DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO
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Browsing DISSERTAÇÕES DE MESTRADO E TESES DE DOUTORAMENTO by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências da Educação"
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- A experiência intercultural na aprendizagem : estudo de caso dos estudantes portugueses de instrumentos de sopro metal na AlemanhaPublication . Antão, Gabriel; Moreira, Darlinda; Lourenço, António José Vassalo NevesA sensibilidade da música ao contexto cultural é um tema explorado amplamente nas músicas do mundo, mas nem tanto na música Clássica. Os estudantes portugueses de instrumentos de sopro de metal na Alemanha experienciam processos de aprendizagem complexos aos níveis académico, social e cultural. Abordamos instituições de ensino superior e orquestras, onde as competências interculturais são necessárias para poder fazer face à realidade multicultural destes centros, e como esta temática cruza os conceitos e âmbitos conceptuais da escola, das culturas, da aprendizagem e dos valores socioculturais. A natureza intercultural da música está refletida em âmbitos diversos, desde as orquestras como comunidades de prática às influências dos idiomas na prática musical, passando pelos contextos sociais e históricos dos países em estudo. A nossa investigação pretende perceber os processos de integração e aculturação dos estudantes portugueses e de que forma este fenómeno se relaciona com o sucesso profissional dos mesmos, ajudando os vários agentes educativos a melhor contribuírem para o sucesso dos estudantes. Com esse objetivo, foram realizadas entrevistas abertas aos dez estudantes portugueses de instrumentos de metais a estudarem na Alemanha no período de 2010 a 2014. Os resultados dão conta de uma consciência coletiva e indicam que uma maior integração no meio é facilitadora de sucesso profissional. É constatada uma influência cultural na prática musical, também ela indicadora da sensibilidade cultural na música Clássica. O fenómeno de migração é justificado com a diferença nos mercados de trabalho a nível musical, os quais por sua vez estão espelhados nos programas educativos dos países estudados. As multiculturais escolas superiores alemãs representam um caso de interesse por possibilitarem uma inserção mais rápida aos novos estudantes, que não se sentem estranhos ao meio. A aprendizagem ocorre em âmbitos distintos, sendo o meio social uma fonte inequívoca de aprendizagens, que fortalece uma predisposição e maior envolvência do aluno no processo de integração e promove os sucessos académico e profissional.
- Formação aberta e online, redes sociais e inclusão digital : o projeto Reviver na RedePublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroVivemos um novo paradigma social, onde a informação circula intensamente através de redes mediadas pela tecnologia. A nossa participação nestas redes determina o acesso ao conhecimento e à reconfiguração de processos relacionais, o que traz grandes desafios, mas também oportunidades de aprender e evoluir, para melhor respondermos às nossas necessidades pessoais ou profissionais. Assim, utilizar as redes sociais digitais, como o Fa-cebook, confere-nos poder no acesso ao conhecimento e integra-nos numa cultura partici-patória online. Neste contexto, é essencial considerar novos caminhos para as aprendiza-gens, diferentes e inovadores, que respondam às necessidades mais imediatas dos indiví-duos, nomeadamente a sua empregabilidade. O projeto REviver na Rede materializa-se numa plataforma online de apoio à utilização do Facebook para promover a socialização, a integração social e a empregabilidade de desem-pregados e reforçar as novas formas de procura ativa de emprego. A sua missão é disponi-bilizar orientações para os desempregados utilizarem o Facebook de forma a construírem uma presença online vantajosa, melhorando a sua empregabilidade. Procurámos enquadrar o projeto, de âmbito educacional e social, numa estratégia de su-peração do desemprego que, muitas vezes, origina um distanciamento dos indivíduos face às suas redes de sociabilidade, podendo assumir contornos de isolamento e exclusão social, o que dificulta a procura ativa de emprego e o grau de empregabilidade. Dos resultados obtidos, destacamos a forte envolvência do público-alvo com o projeto, o facto de muitos terem conseguido um emprego na sequência das interações realizadas, a alteração de algumas práticas na utilização das redes sociais e os muitos testemunhos, so-bre a pertinência dos conteúdos disponibilizados. Concluímos que o Facebook é uma ferramenta válida para a integração, socialização e pro-cura ativa de emprego, ajudando a melhorar a empregabilidade. Mas também constatámos que são necessários novos conteúdos e metodologias educacionais que promovam dife-rentes tipos de aprendizagens ao longo da vida, sobretudo, através dos novos meios de difusão, como são as redes sociais digitais.
- Impacto das práticas de arte educação em contextos diferenciados de ajuda humanitária : aproximações e diferenças a partir de dois estudos de casoPublication . Nascimento, Liliana do; Teixeira, AntónioEste trabalho apresenta dois estudos de caso de educação não-formal com grupos distintos de crianças em duas situações de ação humanitária – uma de conflito armado (crianças refugiadas da guerra civil na Síria e órfãos) e outra de catástrofe natural (terramoto no Nepal) – em que Organizações não Governamentais (ONG) adotaram práticas de Arte Educação no alívio aos traumas daí resultantes. Os dois casos diferenciam-se quanto à fase em que as práticas de Arte Educação foram introduzidas, sendo que no primeiro caso a intervenção foi feita no estágio de ajuda ao desenvolvimento, e no segundo caso a intervenção aconteceu logo na fase de emergência. O ponto comum é a intervenção de Organizações não Governamentais e voluntários como atores no alívio às consequências das crises.
- A implementação da Metodologia Fenix : mudanças e implicações no Agrupamento de Escolas de PenichePublication . Vitorino, António José NicolauEste estudo enquadra-se na linha orientadora de Teaching and Learning International Survey (2013) da Education, Audiovisual and Culture Executive Agency (Eurodyce Report, 2015) e do Programa mais Sucesso Escolar da Direção-Geral Educação (Projeto Fénix, 2010). Segue a linha teórica de diversos autores, entre eles, Abelha (2005), Hargreaves (1998), Milheiro (2013), Roldão (2007). A presente dissertação é o resultado de uma investigação realizada no Agrupamento de Escolas de Peniche. Apresentava um número significativo de alunos de baixo rendimento escolar que não registava melhoria ao longo do percurso académico. A tomada de consciência pela comunidade escolar de que alguma coisa tinha de ser feita para reverter a situação, levou o Direção a implementar a Metodologia Fénix no 2.º ciclo. A implementação desta Metodologia proporciona alterações na organização escolar e previa que tivesse influência positiva na cultura da escola, nos alunos, nos professores e nas famílias. Este estudo teve o propósito de identificar e mensurar o impacto da implementação da Metodologia Fénix no agrupamento. O foco da investigação esteve dirigido ao trabalho colaborativo entre professores. Participaram neste estudo os professores do 2.º ciclo, os professores do Conselho Pedagógico, a Diretora e Adjuntos. Para a realização do estudo foi realizada a leitura e análise dos documentos estruturantes do agrupamento: Projeto Educativo, Projeto Curricular, Plano Anual de Atividades, Regulamento Interno e Plano Plurianual de Melhorias. A esta fase seguiu-se a preparação e a operacionalização da recolha de dados através dos questionários e entrevistas. As informações recolhidas dos questionários foram submetidas a análises estatísticas, com o apoio da ferramenta informática de cálculo SPSS (Statistical Package for the Social Sciencies), versão 22 e as informações recolhidas nas entrevistas foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo, tendo sido os dados organizados em diversas categorias de forma a dar respostas às questões de investigação. Em linha com os resultados obtidos, podemos concluir que a inclusão do Agrupamento como escola TEIP e a Metodologia Fénix tiveram influência no Agrupamento, nomeadamente no trabalho colaborativo entre professores. Os inquiridos consideram que o trabalho colaborativo aumentou ou aumentou muito (82,5%) e todos os entrevistados referem que a Metodologia Fénix influencia positivamente o trabalho colaborativo entre professores. Os professores consideram que a motivação e a responsabilidade na organização são os fatores mais importantes e mais vantajosos para o envolvimento no trabalho colaborativo entre professores. O estudo indica que os professores estão satisfeitos com o desenvolvimento deste tipo de trabalho e que a partilha de informação e de recursos e a ética de relação são os fatores mais importantes. Os professores mostram-se satisfeitos com os efeitos do trabalho colaborativo entre professores e consideram que a alteração na organização escolar, as alterações no processo ensino-aprendizagem e o reforço da socialização são as alterações mais importantes provocadas pelo trabalho colaborativo. Em síntese, a inclusão do Agrupamento como escola TEIP e a Metodologia Fénix foram o ponto de partida para o aumento do trabalho colaborativo entre professores. A procura de soluções para a melhoria da qualidade do sucesso educativo levou à implementação destas medidas que, como é evidente no presente estudo, teve influência no trabalho colaborativo entre professores e como refere Vieira (2011) exigem o desenvolvimento de práticas de trabalho colaborativo entre os docentes. Sabendo que o trabalho colaborativo, como concluiu a EACEA (2015), “pode afetar positivamente a motivação dos professores, a eficácia do seu ensino e a sua satisfação no trabalho”, no Agrupamento de Escolas de Peniche, de acordo com presente estudo, encontram-se evidências de estar no caminho da eficácia do seu ensino e da melhoraria do rendimento escolar dos seus alunos.
