Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O género prova de avaliação: da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didático

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Mauai e Silva (2024) Rep Aberto.pdf576.67 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A pesquisa contribui para a área da Linguística Aplicada e dos estudos textuais ao colmatar uma lacuna relevante na investigação sobre géneros textuais em contextos didáticos: o género Prova de Avaliação. Ao contrário de outros géneros amplamente analisados, como o artigo científico ou a tese de doutoramento, o género Prova de Avaliação tem sido pouco explorado sob a perspetiva da estrutura textual. A investigação propõe-se, assim, descrever as propriedades estruturais deste género e a propor um modelo que possa ser didaticamente aplicado, sobretudo na formação de futuros professores. Com isso, promove-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre a produção e o uso de provas de avaliação, desejavelmente contribuindo para práticas pedagógicas mais conscientes e eficazes.

Description

Keywords

Género prova de avaliação Géneros escolares Géneros académicos Discurso académico

Pedagogical Context

Citation

Mauai, Â. A., & Silva, P. N. (2025). O género Prova de Avaliação: Da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didático. In C. Marques, M. Gonçalves, & N. Jorge (Orgs.), Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática (pp. 249-268). Grácio Editor.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue