Browsing by Author "Rodrigues, Carina"
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- Apropriação de dispositivos móveis no quotidiano dos seniores: investigação sobre um protótipo de modelo de formaçãoPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaO envelhecimento é um fenómeno cada vez mais inquietante na nossa sociedade. Espera-se um aumento significativo desta faixa etária no futuro próximo (2050. Este estudo pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis, dado as suas características e funcionalidades. Com uma metodologia Design-Based-research, estrutura-se 4 fases e em dois cenários - Cenário de Aprendizagem Urbano e Cenário de Aprendizagem Rural. se apropriaram dos dispositivos móveis, em áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, como a finalidade de conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos dispositivos móveis pelos seniores nas suas atividades diárias. Os resultados apontam que em ambos os Cenários de Aprendizagem se confirmaram situações de apropriação, isto é, os seniores após tomarem contacto com as aplicações móveis, avaliando a sua utilidade, decidiram explorá-las e experimentá-las, integrando-as nas suas rotinas e em determinadas áreas, pelo que o protótipo de Modelo de Formação se revelou adequado. O estudo também concluiu que as Oficinas de Formação revelaram ter sido pertinentes, não só porque a maioria dos seniores desconhecia as aplicações, mas também porque permitiu testar estratégias pedagógicas para a integração das tecnologias no seu dia a dia.
- O eLearning, os símbolos e outros desafiosPublication . Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina
- Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: definição de um modelo e seus pilaresPublication . Costa, Rogério; Francisco, Manuela; Jorge, Nelson; Rodrigues, CarinaO Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através da sua Unidade de Ensino a Distância (UED), desenvolve metodologias de ensino específicas ao contexto de Ensino a Distância, no sentido de promover o desenvolvimento e aquisição de competências para uma aprendizagem significativa e efetiva por parte dos estudantes que frequentam este regime. A existência de um modelo orientador de todo o processo tornase por isso fundamental para a uniformização de procedimentos e práticas, sustentadas pela literatura na área e experiência da instituição.O objetivo deste artigo é apresentar o Modelo de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria e descrever os quatro pilares que o suportam, nomeadamente: 1) a equipa de desenvolvimento do ensino a distância, 2) a acessibilidade e inclusão, 3) os contextos e conteúdos e 4) a comunidade de aprendizagem. O presente modelo foi elaborado para a formação graduada e pósgraduada (1º e 2º Ciclos) do IPL. Contudo, para situações específicas, por exemplo formação a distância em empresas e outras entidades externas, o IPL através da UED pode adaptar este modelo às necessidades e contextos particulares.
- Estratégias de active learning para uma aula ativaPublication . Pereira, Isabel; Rodrigues, Carina; Costa, Sandro; Francisco, Manuela; Mineiro, Joana; Pedro, Sónia; Maximiano, Catarina; Esperança, CláudioNuma altura em que a sociedade privilegia, cada vez mais, a capacidade de trabalhar em grupo, a resolução de problemas, a criatividade e o sentido crítico, torna-se premente criar espaços de aprendizagem que apelem à experimentação, à partilha e à interação. Neste artigo iremos refletir, primeiramente, sobre importância de transformar a sala de aula num espaço privilegiado de cocriação, maker, procura de soluções e jogos, a partir de dinâmicas de grupo, com base em estratégias de active learning e, de seguida, iremos descrever práticas pedagógicas, com e sem recurso a soluções digitais, dinamizadas no workshop “Class-itrim: aula ativa e vitaminada”.
- Flight to new eLearning makerspacesPublication . Pereira, Isabel; Mineiro, Joana; Francisco, Manuela; Rodrigues, Carina; Costa, Sandro; Pedro, Sónia; Maximiano, Catarina; Esperança, CláudioDesde 2007 que o Politécnico de Leiria tem vindo a desenvolver ações de formação para os seus docentes e para a comunidade em geral. As ações incidem fundamentalmente sobre diferentes abordagens pedagógicas que envolvem o active learning, a inclusão e acessibilidade, o design e tecnologia.
