou-se que os estudantes compreenderam o objetivo desta reflexão e, que a partir desta conseguiram perceber alguns aspetos que deveriam ser tidos em conta num outro momento de avaliação. Isto leva-nos a crer que esta autorreflexão induzida produziu os resultados esperados.
- AquiMeEncontro: estudos de casoPublication . Mouraz, Ana; Almeida, Ana Patrícia; Nobre, Ana; Caetano Santos, Anabela; Bäckström, Bárbara; Nunes, Catarina S.; Neves, Cláudia; Seabra, Filipa; Sousa, Lúcio; Pinto, Maribel; Abelha, Marta; Magano, Olga; Abrantes, Pedro; Matos, Ana Beatriz; Borges, Irina; Gomes, Ntebatsa; Neves, Ana Filipa; Martins, HelenaO projeto Aqui me Encontro e Confundo com Gente de Todo o Mundo que a Todo o Mundo Pertence (AquiMeEncontro), apresentado ao programa Science4Policy 2023, resultou de dois motivos fundamentais: contribuir para fundamentar as políticas públicas em práticas felizes de inclusão de imigrantes, já em desenvolvimento em Escolas Portuguesas e agregar, nesse labor, um conjunto de investigadores da Universidade Aberta que têm desenvolvido alguma investigação que podia cruzar-se com o tema publicitado pelo referido concurso. Fazia-se, dessa forma, jus às duas tendências de produção de políticas públicas que têm sido periodicamente referidas como mais inovadoras (Buzogany & Pülzl, 2024): fazia-se um movimento de bottom up, partindo do que acontece no terreno, ainda que em nichos contidos de inovação, e cruzavam-se saberes e abordagens teóricas múltiplas, que resultavam dos percursos investigativos dos diferentes membros da equipa. Na tarefa de cumprir esse reconto da diversidade de como as escolas abordam e incluem os seus alunos internacionais, foi planeado realizar alguns estudos de caso focados nas ofertas educativas ou nos projetos de inclusão que algumas escolas têm organizado e dinamizado. Este e-book apresenta esses estudos e conta as histórias dos coletivos institucionais ou informais que lhes deram existência.
- Assessing digital and Info-communication competencies in higher education: a blended approach for e-Learning environmentsPublication . Henriques, Susana; Correia, Joana Duarte ; Carvalho, João Vidal; Abreu, António; Silva, Manuel; Costa, Eusébio Ferreira da; Costa, José Alfredo Ferreira daIn an era increasingly shaped by information and communication technologies, assessing digital and info-communication competencies among students has become a focal point for academic and institutional initiatives. Various projects, both within and outside Academia, have sought to classify students’ competencies at different levels, often relying on standardized tests and self-assessment questionnaires. However, as technological advancements rapidly evolve, universities face mounting pressure to align educational strategies with high levels of digital and info-communication proficiency and with the competitive demands of the labor market. It is, therefore, important to study these assessment tools further. Blended assessment methods, combining practical tests with self-perception questionnaires, offer a more nuanced evaluation of students’ digital competencies. By integrating objective skills assessments with self-reported proficiency, this approach captures a broader spectrum of abilities, recognizing the influence of diverse teaching models, students’ academic backgrounds, prior digital exposure, and access to technological resources. This is particularly relevant in distance higher education, where continuous engagement in virtual learning environments provides ongoing opportunities for monitoring digital and info-communication competencies development. Despite growing academic interest in this field, empirical research on digital and info-communication competencies in Portuguese higher education, particularly in e-learning contexts, remains limited. This paper presents the development of a digital literacy test and a questionnaire designed to assess students’ digital and info-communication practices. These instruments were created as part of the ongoing research project Digital and Infocommunicational Competencies in Virtual Learning Environments: Practices in e-Learning Curricular Units in Portuguese Higher Education.
