Browsing by Author "Rodrigues, Carina"
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- Apropriação de dispositivos móveis no quotidiano dos seniores: investigação sobre um protótipo de modelo de formaçãoPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaO envelhecimento é um fenómeno cada vez mais inquietante na nossa sociedade. Espera-se um aumento significativo desta faixa etária no futuro próximo (2050. Este estudo pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis, dado as suas características e funcionalidades. Com uma metodologia Design-Based-research, estrutura-se 4 fases e em dois cenários - Cenário de Aprendizagem Urbano e Cenário de Aprendizagem Rural. se apropriaram dos dispositivos móveis, em áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, como a finalidade de conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos dispositivos móveis pelos seniores nas suas atividades diárias. Os resultados apontam que em ambos os Cenários de Aprendizagem se confirmaram situações de apropriação, isto é, os seniores após tomarem contacto com as aplicações móveis, avaliando a sua utilidade, decidiram explorá-las e experimentá-las, integrando-as nas suas rotinas e em determinadas áreas, pelo que o protótipo de Modelo de Formação se revelou adequado. O estudo também concluiu que as Oficinas de Formação revelaram ter sido pertinentes, não só porque a maioria dos seniores desconhecia as aplicações, mas também porque permitiu testar estratégias pedagógicas para a integração das tecnologias no seu dia a dia.
- O eLearning, os símbolos e outros desafiosPublication . Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina
- Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: definição de um modelo e seus pilaresPublication . Costa, Rogério; Francisco, Manuela; Jorge, Nelson; Rodrigues, CarinaO Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através da sua Unidade de Ensino a Distância (UED), desenvolve metodologias de ensino específicas ao contexto de Ensino a Distância, no sentido de promover o desenvolvimento e aquisição de competências para uma aprendizagem significativa e efetiva por parte dos estudantes que frequentam este regime. A existência de um modelo orientador de todo o processo tornase por isso fundamental para a uniformização de procedimentos e práticas, sustentadas pela literatura na área e experiência da instituição.O objetivo deste artigo é apresentar o Modelo de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria e descrever os quatro pilares que o suportam, nomeadamente: 1) a equipa de desenvolvimento do ensino a distância, 2) a acessibilidade e inclusão, 3) os contextos e conteúdos e 4) a comunidade de aprendizagem. O presente modelo foi elaborado para a formação graduada e pósgraduada (1º e 2º Ciclos) do IPL. Contudo, para situações específicas, por exemplo formação a distância em empresas e outras entidades externas, o IPL através da UED pode adaptar este modelo às necessidades e contextos particulares.
- Estratégias de active learning para uma aula ativaPublication . Pereira, Isabel; Rodrigues, Carina; Costa, Sandro; Francisco, Manuela; Mineiro, Joana; Pedro, Sónia; Maximiano, Catarina; Esperança, CláudioNuma altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”.
- Flight to new eLearning makerspacesPublication . Pereira, Isabel; Mineiro, Joana; Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina; Costa, Sandro; Pedro, Sónia; Maximiano, Catarina; Esperança, CláudioDesde 2007 que o Politécnico de Leiria tem vindo a desenvolver ações de formação para os seus docentes e para a comunidade em geral. As ações incidem fundamentalmente sobre diferentes abordagens pedagógicas que envolvem o active learning, a inclusão e acessibilidade, o design e tecnologia.
- Integração dos dispositivos móveis táteis nas rotinas diárias dos seniores: o efeito da formação na sua apropriaçãoPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaEste estudo pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis, dado as suas características e funcionalidades. Através duma metodologia Design-Based-Research o estudo, organizado em 4 fases, investigou como promover a apropriação dos dispositivos móveis táteis (DMT) por seniores em diferentes cenários de aprendizagem (Cenário de Aprendizagem Urbano e Cenário de Aprendizagem Rural), tendo em conta as áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, como a finalidade de conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos DMT nas suas atividades diárias. Os resultados apontam que após as oficinas, os seniores de ambos os cenários, usaram os DMT, essencialmente, nas áreas do lazer, saúde e bem-estar, comunicação e socialização e criação de conteúdos digitais, concluindo-se que o protótipo de Modelo de Formação adotado se revelou adequado.
