Browsing by Issue Date, starting with "2021-02-03"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Feedback e gamificação em educação onlinePublication . Gomes, Cláudia; Pereira, AldaA gamificação tem vindo a adquirir importância em diversas áreas, nomeadamente em Educação. Com este artigo, pretende-se dar a conhecer um sistema gamificado em Educação Online e qual a perspetiva dos estudantes sobre os vários tipos de feedback utilizados. O estudo incidiu sobre duas unidades curriculares semestrais, ambas sujeitas a um desenho gamificado com diversos elementos de jogo como forma de feedback relativo a diversas atividades e em variados momentos: pontos, medalhas, tabelas de desempenho e placar. A recolha de dados sobre a perceção dos estudantes foi realizada através de observação, questionário e entrevistas. Os resultados apontam para a importância dos vários tipos de feedback, sendo relevante a sua distribuição permanente ao longo do tempo.
- Um estudo de caso: o fundo Tomé José de Barros Queirós e o relevo dos arquivos pessoais e particulares no âmbito do património documental, da memória e da históriaPublication . Viola, Odete Maria Gonçalves; Avelar, Ana PaulaA presente dissertação para o curso de Mestrado em Estudos do Património insere-se na linha de investigação do Património Documental. Pretende evidenciar o valor da Memória para a escrita da História, através do estudo de caso do fundo pessoal, histórico e particular de Tomé José de Barros Queirós (Ílhavo, 2 de fevereiro de 1872 - Lisboa, 5 de maio de 1926). O seu produtor, republicano e maçon, que iniciou a sua atividade profissional como comerciante do ramo da luminária em Lisboa, desempenhou diversos cargos governamentais durante a Primeira República em Portugal, nomeadamente o de Presidente do Conselho (designação de então para o cargo actual de Primeiro-Ministro), entre 23 de maio e 30 de agosto de 1921. Este tipo de arquivos, histórico, pessoal e particular, compõe-se, na sua generalidade, como é o caso do fundo em estudo, de fontes presumivelmente genuínas, que refletem a história do seu produtor e da correspondente época (não raro, com contributos políticos além de contributos sociológicos). O ensaio que se apresenta enquadra-se na corrente arquivística que defende a valorização deste tipo de arquivos, com dois destacados motivos: 1) A complementaridade informativa que contêm, relativamente aos arquivos públicos, representando uma maior oferta de documentos probatórios genuínos de usos, costumes e singularidades, que ao adicionarem novas perspetivas à historiografia, permitem compreender melhor a Memória e a construção da identidade coletiva; 2) O acréscimo que representa para o utilizador, em especial o investigador, ao despender menos tempo na localização de fontes e na recuperação da informação, rentabilizando o seu trabalho na produção de conhecimento científico. Esta dissertação reforça o apelo aos detentores deste tipo de arquivos, contrariando a desconfiança generalizada que sentem pelo abandono a que normalmente estes legados são votados após a doação, pela inegável falta de meios para os tratar, para a sua salvaguarda, nomeadamente por entrega a instituições que assegurem o seu tratamento e disseminação. Ao Poder e às instituições habilitadas compete-lhes ponderar investir em recursos capazes de responder à valorização, acesso e divulgação deste bem comum que é a memória social, representativa da construção da identidade coletiva, em cumprimento do objetivo do Património Documental. Acrescenta-se que o tratamento arquivístico de alguns documentos do fundo na presente dissertação, apresentado em Catálogo, visa ilustrar os benefícios acima referidos.
- As competências globais: uma primeira aproximaçãoPublication . Jacquinet, MarcO gestor global é assim aquele que emerge neste novo ambiente cultural e nas transformações sociais, políticas e económicas das últimas décadas. McCall e Hollenbeck (2002) adoptam uma perspetiva multicultural sobre o que é um gestor ou uma gestora global. Os autores apontam sete competências para gerir o ambiente multicultural e para poderem servir de base para definir o que se entende por bons gestores globais. Veremos mais adiante outras tipologias. Existem ainda outras que os alunos podem pesquisar e enriquecer as discussões e os contributos.