Linguística | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Linguística | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Línguas e Literaturas"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Comunicar conhecimento científico em dissertações de mestrado: diferenças e semelhanças entre áreas disciplinares distintasPublication . Moiteiro Marques, Miguel; Silva, Paulo Nunes da; Maior, Dionísio Vila; Novo, Ana; Chenoll, Antonio; Seara, Isabel; Childs, Jeffrey; Bello, Rosário Lupi; Dix, SteffenNo presente estudo, selecionou-se um corpus de 520 dissertações de mestrado de universidades públicas portuguesas, distinguindo-se áreas disciplinares de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (CTEM) e Ciências Sociais e Humanas e Humanidades (CSHH). O objetivo consistiu em analisar contrastivamente a língua de comunicação, a estrutura macrotextual, a extensão dos textos e o uso de recursos como figuras e tabelas. Inscrevendo-se na área da Linguística do Texto e do Discurso, foram adotados contributos teóricos diversos: de Bronckart (1997), Adam (2008), Maingueneau (2014) e Swales (2004). Os resultados indiciam tendências específicas nas duas áreas consideradas: uso de português, estruturação macrotextual por tópicos e textos mais extensos nas CSHH, em contraste com o uso predominante de inglês, adoção de planos de estruturação mistos e textos menos extensos nas CTEM.
- O género prova de avaliação: da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didáticoPublication . Mauai, Ângelo Américo; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Gonçalves, Matilde; Jorge, NoémiaA pesquisa contribui para a área da Linguística Aplicada e dos estudos textuais ao colmatar uma lacuna relevante na investigação sobre géneros textuais em contextos didáticos: o género Prova de Avaliação. Ao contrário de outros géneros amplamente analisados, como o artigo científico ou a tese de doutoramento, o género Prova de Avaliação tem sido pouco explorado sob a perspetiva da estrutura textual. A investigação propõe-se, assim, descrever as propriedades estruturais deste género e a propor um modelo que possa ser didaticamente aplicado, sobretudo na formação de futuros professores. Com isso, promove-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre a produção e o uso de provas de avaliação, desejavelmente contribuindo para práticas pedagógicas mais conscientes e eficazes.
- Introduções de dissertações de mestrado de universidades portuguesas: diferenças e semelhanças entre áreas disciplinares distintasPublication . Marques, Miguel Moiteiro; Silva, Paulo Nunes da; Marques, Carla; Gonçalves, Matilde; Jorge, NoémiaO estudo que agora se apresenta insere-se na área da Linguística do Texto e do Discurso. Pretende-se realizar uma análise contrastiva de exemplares do género dissertação de mestrado no que diz respeito a diversos parâmetros, como a língua de comunicação usada, o modelo de estruturação adotado e as propriedades retórico-estruturais das introduções dos textos desse género.