- O lugar da interatividade na prática da tutoria a distância no curso Planejamento, Implementação e Gestão da EaD - LANTE na Universidade Federal FluminensePublication . Freire, Ana Luiza Gonçalves; Costa, CelsoO foco desta dissertação é o estudo da interatividade entre Tutores a Distância, Coordenadores de Tutoria e alunos, no ambiente online de aprendizagem do LANTE, no curso Planejamento, Implementação e Gestão da EaD (PIGEAD), da Universidade Federal Fluminense – UFF, Brasil, no ano de 2014. O seu objetivo principal é conhecer, identificar e analisar pontos onde as interações em Fóruns de Orientação e Discussão online podem ser melhor qualificadas. Esses espaços de interação são de extrema relevância, pois vêm carregados de afeto e uma boa leitura concorre para o bom andamento do curso sendo um importante lugar para a construção do conhecimento. Para tal fundamentamo-nos na revisão da literatura baseada nos autores (Lévy, 1999), (Silva, 2002), (Primo, 2007), (Kretz, 1985), (Damásio, 2001), entre outros bem como nos investigadores que se dedicaram ao estudo da docência, em especial da tutoria a distância.
- Mapeando práticas pedagógicas em contextos de diversidadePublication . Silva, Celestina Maria Gomes e; Goulão, FátimaA diversidade está inscrita no código genético de qualquer aula. O primeiro olhar, ao entrar na sala, permite perceber as diferenças físicas dos alunos: a altura, o peso, a cor de pele e o género. Olhando por mais algum tempo, outras diferenças começam a ser percecionadas: diferenças socioeconómicas, culturais, religiosas e até linguísticas. À medida que a relação pedagógica se desenvolve diferenças mais subtis emergem: diferenças no modo como os alunos aprendem, no tempo que le-vam a aprender e no que lhes é possível aprender. Foi neste cenário que filiámos o nosso estudo, com o qual pretendemos saber o modo como os professores per-cecionam a diversidade e analisar o impacto desta perceção ao nível das práticas pedagógicas que desenvolvem. O trabalho de campo decorreu entre o último período do ano letivo de 2013-2014 e os dois primeiros períodos do ano letivo de 2014-2015 e foi realizado a partir de uma amostra constituída por treze professoras Foi um estudo qualitativo que se revestiu de uma natureza exploratória. Como metodologia utilizámos a narrativa e recorremos à entrevista não estruturada de natureza biográfica e às notas de campo como instrumentos de recolha de dados. Dos dados recolhidos inferimos que os sujeitos participantes do estudo são sensíveis à diversidade dos alunos, nomeadamente a que se relaciona com a classe social e as capacidades. Inferimos, ainda, que a perceção de cada um destes domínios de diversidade não tem o mesmo impacto ao nível da atuação pedagó-gica. A este nível, os dados recolhidos permitiram destacar o papel desempenhado pelas experiências pessoais e profissionais, bem como pelo quadro institucional em que a atuação pedagógica dos sujeitos participantes se desenvolve. O estudo aponta, ainda, para a ideia de que não existem momentos do ciclo da carreira do-cente em que os sujeitos da investigação tivessem sido particularmente sensíveis ao trabalho com a diversidade. Por último, percebemos que as práticas levadas a efeito pelos sujeitos participantes, se inserem, na sua maior parte, nos níveis mais simples de integração da diversidade na atuação pedagógica. Destas conclusões inferimos implicações para o domínio da formação inicial e contínua dos professo-res e, ainda, para a reflexão a realizar no âmbito da educação e multi/interculturali-dade.
