Browsing by Issue Date, starting with "2017-07-18"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento de competências de leitura : estudo de casoPublication . Gonçalves, Alexandra Paula da Costa; Bastos, GlóriaA escola tem como missão contribuir para a estruturação da aprendizagem, colaborando na construção do conhecimento de cada aluno, proporcionando o desenvolvimento de competências para poder superar os novos desafios, formando-o enquanto cidadão ativo, consciente e desenvolvendo o seu sentido crítico. Estas ideias estão, também, explanadas no Manifesto da IFLA/UNESCO para as Bibliotecas Escolares, quando refere que a Biblioteca Escolar tem como objetivo “criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças desde a primeira infância” (2000, p.2) e acrescenta que também lhe compete “promover a leitura, bem como os seus recursos e serviços, junto da comunidade escolar e fora dela” (idem). A importância da BE e dos seus serviços constitui uma vertente insubstituível nas escolas e na sociedade atual, baseada na informação e no conhecimento. A BE desenvolve as competências dos seus utilizadores, promovendo uma aprendizagem ao longo da vida, aumentando e diversificando os ambientes de aprendizagem (digitais ou não) dos alunos, tendo em atenção as suas funções diversas e complementares: informativa, educativa, cultural e recreativa. Partindo deste enquadramento, este trabalho apresenta um estudo de caso centrado no trabalho desenvolvido pela BE no âmbito das competências de leitura. Assim, analisou- -se o contributo que as atividades de promoção da leitura e do livro desenvolvidas pela BE fornecem para o desenvolvimento de competências de leitura dos alunos, pretendendo-se igualmente saber como os alunos reagem e percecionam estas atividades e, finalmente, verificar como se articulam estas atividades com as curriculares desenvolvidas em contexto de sala de aula.
- Projeto Fénix : o ano zero, numa escola do distrito de SetúbalPublication . Candeias, Carla Cristina Pinto; Seabra, FilipaSendo a escola um direito que a todos assiste, a mesma procura estruturar-se para que todos consigam responder e alcançar os requisitos básicos, proporcionando condições para o prosseguimento do seu percurso escolar e profissional. No entanto, nem todos os alunos conseguem realizar as aprendizagens aos ritmos e nas condições da maioria, sendo por isso fundamental desenvolver projetos e ações no sentido do combate ao insucesso e abandono escolar. O presente trabalho apresenta um estudo de caso num Agrupamento de Escolas do Distrito de Setúbal o qual procurou, através da implementação do Projeto Fénix (PF), desenvolver ações direcionadas à promoção do sucesso escolar. Este começou a ser perspetivado como uma metodologia inovadora de trabalho para promover o êxito de todos os alunos, recuperando e consolidando aprendizagens ao nível das disciplinas sujeitas Prova Final no Ensino Básico: Português e Matemática. O Projeto que motivou este estudo foi aplicado no ano letivo 2014/2015 às turmas do 5º ano de escolaridade da escola, teve os seguintes objetivos: Caracterizar o processo de implementação do Projeto Fénix na escola; Determinar a influência das práticas da gestão de topo e intermédia; Conhecer as práticas de articulação, diferenciação e gestão curricular dos professores envolvidos; Analisar as perceções de alunos e professores sobre a sua implementação e os seus impactos e estudar a evolução dos resultados escolares dos alunos participantes no Projeto. De modo a alcançar esses objetivos, utilizou-se uma metodologia de investigação mista, através da aplicação de inquérito por questionário a todos os alunos e professores envolvidos, e efetuando a análise documental das pautas dos resultados escolares dos alunos e de documentos internos da escola As principais conclusões do estudo apontam no sentido de que este Projeto foi uma mais-valia, principalmente porque fez aumentar a proximidade na relação entre professores e alunos, ao mesmo tempo a liderança e a participação contribuíram para que o Projeto fosse real e adequado. Verificou-se também uma evolução positiva dos resultados académicos dos alunos, ao longo do 1.º ano de implementação do Projeto Fénix na escola.
- A perspetiva dos intervenientes da ação educativa face à indisciplina, no 3º ciclo, numa escola TEIP : o papel das liderançasPublication . Martins, Olga; Seabra, FilipaA Indisciplina é um conceito ambíguo, que pode assumir vários sentidos; pode ter a ver com comportamentos e atitudes, mas acima de tudo tem a ver com sentimentos e emoções, pois é no sentir que este conceito se define (Afonso, Amado, & Jesus, 1999, p. 12). Este trabalho tem como principal objetivo, obter a opinião dos intervenientes da ação educativa sobre o conceito em si, bem como, a forma como as lideranças atuam face aos comportamentos indisciplinados e ainda, a sua opinião no que diz respeito à relevância e utilidade do projeto T.E.I.P no combate à indisciplina. Tendo em conta os objetivos definidos, recorreu-se a uma metodologia mista de investigação, com recurso ao inquérito por questionário e ao inquérito por entrevista semiestruturada como métodos de recolha de dados. Recorremos aos alunos, aos seus encarregados de educação, às assistentes operacionais e aos líderes intermédios, como fontes, e à análise estatística e de conteúdo como técnica de análise de dados. Construímos, validámos e aplicámos um questionário a 88 alunos, 74 encarregados de educação e 12 assistentes operacionais. Também elaborámos e validámos um guião de inquérito por entrevista que aplicámos a 4 coordenadoras responsáveis pela aplicação, mediação e implementação de medidas inovadoras ou não, ao combate da indisciplina na escola. De forma geral verificámos que os alunos consideram que a forma de resolver o problema da indisciplina, é através de medidas drásticas adotadas pela liderança da escola, dando pouca importância ao diálogo. Já os adultos, consideram que o diálogo e a negociação são as medidas que surtem mais efeito. No que se refere ao projeto T.E.I.P., os alunos mostram desconhecimento deste projeto não entendendo a sua relação com o tema, os encarregados de educação são pouco claros no que diz respeito ao conhecimento do projeto, os assistentes operacionais consideram que é por a escola ser T.E.I.P. que tem mais indisciplina, uma vez que está enquadrada num contexto social mais desfavorável. De forma geral todos os inquirido consideram a escola segura, e que a direção atua bem face a esta problemática. No combate à indisciplina salientam as regras estabelecidas em sala de aula, o registo das ocorrências na plataforma do INOVAR, à qual os encarregados de educação têm acesso quase em tempo real e os diversos projetos inovadores, projeto “ponte” e “tutorias”. Quanto às práticas inovadoras, referem os dois toques, e a diminuição dos tempos letivos. O estudo remete para novas investigações pertinentes em contexto escolar, que vão ao encontro de soluções para a resolução de conflitos.