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- The potential of using smartphone in teaching and learning in secondary school: a descriptive study of selected schools in Maputo CityPublication . Imwa, Mphatso; Cabral, Pedro BarbosaAtualmente, temos smartphones espalhados por todo o mundo, das cidades às áreas remotas. Eles tornaram-se essenciais e parte integrante de nossas vidas, na qual seu uso tem impacto na maneira como conduzimos os negócios, a política, socializamos, comunicamos e partilhamos informações. Do ponto de vista da educação, os smartphones mostraram ter potencial para criar uma cultura de aprendizagem móvel, útil para o modelo pedagógico sócio-construtivista. Muitas pesquisas, principalmente realizadas em países desenvolvidos, concentraram-se nos benefícios do smartphone no ensino superior. O contexto e o cenário geográficos revelam que há menos estudos em países em desenvolvimento, como é o caso de Moçambique. Apesar das descobertas de investigações anteriores que podem ser extensíveis noutros contextos geográficos ou regionais; é necessário analisar outros contextos, pois cada comunidade ou sociedade é única dos pontos de vista social, econonómico e cultural, entre outros, e Moçambique não é uma exceção. Este estudo teve como objetivo explorar o potencial do uso de smartphones na educação, com foco particular nas escolas secundárias. O estudo usou o método descritivo para avaliar o conhecimento sobre recursos e aplicações, bem como as perceções e desafios que professores e alunos têm em relação ao uso de smartphones no ensino e aprendizagem nas escolas secundárias. Na revisão da literatura realizada foi possível identificar que métodos e o tipo de uso é dado ao smartphone no ensino e na aprendizagem. Na revisão da literatura verificou-se que há um grupo de professores que percecionam positivamente o uso dos dispositivos móveis como ferramentas pedagógicas, mas há um outro grupo de professores que são contra ou têm duvidas em relação à sua inclusão na educação. Adicionalmente, os estudantes consideraram o uso dos smartphones necessários na educação, revelando uma perspetiva mais positiva no seu uso em comparação com os professores. Os dados da revisão de literatura estão em linha com os dos resultados dos inquéritos aplicados nas escolas selecionadas. Pela aplicação dos inquéritos, foi possível verificar que alguns professores provavelmente precisam de formação para usarem os dispositivos móveis na aprendizagem e que nem todos professores e instituições tenham explorado completamente os recursos e usos dos smartphones na educação, em particular no ensino secundário. Atendendo que Moçambique não fornece a tecnologia estipulada no seu Plano de Educação Tecnológica de 2011 (TEP / PET), devido à escassez de recursos financeiros, isso pode justificar o motivo para alguns professores não usarem tecnologia digital no contexto educativo. Os professores do estudo também referem que os smartphones são caros, o que pode estar na origem dos alunos terem estes dispositivos em maior quantidade do que a dos professores e, consequentemente, não terem condições para tirar benefício do seu uso em sala de aula. Do ponto de vista da literatura, pode ser que alguns professores sejam imigrantes; portanto, eles têm dificuldades em adotar ou se adaptar às novas tendências de inovação. O estudo sugeriu que é essencial experimentar alguns projetos, onde, por exemplo, se compare um contexto de ensino com smartphones com o ensino e a aprendizagem tradicionais.
- Casa de brasileiros de Paços de Ferreira: “Ecletismo e Exuberância”Publication . Barros, Maria da Assunção da Silva; Câmara, Maria Alexandra Gago daO património edificado dos brasileiros, no apogeu do século XIX e no alvor do século XX, tem despertado interesse por parte de investigadores que, através dos seus trabalhos, têm contribuído para o despertar de novos estudos. Nesse sentido, debruçamo-nos sobre as Casas de brasileiros do Concelho de Paços de Ferreira. Para compreender a sua génese, recorremos à investigação histórica e sociológica da emigração oitocentista de Portugal para o Brasil e da influência que o seu retorno teve no património arquitetónico. Conscientes da influência que os brasileiros exerceram no património do Concelho, analisamos as alterações introduzidas na arquitetura Civil e os novos elementos estruturais na edificação das suas habitações. Deparámo-nos com um património arquitetónico que urge descobrir o seu significado na História da Arte e da Cultura, só assim, conseguiremos que esta valiosa herança não desapareça.