Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
576.67 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A pesquisa contribui para a área da Linguística Aplicada e dos estudos textuais ao colmatar uma lacuna relevante na investigação sobre géneros textuais em contextos didáticos: o género Prova de Avaliação. Ao contrário de outros géneros amplamente analisados, como o artigo científico ou a tese de doutoramento, o género Prova de Avaliação tem sido pouco explorado sob a perspetiva da estrutura textual. A investigação propõe-se, assim, descrever as propriedades estruturais deste género e a propor um modelo que possa ser didaticamente aplicado, sobretudo na formação de futuros professores. Com isso, promove-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre a produção e o uso de provas de avaliação, desejavelmente contribuindo para práticas pedagógicas mais conscientes e eficazes.
Description
Keywords
Género prova de avaliação Géneros escolares Géneros académicos Discurso académico
Pedagogical Context
Citation
Mauai, Â. A., & Silva, P. N. (2025). O género Prova de Avaliação: Da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didático. In C. Marques, M. Gonçalves, & N. Jorge (Orgs.), Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática (pp. 249-268). Grácio Editor.
Publisher
Grácio Editor
CC License
Without CC licence