- Integração dos dispositivos móveis táteis nas rotinas diárias dos seniores: o efeito da formação na sua apropriaçãoPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaEste estudo pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis, dado as suas características e funcionalidades. Através duma metodologia Design-Based-Research o estudo, organizado em 4 fases, investigou como promover a apropriação dos dispositivos móveis táteis (DMT) por seniores em diferentes cenários de aprendizagem (Cenário de Aprendizagem Urbano e Cenário de Aprendizagem Rural), tendo em conta as áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, como a finalidade de conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos DMT nas suas atividades diárias. Os resultados apontam que após as oficinas, os seniores de ambos os cenários, usaram os DMT, essencialmente, nas áreas do lazer, saúde e bem-estar, comunicação e socialização e criação de conteúdos digitais, concluindo-se que o protótipo de Modelo de Formação adotado se revelou adequado.
- Seniores online e vida quotidiana: comunicar e socializar através de dispositivos móveis tácteisPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaO envelhecimento da população representa um dos desafios mais importantes para as sociedades no séc XXI do ponto de vista social, económico e político. Segundo dados da Comissão Europeia, em 2025, mais de 20% dos europeus terão mais de 65 anos, esperando-se um aumento do número de adultos com mais de 80 anos.Cerca de 30 % dos europeus nunca utilizou a internet, tendo a maioria idades compreendidas entre os 65 e os 74 anos (Gil, 2014; Patrício, 2014). Estes indivíduos ficam assim, privados do acesso a conteúdos que lhes permitiriam ultrapassar barreiras nas suas interações sociais, reforçar a rede de apoio social, combater a solidão e depressão e melhorar as suas capacidades cognitivas, autonomia e bem estar, bem como no domínio físico. O uso de dispositivos móveis, nomeadamente os tablets e outros dispositivos tácteis tem sido apontado em vários estudos como de utilização fácil pelos seniores. O estudo que se apresenta pretende investigar qual a apropriação dos dispositivos móveis tácteis por seniores nas áreas de comunicação, socialização, saúde e bem-estar e em tarefas de aquisição de serviços online, em dois cenários de aprendizagem diferentes. Pretende-se elaborar um protótipo de modelo de formação adequado que facilite a real apropriação e integração do uso dos dispositivos móveis tácteis pelos seniores. Em termos metodológicos, optou-se pela design-based research(DBR) tendo sido desenvolvidas várias fases de recolha de dados através da aplicação de inquéritos por questionário (fase 1), sessões de focus-group (fase 2) que sustentarão a fase 3, ou seja, o desenvolvimento do protótipo de modelo de formação (Oficinas de Formação) e a sua aplicação-testagem e reformulação. Neste capítulo, damos conta dos resultados preliminares sobre o tipo de utilização dos dispositivos móveis realizada pelos seniores tendo-se verificado que das 36 situações apresentadas, apenas cinco correspondem a atividades realizadas pelos seniores no seu quotidiano. Estes resultados têm implicações para a fase seguinte deste estudo, ou seja, o desenho de um modelo de formação que produza impacto na apropriação dos dispositivos móveis tácteis por estes indivíduos.
- Seniores online: análise de um inquérito sobre a apropriação de dispositivos móveis táteis em diferentes cenários de aprendizagemPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaEste estudo apresenta-se como uma oportunidade para incentivar uma participação mais efetiva dos seniores na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis táteis. A infoexclusão é uma questão fulcral em toda a Europa, tornando-se premente criar iniciativas que contribuam para ajudar os mais velhos a relacionar-se com as tecnologias digitais e a compreender os seus benefícios. Diversos estudos referem que os seniores têm maior disposição para utilizar dispositivos móveis táteis (smartphones e tablets), comparativamente aos tradicionais computadores, devido às suas especificidades. Nesta investigação pretende-se estudar qual é a apropriação dos dispositivos móveis táteis (nomeadamente, tablets e smartphones) pelos seniores em diferentes cenários de aprendizagem,nas áreas da comunicação e socialização, saúde e bem-estar, e tarefas relacionadas com a aquisição de bens e serviços online, de forma a elaborar um protótipo de modelo de formação que responda aos seus interesses, necessidades e aprendizagens.
