Repository logo
 
Publication

O género prova de avaliação: da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didático

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturas
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorMauai, Ângelo Américo
dc.contributor.authorSilva, Paulo Nunes da
dc.contributor.editorMarques, Carla
dc.contributor.editorGonçalves, Matilde
dc.contributor.editorJorge, Noémia
dc.date.accessioned2025-05-15T13:57:07Z
dc.date.available2025-05-15T13:57:07Z
dc.date.issued2024-12
dc.description.abstractA pesquisa contribui para a área da Linguística Aplicada e dos estudos textuais ao colmatar uma lacuna relevante na investigação sobre géneros textuais em contextos didáticos: o género Prova de Avaliação. Ao contrário de outros géneros amplamente analisados, como o artigo científico ou a tese de doutoramento, o género Prova de Avaliação tem sido pouco explorado sob a perspetiva da estrutura textual. A investigação propõe-se, assim, descrever as propriedades estruturais deste género e a propor um modelo que possa ser didaticamente aplicado, sobretudo na formação de futuros professores. Com isso, promove-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre a produção e o uso de provas de avaliação, desejavelmente contribuindo para práticas pedagógicas mais conscientes e eficazes.por
dc.description.sponsorshipFCT − Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.: projeto UID/04887/2020
dc.identifier.citationMauai, Â. A., & Silva, P. N. (2025). O género Prova de Avaliação: Da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didático. In C. Marques, M. Gonçalves, & N. Jorge (Orgs.), Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática (pp. 249-268). Grácio Editor.
dc.identifier.isbn978-989-35413-8-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/19880
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherGrácio Editor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectGénero prova de avaliação
dc.subjectGéneros escolares
dc.subjectGéneros académicos
dc.subjectDiscurso académico
dc.titleO género prova de avaliação: da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didáticopor
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage268
oaire.citation.startPage249
oaire.citation.titleDiscurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameSilva
person.givenNamePaulo Nunes da
person.identifier.ciencia-id2719-0A96-080C
person.identifier.orcid0000-0001-9462-7717
relation.isAuthorOfPublication74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mauai e Silva (2024) Rep Aberto.pdf
Size:
576.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: