Mestrado em Estudos do Património | Master's Degree in Heritage Studies - TMEP
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Browsing Mestrado em Estudos do Património | Master's Degree in Heritage Studies - TMEP by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::História e Arqueologia"
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- Casa de brasileiros de Paços de Ferreira: “Ecletismo e Exuberância”Publication . Barros, Maria da Assunção da Silva; Câmara, Maria Alexandra Gago daO património edificado dos brasileiros, no apogeu do século XIX e no alvor do século XX, tem despertado interesse por parte de investigadores que, através dos seus trabalhos, têm contribuído para o despertar de novos estudos. Nesse sentido, debruçamo-nos sobre as Casas de brasileiros do Concelho de Paços de Ferreira. Para compreender a sua génese, recorremos à investigação histórica e sociológica da emigração oitocentista de Portugal para o Brasil e da influência que o seu retorno teve no património arquitetónico. Conscientes da influência que os brasileiros exerceram no património do Concelho, analisamos as alterações introduzidas na arquitetura Civil e os novos elementos estruturais na edificação das suas habitações. Deparámo-nos com um património arquitetónico que urge descobrir o seu significado na História da Arte e da Cultura, só assim, conseguiremos que esta valiosa herança não desapareça.
- As cozinhas na Inglaterra dos séculos XV e XVI: recheios, práticas e receitasPublication . Duarte, Catarina de Almeida Pereira; Gonçalves, Carla Alexandra“Uma imagem vale mais do que mil palavras”, afirma o popular ditado português e não poderíamos estar mais de acordo. Esta dissertação pretende criar uma passagem visual, através da arte, para o quotidiano daqueles que viveram na Inglaterra dos séculos XV e XVI, focando-se especificamente nos espaços que, as diferentes classes sociais utilizavam para processar, cozinhar e consumir alimentos, incluindo peças de mobiliário, utensílios e demais acessórios. A alimentação, receitas e restantes práticas culinárias não podiam, naturalmente, ser deixadas de fora deste trabalho, não só pela sua ligação primordial com as cozinhas, mas também pela sua suprema importância como património imaterial. As fontes iconográficas, assim como os espaços e objetos, medievais e modernos, referidos nesta dissertação fazem parte do património material europeu, o nosso trabalho constituirá então, não apenas um estudo teórico, mas também uma pequena coleção de imagens históricas relacionadas com a alimentação e as cozinhas, que poderá também vir a ser útil para futuros estudos relacionados com o assunto em epigrafe.
- Um estudo de caso: o fundo Tomé José de Barros Queirós e o relevo dos arquivos pessoais e particulares no âmbito do património documental, da memória e da históriaPublication . Viola, Odete Maria Gonçalves; Avelar, Ana PaulaA presente dissertação para o curso de Mestrado em Estudos do Património insere-se na linha de investigação do Património Documental. Pretende evidenciar o valor da Memória para a escrita da História, através do estudo de caso do fundo pessoal, histórico e particular de Tomé José de Barros Queirós (Ílhavo, 2 de fevereiro de 1872 - Lisboa, 5 de maio de 1926). O seu produtor, republicano e maçon, que iniciou a sua atividade profissional como comerciante do ramo da luminária em Lisboa, desempenhou diversos cargos governamentais durante a Primeira República em Portugal, nomeadamente o de Presidente do Conselho (designação de então para o cargo actual de Primeiro-Ministro), entre 23 de maio e 30 de agosto de 1921. Este tipo de arquivos, histórico, pessoal e particular, compõe-se, na sua generalidade, como é o caso do fundo em estudo, de fontes presumivelmente genuínas, que refletem a história do seu produtor e da correspondente época (não raro, com contributos políticos além de contributos sociológicos). O ensaio que se apresenta enquadra-se na corrente arquivística que defende a valorização deste tipo de arquivos, com dois destacados motivos: 1) A complementaridade informativa que contêm, relativamente aos arquivos públicos, representando uma maior oferta de documentos probatórios genuínos de usos, costumes e singularidades, que ao adicionarem novas perspetivas à historiografia, permitem compreender melhor a Memória e a construção da identidade coletiva; 2) O acréscimo que representa para o utilizador, em especial o investigador, ao despender menos tempo na localização de fontes e na recuperação da informação, rentabilizando o seu trabalho na produção de conhecimento científico. Esta dissertação reforça o apelo aos detentores deste tipo de arquivos, contrariando a desconfiança generalizada que sentem pelo abandono a que normalmente estes legados são votados após a doação, pela inegável falta de meios para os tratar, para a sua salvaguarda, nomeadamente por entrega a instituições que assegurem o seu tratamento e disseminação. Ao Poder e às instituições habilitadas compete-lhes ponderar investir em recursos capazes de responder à valorização, acesso e divulgação deste bem comum que é a memória social, representativa da construção da identidade coletiva, em cumprimento do objetivo do Património Documental. Acrescenta-se que o tratamento arquivístico de alguns documentos do fundo na presente dissertação, apresentado em Catálogo, visa ilustrar os benefícios acima referidos.
- Revisitar o património azulejar em Sesimbra dos séculos XVII e XVIII: história e salvaguardaPublication . Vaz, José Freire; Câmara, Maria Alexandra Gago daO estudo do património azulejar dos séculos XVII e XVIII no concelho de Sesimbra partiu da sua pesquisa in loco com base em anteriores identificações até se conseguir uma compilação reveladora da sua atual existência. A possibilidade de podermos encontrar exemplares que nos remetem para o longo período barroco, o Ciclo dos Mestres, a Grande Produção Joanina, o gosto rocaille, o surgimento das Figuras de Convite e dos painéis historiados, leva a que possa ser desenhado, para quem se interesse por esta representação artística, um roteiro de circuitos com itinerários simples, curtos e perfeitamente identificados que facilitarão o seu conhecimento no dealbar da terceira década do século XXI. Temporalmente envolvido numa época onde as manifestações artísticas do barroco se estendem a outras artes para além do azulejo, casos da talha dourada da pintura e da escultura entre outras e que também marcam presença em alguns espaços, o inerente conceito de Arte Total será obrigatório e necessariamente objeto de atenta referência. Este património inserido em três realidades que gerem e definem a propriedade dos locais onde os mesmos estão implantados (municipais, religiosos e palacianos), apresenta por vezes alguns condicionalismos no livre acesso aos seus interiores, o que dificulta a pretendida apreciação. Ao sermos diariamente confrontados com uma realidade onde o crescente afluxo turístico, ávido na descoberta do que é verdadeiramente genuíno, teremos de ter a noção de que a apresentação deste património azulejar é certamente uma considerável mais valia que não pode ser ignorada.
- Salvaguarda de património sacro : Igreja de São Cristovão em Lisboa : XIX-XXIPublication . Duarte, Ana Paula Carrolo; Câmara, Maria Alexandra Gago daEm Portugal, o património considerado essencial para a manutenção da memória histórica e coletiva da nação encontra-se classificado por legislação criada com o objetivo de preservar os monumentos nacionais para as gerações futuras. Contudo, a classificação dos monumentos não é por si só garantia de proteção. O presente trabalho, realizado no âmbito do Mestrado em Estudos do Património da Universidade Aberta, pretende aferir da importância da salvaguarda do património artístico e arquitetónico presente num monumento de cariz religioso. O interesse na sua preservação prende-se não só com valores religiosos e espirituais, mas também com valores histórico-culturais. A arte sacra presente nos templos testemunha a evolução arquitetónica e artística a nível nacional. A escolha do local a estudar recaiu sobre a igreja de São Cristóvão de Lisboa, uma das mais antigas da cidade, localizada na anterior freguesia de São Cristóvão e São Lourenço, local da antiga ermida de Santa Maria de Alcamim (como referido em documentos do reinado de D. Afonso II, século XIII). Esta igreja foi um dos poucos edifícios a resistir ao terramoto de 1755, o que permitiu preservar todos os seus projetos decorativos. As artes decorativas presentes no interior são um testemunho de novas diretrizes estéticas pós-Restauração da independência, no final do século XVII. Ao longo dos séculos, o templo foi sendo alvo de campanhas de beneficiação e restauros, contudo nas últimas décadas entrou em acelerado estado de degradação. Nos últimos anos foram lançados vários projetos que visam a sua recuperação. O presente trabalho pretende assim sublinhar a importância da preservação do espaço, bem como referir as medidas tomadas nos últimos anos para a sua preservação.