- Seniores online: apropriação de dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagemPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaEsta comunicação apresenta uma investigação em curso cujo objetivo é contribuir para a redução das desigualdades no acesso e uso de dispositivos digitais táteis bem como para promover uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital. Diversos estudos indicam que os seniores estão mais predispostos a utilizar dispositivos móveis táteis do que computadores com teclados e ratos físicos, devido às suas características e funcionalidades. Nesta investigação pretende-se estudar qual é a apropriação realizada dos dispositivos móveis por toque (tablets e smartphones) por indivíduos na 3ª idade em diferentes cenários de aprendizagem nas áreas de comunicação, socialização, saúde e bem-estar, em tarefas relacionadas com a aquisição de bens e serviços online. Pretende-se construir um modelo de formação específico adaptado às suas características, interesses e necessidades com recurso aos dispositivos táteis e aplicações móveis.
- Seniores online: estudo da apropriação dos dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagemPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaEsta investigação pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para promover uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através da utilização de dispositivos móveis táteis (DMT). O envelhecimento da população representa um dos desafios mais relevantes das sociedades do séc. XXI, do ponto de vista social, económico e político. Em toda a Europa, vários estudos revelam que a infoexclusão é um tópico de enorme relevo para as gerações mais velhas, tornando-se urgente criar iniciativas que contribuam para ajudar os mais velhos a interagir com as tecnologias digitais e a compreender os seus benefícios. Diversos estudos indicam que os seniores estão mais predispostos a utilizar DMT do que computadores, devido às suas caraterísticas e funcionalidades. O foco do estudo centrou-se nos smartphones e tablets, na mesma linha dos estudos efetuados sobre a terceira idade já que o ecrã tátil e a possibilidade de instalar aplicações móveis de forma simples e rápida, de acordo com as necessidades individuais, sem especificações técnicas, têm contribuído para que os indivíduos nesta faixa etária se apropriem destas tecnologias, mesmo sem qualquer experiência de navegação com os dispositivos. O objetivo do estudo foi investigar como promover a apropriação dos dispositivos móveis táteis (DMT) por seniores em diferentes cenários de aprendizagem, nas áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, no quadro de dois cenários de aprendizagem: um programa para seniores em zona urbana - e um programa para seniores numa região rural, ambas sedeadas no centro do País. O estudo contemplou a metodologia Design Based-Research (DBR), uma vez que partiu da análise de problemas existentes em contextos reais e procurou compreender de que forma os seniores, se apropriaram dos DMT, de modo a encontrar soluções inovadoras que os ajudassem a usar, de forma integrada e útil, os DMT no seu quotidiano. O estudo organizou-se em 4 fases, tendo como finalidade conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos DMT pelos seniores nas suas atividades diárias. A primeira fase deste estudo, pretendeu caracterizar a forma como os seniores usaram os DMT nas suas atividades diárias e os motivos que conduziram à sua utilização/ não utilização nas suas rotinas diárias, através de inquéritos por questionário e sessões Focus-Group. A segunda fase consistiu no desenho e planificação do Modelo de Formação e planificação das Oficinas de Formação. Na fase subsequente, foram dinamizadas Oficinas de Formação temáticas, com o objetivo de testar estratégias pedagógicas específicas para a formação desta faixa etária, no que diz respeito ao uso e exploração dos DMT. Na quarta fase, procurou-se analisar a forma como os seniores percecionaram o uso dos DMT nas suas atividades diárias, após terem sido sujeitos a formação. Relativamente aos resultados do estudo, os dados indicam que, após as oficinas, os seniores de ambos os cenários, usaram os DMT, essencialmente, nas áreas do lazer, saúde e bem-estar, comunicação e socialização e criação de conteúdos digitais. Quanto às estratégias pedagógicas implementadas no decorrer das oficinas, destaca-se a importância da criação de materiais de apoio adaptados, instruções claras, atividades significativas, apoio personalizado do formador, entre outros. Relativamente à perceção dos seniores do uso dos DMT após terem frequentado as Oficinas de Formação, observou-se que, de uma forma geral, consideraram as aplicações muito interessantes, úteis, exploradas em tempo adequado, de fácil compreensão no uso das rotinas, prevendo a sua continuidade. Assim, verificou-se que as Oficinas de Formação revelaram ter sido importantes, não só porque a maioria não conhecia as aplicações, tendo oportunidade de as aprofundar, como permitiu refletir e testar algumas estratégias pedagógicas capazes de auxiliar os seniores a explorar os seus DMT. O estudo também demonstrou que o protótipo de Modelo de Formação adotado se revelou adequado, uma vez que decorreram situações de Apropriação em ambos os Cenários de Aprendizagem.