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- Modelos e práticas de ensino no Ensino Secundário Geral do 2º ciclo da Escola Santa Teresinha do Menino JesusPublication . André, Ussene Eusébio; Oliveira, IsolinaEm Moçambique é recorrente a situação da qualidade de ensino, em quase todos níveis, estando a soar negativamente todo sistema nacional, desde o ensino primário ao ensino secundário. Várias palestras, análises e estudos são realizados de modo a encontrar as causas, sendo focadas várias, a mais recorrente tem sido a qualidade de formação dos professores, que desagua nas suas práticas de ensino. Consequentemente, o presente estudo visou averiguar os modelos e as práticas de ensino aplicados por professores do ESG2 da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Zivava, durante as suas atividades letivas com os seus alunos. Neste contexto, ensinar pode definir-se como “um conjunto de ações, em resultado de escolhas entre objetivos e significados contraditórios que são feitos de acordo com os dados da situação em que o ensino tem lugar” (Gaspar, Pereira, Oliveira & Teixeira, 2015, P.47). Este estudo centrou-se na identificação das conceções dos professores sobre o processo de ensino - aprendizagem, na caracterização dos modelos de ensino e na análise das práticas de ensino, desenvolvidas pelos professores do Ensino Secundário Geral do 2º Ciclo da referida Escola, no total de dezassete professores, o diretor e o diretor adjunto pedagógico, perfazendo o universo de dezanove. O estudo assumiu uma abordagem de natureza mista assente numa diversidade de técnicas de recolha e tratamento de dados. Os dados foram recolhidos através de entrevistas, questionários, registos de observação de aulas, análise dos documentos orientadores da escola e registos fotográficos. Os resultados obtidos revelam a combinação de diversas conceções dos professores do ESG2 da Escola Santa Teresinha do Menino Jesus – Zivava com relação ao processo de ensino e aprendizagem, há uma tendência no sentido do construtivismo, sobretudo a nível do discurso, mas ainda é ténue a nível de prática, apegando-se fundamentalmente em métodos tradicionais, assentes num ensino conteudista. Em relação à avaliação, há valorização dos testes escritos embora transpareça o uso de outros instrumentos, não há uma explicitação dos critérios de avaliação e o uso da avaliação diagnóstica e da formativa é muito ténue, porém há indícios de mudança.
- A importância de um estudo de viabilidade económica e financeira no apoio a decisão : "um estudo de caso aplicado ao Colégio Esperança do Lubango"Publication . Bandeira, Edson Manuel de Sousa; Lopes, Manuel MoutaNo contexto actual da economia do país, verificamos um elevado índice de criação de empresas na cidade do Lubango. No entanto, deparamo-nos também com muitos problemas no que diz respeito à permanência delas. Um dos grandes problemas detectados foi a ausência de um estudo de viabilidade económico-financeira aquando da sua criação, bem como a sua execução. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo geral analisar a viabilidade económica e financeira para construção de dez salas de aulas no Colégio Esperança no Município do Lubango, e ajustar as exigências do mercado. Com este objectivo, fez-se uma análise de mercado junto dos principais potenciais clientes, fornecedores, e concorrentes e elaborou-se todos os mapas considerados necessários à avaliação económica e financeira do projeto. Por fim, conclui-se que, com base nos pressupostos definidos, a construção de mais 10 salas de aulas no colégio Esperança é economicamente viável, pois, consistirá no aumento da riqueza do colégio, da mão-de-obra da província em particular e do país em geral, bem como no aumento da população instruida da província em particular e do país em geral.