- Modelos e práticas de ensino no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo da Escola Santa Teresinha do Menino JesusPublication . André, Ussene Eusébio; Oliveira, IsolinaEm Moçambique é recorrente a situação da qualidade de ensino, em quase todos níveis, estando a soar negativamente todo sistema nacional, desde o ensino primário ao ensino secundário. Várias palestras, análises e estudos são realizados de modo a encontrar as causas, sendo focadas várias, a mais recorrente tem sido a qualidade de formação dos professores, que desagua nas suas práticas de ensino. Consequentemente, o presente estudo visou averiguar os modelos e as práticas de ensino aplicados por professores do ESG2 da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Zivava, durante as suas atividades letivas com os seus alunos. Neste contexto, ensinar pode definir-se como “um conjunto de ações, em resultado de escolhas entre objetivos e significados contraditórios que são feitos de acordo com os dados da situação em que o ensino tem lugar” (Gaspar, Pereira, Oliveira & Teixeira, 2015, P.47). Este estudo centrou-se na identificação das conceções dos professores sobre o processo de ensino - aprendizagem, na caracterização dos modelos de ensino e na análise das práticas de ensino, desenvolvidas pelos professores do Ensino Secundário Geral do 2º Ciclo da referida Escola, no total de dezassete professores, o diretor e o diretor adjunto pedagógico, perfazendo o universo de dezanove. O estudo assumiu uma abordagem de natureza mista assente numa diversidade de técnicas de recolha e tratamento de dados. Os dados foram recolhidos através de entrevistas, questionários, registos de observação de aulas, análise dos documentos orientadores da escola e registos fotográficos. Os resultados obtidos revelam a combinação de diversas conceções dos professores do ESG2 da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Zivava com relação ao processo de ensino e aprendizagem, há uma tendência no sentido do construtivismo, sobretudo a nível do discurso, mas ainda é ténue a nível de prática, apegando-se fundamentalmente em métodos tradicionais, assentes num ensino conteudista. Em relação à avaliação, há valorização dos testes escritos embora transpareça o uso de outros instrumentos, não há uma explicitação dos critérios de avaliação e o uso da avaliação diagnóstica e da formativa é muito ténue, porém há indícios de mudança.
- O papel da supervisão pedagógica na mudança das práticas pedagógicas dos professores do 3º ciclo de aprendizagem do ensino básico : um estudo em duas escolas primárias completas, ZIP3 - Nhamatanda-LamegoPublication . Malenzua, João Maconha; Miranda, BrancaA Supervisão Pedagógica tornou-se uma preocupação no desenvolvimento profissional dos professores, em especial o desempenho dos supervisores pedagógicos no apoio e aconselhamento dos professores nas práticas diárias no processo de ensino aprendizagem, tendo em conta as transformações políticas e organizacionais que tem ocorrido nos Institutos de Formação de Professores para Ensino Básico em Moçambique, na perspectiva de garantir a qualidade de formação de professores para Ensino Básico. O estudo analisa os processos e os critérios de implementação das actividades de supervisão pedagógica e as formas de coordenação das actividades supervisivas nas Zona de Influência Pedagógica (ZIP) em particular na Escola Primária Completa de Macumba e Escola Primária Completa de Mão-Tsé-Tung. Os fundamentos do estudo versam os principais cenários de supervisão tendo em vista melhorar a qualidade do desempenho profissional dos professores relativamente ao processo de ensino aprendizagem. As perspectivas da supervisão pedagógica traduzem uma visão sobre as mudanças paradigmáticas da prática profissional, dando maior atenção ao desenvolvimento profissional do desempenho do professor, promovendo uma aprendizagem cooperativa entre professores. Jacobs e Goh (2008), salientam que a aprendizagem cooperativa que “significa que os professores ajudam os grupos de alunos a trabalhar juntos com mais eficácia, utilizando uma grande quantidade de teoria, pesquisa e experiência prática de nossos colegas educadores, tanto do passado quanto do presente” (p.7). Baseando-se especificamente nos professores estagiários do 3º ciclo de aprendizagem, pretende-se com este estudo traçar cenário adequado para a supervisão pedagógica, um modelo de supervisão que permita uma maior intervenção do supervisor pedagógico no acompanhamento e aconselhamento das actividades de práticas pedagógicas, que promova as mudanças da acção pedagógica e a promoção na carreira do professor estagiário. Reflectiu-se, através da análise dos fundamentos de vários autores, sobre a pertinência e sobre as contribuições que a supervisão pedagógica tem na vida do professor e no processo de desenvolvimento profissional do professor da função de docência. O estudo apresenta uma reflexão profunda sobre o envolvimento dos professores na criação de um ambiente favorável e na promoção de uma supervisão pedagógica sustentada num cenário adequado que contribui para a criatividade e rendimento prático do professor. O presente estudo tinha como objectivos específicos de: Caracterizar o papel do supervisor relativamente à mudança das práticas pedagógicas dos professores do 3º ciclo de aprendizagem; analisar as actividades de desenvolvimento profissional dos professores do 3º ciclo de aprendizagem das duas escolas em estudo; descrever actividades inerentes às mudanças das práticas pedagógicas; identificar as dificuldades sentidas pelos professores no desenrolar das actividades profissionais na sala de aula e propor medidas visando minimizar as dificuldades dos professores nas suas actividades profissionais. Neste estudo desenvolveu-se uma metodologia que assentou-se na abordagem qualitativa, porque permitiu-se uma maior interacção, compreender os resultados individualizados, compreender a dinâmica interna de programas e actividades, compreender os aspectos dos programas e avaliar os resultados difusos. Não obstante à metodologia, aplicou-se no estudo a técnica de escolha de dados através do recurso de questionários, a prática de entrevistas e por fim o estudo de documentos.
