Ambiente e Sustentabilidade | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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- Desenvolvimento de um modelo para avaliação da capacidade erosiva da ondulação em litorais rochososPublication . Neves, Mário; Pereira, Ana Ramos; Trindade, Jorge; Laranjeira, M. M.A erosão no sopé das arribas é, em grande medida, condicionada por duas forças que se opõem: a força de resistência mecânica das rochas que as compõem e a força erosiva das ondas que as atingem. Com o objectivo de estimar essas duas forças foi desenvolvido um modelo que combina diversas fórmulas criadas e testadas por outros autores. Foi seleccionado um sector de arriba localizado na faixa litoral a oeste de Cascais com características geomorfológicas particulares para exemplificar e testar a aplicação do modelo.
- Evolução da rede de drenagem no sector terminal diapírico do Rio Alcabrichel (Lourinhã)Publication . Trindade, Jorge; Pereira, Ana Ramos; Neves, MárioA área em estudo situa-se no litoral estremenho e revela indícios de modificações na organização da rede de drenagem durante o Quaternário. Após a caracterização sumária das características lito-estruturais do sector terminal da bacia do Rio Alcabrichel, põe-se em evidência, através das formas de relevo e dos sedimentos correlativos, um paleoleito alcandorado do Rio Alcabrichel. Dado que os testemunhos geomorfológicos são implicando o rejogo do diapiro de Maceira.
- Avaliação do ensino a distância da educação ambientalPublication . Caeiro, Sandra; Azeiteiro, UlissesOs actuais sistemas educativos devem garantir as necessidades educativas oferecendo um perfil de diversidade, quer quanto às agências de educação, quer quanto às formas de resposta, diversificando as estratégias de ensino e formação. È neste sentido de novas estratégias de aprendizagem que o ensino a distância se pode estabelecer. O objectivo deste trabalho foi avaliar o Ensino a Distância da disciplina de Educação Ambiental leccionada na Universidade Aberta (Uab). A avaliação do desempenho deste ensino foi efectuada através da análise das taxas de sucesso/insucesso no exame final e da avaliação do efeito dos contactos entre docente e estudante no processo de aprendizagem à distancia. Os níveis de sucesso apresentados neste trabalho enquadram-se na experiência que outras Universidades de Ensino a Distância têm obtido, podendo os resultados serem ainda mais satisfatórios. Os contactos entre docente e discente mostraram-se benéficos para o processo do ensino e aprendizagem.
- Desenvolvimento de metodologia específica para levantamentos topográficos detalhados em plataformas rochosas de sopéPublication . Trindade, Jorge; Neves, Mário; Pereira, Ana Ramos; Gusmão, Francisca
- Indicadores geomorfológicos de tsunami no Parque Natural do SW Alentejano e Costa Vicentina (Malhão)Publication . Pereira, Ana Ramos; Trindade, Jorge; Neves, Mário; Borges, Bruno
- Amplitude da morfodinâmica de praias da Estremadura, na sequência de episódios de elevada energia hidrodinâmicaPublication . Trindade, Jorge; Pereira, Ana Ramos; Neves, Mário
- Evolução geomorfológica do Baixo Alcabrichel e da Ribeira de ToledoPublication . Trindade, Jorge
- Indicadores de sustentabilidadePublication . Caeiro, Sandra; Costa, Maria Helena; Ramos, Tomás B.; Marques, A.; Diniz, M.
- Meta-avaliação do desempenho de indicadores de sustentabilidadePublication . Ramos, Tomás B.; Caeiro, Sandra
- O Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação da Universidade Aberta: sucessos e progresso de uma formação online e contributos para o desenvolvimento sustentávelPublication . Nicolau, Paula Bacelar; Pereira, Pedro; Azeiteiro, UlissesO ensino superior a distância evoluiu desde as metodologias de primeira geração (correspondência, contacto telefónico e difusão televisiva) até ao online em plataformas eLearning de educação a distância com recurso a ambientes tecnológicos, realidade aumentada e laboratórios virtuais de ultima geração. Num curso totalmente online, gestores e administradores recorrem à adoção das tecnologias da informação e comunicação mais eficazes para o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, as predisposições atitudinais e a motivação dos estudantes, as barreiras institucionais e outras, para além da qualidade científica e pedagógica dos cursos, assumem uma importância crucial no sucesso destes processos de aprendizagem, no sucesso do estudante, e assim, na sustentabilidade do sistema de ensino superior a distância. O presente trabalho relata os resultados de uma década de estudos realizados no mestrado em Cidadania Ambiental e Participação da Universidade Aberta. Os principais fatores que têm contribuído para a elevada satisfação e para a perceção da eficácia da aprendizagem, pelos estudantes, foram identificados como (i) a comunicação de elevada qualidade existente, tanto aluno-aluno, como aluno-professor, (ii) o nível de especialização e as capacidades motivadoras do professor, e (iii) aspetos pedagógicos, como a profundidade da cobertura das temáticas em estudo, receção de feedback formativo atempado, os materiais didáticos, a estrutura do curso, e as atividades de aprendizagem. Discutem-se, ainda, as predisposições atitudinais, as motivações e as barreiras identificadas na adoção do eLearning – fatores-chave para o sucesso da aprendizagem e para a diminuição das taxas de abandono de cursos online de 2º ciclo – bem como os progressos e as iniciativas institucionais implementadas. O futuro passa pela adequação curricular àqueles que são os desafios sociais globais (destaque para as alterações climáticas), e institucionais como os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável definidos na agenda 2030 da ONU.