- Avaliação da maleabilidade dos recursos de carreira: Impacto de uma intervenção de carreira a distância com estudantes universitáriosPublication . Santos, Sandra; Monteiro, Sílvia; Seabra, Filipa; Almeida, Leandro
- A boa educação na escola: perspetivas, práticas e desafiosPublication . Lopes, Amélia; Pinho, Ana Sofia; Estrela, Elsa; Borges, Germano; Palhares, Lucinda; Figueiredo, Maria; Abelha, Marta; Sousa, Rita Tavares de; Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação(Boa) Educação na Escola: perspetivas, práticas e desafios, publicação que reúne os resumos submetidos e apresentados no âmbito desta segunda edição. Este E-book pretende reunir e tornar acessível o conjunto de reflexões, estudos e experiências partilhados ao longo do Encontro. Ao organizar estes contributos, num único documento, procuramos preservar a memória do que aqui foi discutido e reforçar o valor formativo deste espaço de encontro, debate e aprendizagem. O II Encontro promovido pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE) prossegue a dinâmica iniciada na sua primeira edição, afirmando-se como um fórum privilegiado para a valorização e problematização da (Boa) Educação que se realiza na Escola. Assente numa perspetiva crítica e transformadora, o evento inspira-se nos princípios do acesso, da equidade, da diversidade, da justiça social e da relacionalidade — princípios que nos orientam para uma visão de Escola enquanto comunidade aprendente, democrática e inclusiva. Esta edição reúne mais de uma centena de resumos, distribuídos por doze eixos temáticos que refletem a diversidade e a complexidade das questões que hoje atravessam o campo da Educação: 1. Cidadania e Participação 2. Criatividade e Inovação 3. Currículo e Avaliação 4. Educação Digital 5. Escola e Avaliação 6. Famílias e Comunidades 7. Formação Profissional 8. Inclusão e Equidade 9. Relação entre Pares e Clima Escolar 10.Saúde e Bem-estar 11.Sustentabilidade e Ambiente 12.Interação Professor(a)–Aluno(a) em Sala de Aula As comunicações apresentadas ao longo do II Encontro combinaram momentos de exposição, debate e diálogo, criando um ambiente propício à reflexão partilhada. Estes momentos permitiram trocar ideias, confrontar perspetivas e olhar de forma crítica para práticas já consolidadas, bem como para os desafios que continuam a surgir no quotidiano das escolas. As interações entre investigadores/as, docentes, estudantes e outros . II Encontro: “A (Boa) Educação na escola: perspetivas, práticas e desafios profissionais contribuíram para o fortalecimento de redes de colaboração e para o desenvolvimento profissional contínuo — aspetos fundamentais para a construção de comunidades educativas mais colaborativas, inovadoras e reflexivas. Este E-book de Resumos congrega, assim, o conjunto de contributos partilhados ao longo do II Encontro e constitui um documento de referência para consulta futura. A leitura que agora se disponibiliza visa não apenas registar o que foi apresentado, mas também incentivar a continuidade do diálogo académico e profissional, estimulando novas interrogações, aprofundamentos teóricos e práticas pedagógicas informadas e transformadoras. Agradecemos, por fim, a todos os autores e autoras das comunicações, bem como à comissão científica, e a todos os participantes que, com o seu envolvimento, tornaram possível esta segunda edição. Desejamos que este E-book contribua para a consolidação de uma cultura de investigação, partilha e colaboração e que se afirme como um recurso útil para todos os que se dedicam ao estudo e à prática da (Boa) Educação na Escola.
- Competências digitais de docentes da área da saúde no ensino superior privado em PortugalPublication . Moreira, J. António; Henriques, Susana; Nunes, Catarina S.O reforço das competências digitais dos docentes do Ensino Superior é uma prioridade na Europa, especialmente em Portugal. Nesse contexto, investigadores da Universidade Aberta avaliaram as competências digitais dos professores de uma instituição privada da área da saúde. O estudo utilizou o questionário DigCompEdu CheckIn, adaptado para Portugal, identificando fragilidades, especialmente na competência pedagógica. Os resultados destacam a necessidade de capacitação para elevar a proficiência digital docente e apoiar a transformação digital no ensino.
- O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CADPublication . Anjos, Purificação; Bettencourt, Carmen; Silva, Natacha Torres da; Prata, Isabel; Henriques, SusanaOBJETIVOS: Caracterizar o EUPC e discutir o processo formativo dos profissionais em prevenção, perspetivando o potencial de qualidade e inovação na intervenção preventiva METODOLOGIA: Partindo da análise do EUPC e da formação dos profissionais, discutimos os resultados do pré e pós teste realizados pelos formandos que frequentaram a microcredencial ‘EUPC-Frontline’. DESENVOLVIMENTO: O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) (EMCDDA 2019), surge num contexto de crescente interesse e atenção, a nível mundial, de desenvolvimento de padrões de qualidade dos profissionais em prevenção, promovendo também a capacitação dos decisores, líderes de opinião e responsáveis políticos. O EUPC é baseado em referenciais, normas e evidências internacionais, com uma filosofia de intervenção europeia, de respeito pelos direitos humanos, reconhecimento do valor complementar da redução de riscos e do equilíbrio entre os programas de prevenção e políticas públicas. O EUPC-Frontline, que dota os profissionais da linha da frente dos conhecimentos e ferramentas necessários para dar prioridade a intervenções baseadas em dados concretos evidências, eliminando gradualmente práticas obsoletas e iatrogénicas. Os resultados do pré- e pós-teste mostram o perfil dos formandos da primeira edição da microcredencial e revelam tendências no que se refere aos seus conhecimentos e atitudes face à prevenção. CONCLUSÃO: A formação dos profissionais reforça a ciência da prevenção ao capacitar os profissionais para a sua aplicação e desenvolvimento.
- Digital skills and gender equity: perceptions and practices of portuguese primary education teachersPublication . Mouraz, AnaThis study aims to characterize the digital skills and pedagogical practices using digital technology among primary teachers (first CEB), as well as to map their understanding and practices of promoting gender equality using digital technology. To this end, an online questionnaire survey was conducted among teachers, which yielded 3871 valid responses, representing 17.5% of the population. The sample structure is identical to that of the population, in terms of sociodemographic and territorial characteristics, as well as to the years of schooling covered. It was found that teachers perceive themselves as digitally competent to carry out the essential part of their teaching tasks. Most have already tried to carry out a diverse set of pedagogical practices and activities using digital technology. However, as the overwhelming majority did not find differences between the uses that boys and girls make of digital technology, they also do not act to promote digital skills differently among girls. Some contextual variables were also found that explain these differences in perception and practices regarding digital in education.