- A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP : o papel das liderançasPublication . Martins, Olga; Seabra, FilipaA Indisciplina é um conceito ambíguo, que pode assumir vários sentidos; pode ter a ver com comportamentos e atitudes, mas acima de tudo tem a ver com sentimentos e emoções, pois é no sentir que este conceito se define (Afonso, Amado, & Jesus, 1999, p. 12). Este trabalho tem como principal objetivo, obter a opinião dos intervenientes da ação educativa sobre o conceito em si, bem como, a forma como as lideranças atuam face aos comportamentos indisciplinados e ainda, a sua opinião no que diz respeito à relevância e utilidade do projeto T.E.I.P no combate à indisciplina. Tendo em conta os objetivos definidos, recorreu-se a uma metodologia mista de investigação, com recurso ao inquérito por questionário e ao inquérito por entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Recorremos aos alunos, aos seus encarregados de educação, às assistentes operacionais e aos líderes intermédios, como fontes, e à análise estatística e de conteúdo como técnica de análise de dados. Construímos, validámos e aplicámos um questionário a 88 alunos, 74 encarregados de educação e 12 assistentes operacionais. Também elaborámos e validámos um guião de inquérito por entrevista que aplicámos a 4 coordenadoras responsáveis pela aplicação, mediação e implementação de medidas inovadoras ou não, ao combate da indisciplina na escola. De forma geral verificámos que os alunos consideram que a forma de resolver o problema da indisciplina, é através de medidas drásticas adotadas pela liderança da escola, dando pouca importância ao diálogo. Já os adultos, consideram que o diálogo e a negociação são as medidas que surtem mais efeito. No que se refere ao projeto T.E.I.P., os alunos mostram desconhecimento deste projeto não entendendo a sua relação com o tema, os encarregados de educação são pouco claros no que diz respeito ao conhecimento do projeto, os assistentes operacionais consideram que é por a escola ser T.E.I.P. que tem mais indisciplina, uma vez que está enquadrada num contexto social mais desfavorável. De forma geral todos os inquirido consideram a escola segura, e que a direção atua bem face a esta problemática. No combate à indisciplina salientam as regras estabelecidas em sala de aula, o registo das ocorrências na plataforma do INOVAR, à qual os encarregados de educação têm acesso quase em tempo real e os diversos projetos inovadores, projeto “ponte” e “tutorias”. Quanto às práticas inovadoras, referem os dois toques, e a diminuição dos tempos letivos. O estudo remete para novas investigações pertinentes em contexto escolar, que vão ao encontro de soluções para a resolução de conflitos.
- Realidade aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínicaPublication . Jorge, Nelson; Morgado, Lina; Gaspar, Pedro João SoaresA presente investigação teve como objetivo verificar se a Realidade Aumentada (RA) potencia o desenvolvimento de competências de tomada de decisão clínica no diagnóstico e tratamento de feridas crónicas, aumenta a motivação dos estudantes e a usabilidade do simulador virtual e-FER. O e-FER é um simulador online de tomada de decisão clínica utilizado na formação inicial de enfermeiros, permitindo simular o diagnóstico e tratamento de casos clínicos virtuais de feridas crónicas. Para o presente estudo foi acrescentada uma componente de RA com novos casos clínicos, no sentido de investigar os seus efeitos na motivação, usabilidade e desenvolvimento de competências no diagnóstico e tratamento de feridas crónicas. Desenvolveu-se um estudo quase-experimental com uma amostra de 54 estudantes a frequentar o primeiro ano de Enfermagem. Realizou-se uma análise comparativa entre o desempenho dos grupos experimental (que utilizou o e-FER tradicional e depois com RA) e de controlo (que utilizou apenas o e-FER tradicional), com base nos dados extraídos a partir do simulador virtual e-FER. Os dados relativos à motivação dos estudantes e usabilidade do sistema foram recolhidos através de questionário. Os resultados obtidos permitem concluir que a RA potenciou o desempenho dos estudantes, particularmente nos parâmetros de diagnóstico da ferida, com diferenças estatisticamente muito significativas (p<0,001) nos testes de Mann-Whitney U e Wilcoxon, registando-se ainda índices elevados de motivação e usabilidade do simulador, mesmo com a introdução de um dispositivo adicional na atividade.