Publication
O género prova de avaliação: da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didático
datacite.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.author | Mauai, Ângelo Américo | |
dc.contributor.author | Silva, Paulo Nunes da | |
dc.contributor.editor | Marques, Carla | |
dc.contributor.editor | Gonçalves, Matilde | |
dc.contributor.editor | Jorge, Noémia | |
dc.date.accessioned | 2025-05-15T13:57:07Z | |
dc.date.available | 2025-05-15T13:57:07Z | |
dc.date.issued | 2024-12 | |
dc.description.abstract | A pesquisa contribui para a área da Linguística Aplicada e dos estudos textuais ao colmatar uma lacuna relevante na investigação sobre géneros textuais em contextos didáticos: o género Prova de Avaliação. Ao contrário de outros géneros amplamente analisados, como o artigo científico ou a tese de doutoramento, o género Prova de Avaliação tem sido pouco explorado sob a perspetiva da estrutura textual. A investigação propõe-se, assim, descrever as propriedades estruturais deste género e a propor um modelo que possa ser didaticamente aplicado, sobretudo na formação de futuros professores. Com isso, promove-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre a produção e o uso de provas de avaliação, desejavelmente contribuindo para práticas pedagógicas mais conscientes e eficazes. | por |
dc.description.sponsorship | FCT − Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.: projeto UID/04887/2020 | |
dc.identifier.citation | Mauai, Â. A., & Silva, P. N. (2025). O género Prova de Avaliação: Da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didático. In C. Marques, M. Gonçalves, & N. Jorge (Orgs.), Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática (pp. 249-268). Grácio Editor. | |
dc.identifier.isbn | 978-989-35413-8-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/19880 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | yes | |
dc.publisher | Grácio Editor | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Género prova de avaliação | |
dc.subject | Géneros escolares | |
dc.subject | Géneros académicos | |
dc.subject | Discurso académico | |
dc.title | O género prova de avaliação: da análise de um corpus à conceção de um modelo descritivo e didático | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 268 | |
oaire.citation.startPage | 249 | |
oaire.citation.title | Discurso Académico: Complexidade teórica e diversidade didática | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Silva | |
person.givenName | Paulo Nunes da | |
person.identifier.ciencia-id | 2719-0A96-080C | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9462-7717 | |
relation.isAuthorOfPublication | 74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 74d4d1b3-2920-4088-b3aa-6b54a81b09a9 |