- Leitura e literatura na infância: de uma arte humanizadora a um direito da criançaPublication . Pinto, Ana Isabel; Rodrigues, CarinaTomando como referência o conceito candidiano de Literatura, como arte humanizadora e direito inalienável de qualquer ser humano, este artigo tem como objetivo destacar o lugar da Literatura para a Infância enquanto instrumento de liberdade tal-qualmente essencial à criança e o momento da leitura literária como experiência livre e fruitiva inerente ao seu desenvolvimento pessoal e social — senão holístico ou integral. Encarando-a como um direito, a par da Educação, debatem-se aspetos relativos ao seu valor estético e formativo no estímulo do pensamento criativo, crítico e reflexivo dos seus potenciais recetores, bem como na sua compreensão do mundo, de si e do(s) Outro(s). Partindo de um conspecto teórico-crítico em torno desses mesmos conceitos e do potencial humanizador da Literatura, analisam-se as conceções de educadores de infância com vista à discussão dos limites e das potencialidades da leitura e da formação literária da criança desde mais tenra idade, defendendo um trabalho estruturado e uma consciencialização destes profissionais enquanto mediadores com responsabilidade quer na seleção de textos marcados por critérios de qualidade quer nas finalidades com que os propõem.
- Seniores online e vida quotidiana: comunicar e socializar através de dispositivos móveis tácteisPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaO envelhecimento da população representa um dos desafios mais importantes para as sociedades no séc XXI do ponto de vista social, económico e político. Segundo dados da Comissão Europeia, em 2025, mais de 20% dos europeus terão mais de 65 anos, esperando-se um aumento do número de adultos com mais de 80 anos.Cerca de 30 % dos europeus nunca utilizou a internet, tendo a maioria idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos (Gil, 2014; Patrício, 2014). Estes indivíduos ficam assim, privados do acesso a conteúdos que lhes permitiriam ultrapassar barreiras nas suas interações sociais, reforçar a rede de apoio social, combater a solidão e depressão e melhorar as suas capacidades cognitivas, autonomia e bem estar, bem como no domínio físico. O uso de dispositivos móveis, nomeadamente os tablets e outros dispositivos tácteis tem sido apontado em vários estudos como de utilização fácil pelos seniores. O estudo que se apresenta pretende investigar qual a apropriação dos dispositivos móveis tácteis por seniores nas áreas de comunicação, socialização, saúde e bem-estar e em tarefas de aquisição de serviços online, em dois cenários de aprendizagem diferentes. Pretende-se elaborar um protótipo de modelo de formação adequado que facilite a real apropriação e integração do uso dos dispositivos móveis tácteis pelos seniores. Em termos metodológicos, optou-se pela design-based research(DBR) tendo sido desenvolvidas várias fases de recolha de dados através da aplicação de inquéritos por questionário (fase 1), sessões de focus-group (fase 2) que sustentarão a fase 3, ou seja, o desenvolvimento do protótipo de modelo de formação (Oficinas de Formação) e a sua aplicação-testagem e reformulação. Neste capítulo, damos conta dos resultados preliminares sobre o tipo de utilização dos dispositivos móveis realizada pelos seniores tendo-se verificado que das 36 situações apresentadas, apenas cinco correspondem a atividades realizadas pelos seniores no seu quotidiano. Estes resultados têm implicações para a fase seguinte deste estudo, ou seja, o desenho de um modelo de formação que produza impacto na apropriação dos dispositivos móveis tácteis por estes indivíduos.
- Seniores online: análise de um inquérito sobre a apropriação de dispositivos móveis táteis em diferentes cenários de aprendizagemPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaEste estudo apresenta-se como uma oportunidade para incentivar uma participação mais efetiva dos seniores na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis táteis. A infoexclusão é uma questão fulcral em toda a Europa, tornando-se premente criar iniciativas que contribuam para ajudar os mais velhos a relacionar-se com as tecnologias digitais e a compreender os seus benefícios. Diversos estudos referem que os seniores têm maior disposição para utilizar dispositivos móveis táteis (smartphones e tablets), comparativamente aos tradicionais computadores, devido às suas especificidades. Nesta investigação pretende-se estudar qual é a apropriação dos dispositivos móveis táteis (nomeadamente, tablets e smartphones) pelos seniores em diferentes cenários de aprendizagem,nas áreas da comunicação e socialização, saúde e bem-estar, e tarefas relacionadas com a aquisição de bens e serviços online, de forma a elaborar um protótipo de modelo de formação que responda aos seus interesses, necessidades e aprendizagens.
- Seniores online: apropriação de dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagemPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaEsta comunicação apresenta uma investigação em curso cujo objetivo é contribuir para a redução das desigualdades no acesso e uso de dispositivos digitais táteis bem como para promover uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital. Diversos estudos indicam que os seniores estão mais predispostos a utilizar dispositivos móveis táteis do que computadores com teclados e ratos físicos, devido às suas características e funcionalidades. Nesta investigação pretende-se estudar qual é a apropriação realizada dos dispositivos móveis por toque (tablets e smartphones) por indivíduos na 3ª idade em diferentes cenários de aprendizagem nas áreas de comunicação, socialização, saúde e bem-estar, em tarefas relacionadas com a aquisição de bens e serviços online. Pretende-se construir um modelo de formação específico adaptado às suas características, interesses e necessidades com recurso aos dispositivos táteis e aplicações móveis.
