Linguística | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Linguística | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Línguas e Literaturas"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Comunicar conhecimento científico em dissertações de mestrado: diferenças e semelhanças entre áreas disciplinares distintasPublication . Moiteiro Marques, Miguel; Silva, Paulo Nunes da; Maior, Dionísio Vila; Novo, Ana; Chenoll, Antonio; Seara, Isabel; Childs, Jeffrey; Bello, Rosário Lupi; Dix, SteffenNo presente estudo, selecionou-se um corpus de 520 dissertações de mestrado de universidades públicas portuguesas, distinguindo-se áreas disciplinares de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM) e Ciências Sociais e Humanas e Humanidades (CSHH). O objetivo consistiu em analisar contrastivamente a língua de comunicação, a estrutura macrotextual, a extensão dos textos e o uso de recursos como figuras e tabelas. Inscrevendo-se na área da Linguística do Texto e do Discurso, foram adotados contributos teóricos diversos: de Bronckart (1997), Adam (2008), Maingueneau (2014) e Swales (2004). Os resultados indiciam tendências específicas nas duas áreas consideradas: uso de português, estruturação macrotextual por tópicos e textos mais extensos nas CSHH, em contraste com o uso predominante de inglês, adoção de planos de estruturação mistos e textos menos extensos nas CTEM.
- O conceito de género na linguística sistémico-funcional e no interacionismo sociodiscursivoPublication . Alexandre, Marta Filipe; Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís FIlipe; Caels, Fausto; Marrengula, EmíliaEste artigo apresenta um conjunto de reflexões em que se compara e contrasta as conceções de género inerentes à Linguística Sistémico-Funcional (LSF) e ao Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tendo como objetivo sistematizar as semelhanças e as diferenças entre ambas. Ainda que, nos dois enquadramentos, se use a designação “género”, as etiquetas e as classes consideradas, bem como os critérios adotados para as identificar e delimitar, são distintos. Uma reflexão crítica e a subsequente sistematização justificam-se, então, para evitar equívocos suscitados pelo uso da mesma designação para referir conceitos diferentes e classes genológicas distintas. Partindo da contextualização inicial do problema, expõem-se os elementos fundamentais para o entendimento do conceito de género no âmbito da LSF e do ISD e procura-se avançar com uma análise comparativa das propriedades inerentes às classificações em géneros no âmbito destas duas correntes teóricas. Por fim, são sistematizadas as diferenças entre as duas perspetivas acerca dos géneros e são indicadas as características que estão na origem das diferenças mais relevantes. Entre os resultados, destaca-se o que sublinha os pontos de contacto entre a classificação em famílias de géneros da LSF (Rose & Martin, 2012) e as classificações em tipos de textos (Werlich, 1983), proposta no seio das gramáticas textuais, e em sequências textuais (Adam, 1992), proposta no âmbito da Linguística Textual.
- O género prova de avaliação: da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didáticoPublication . Mauai, Ângelo Américo; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Gonçalves, Matilde; Jorge, NoémiaA pesquisa contribui para a área da Linguística Aplicada e dos estudos textuais ao colmatar uma lacuna relevante na investigação sobre géneros textuais em contextos didáticos: o género Prova de Avaliação. Ao contrário de outros géneros amplamente analisados, como o artigo científico ou a tese de doutoramento, o género Prova de Avaliação tem sido pouco explorado sob a perspetiva da estrutura textual. A investigação propõe-se, assim, descrever as propriedades estruturais deste género e a propor um modelo que possa ser didaticamente aplicado, sobretudo na formação de futuros professores. Com isso, promove-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre a produção e o uso de provas de avaliação, desejavelmente contribuindo para práticas pedagógicas mais conscientes e eficazes.
- Introduções de dissertações de mestrado de universidades portuguesas: diferenças e semelhanças entre áreas disciplinares distintasPublication . Marques, Miguel Moiteiro; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Gonçalves, Matilde; Jorge, NoémiaO estudo que agora se apresenta insere-se na área da Linguística do Texto e do Discurso. Pretende-se realizar uma análise contrastiva de exemplares do género dissertação de mestrado no que diz respeito a diversos parâmetros, como a língua de comunicação usada, o modelo de estruturação adotado e as propriedades retórico-estruturais das introduções dos textos desse género.
