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- A atribuição de direitos de participação eleitoral aos estrangeiros : o princípio da reciprocidadePublication . Costa, Paulo ManuelNo alargamento dos direitos de cidadania aos estrangeiros residentes, nomeadamente o reconhecimento de direitos eleitorais, tem sido utilizado o princípio da reciprocidade, pelo que neste texto pretendemos ver em que medida o princípio da reciprocidade pode ser eficaz na promoção da igualdade e, nesse sentido, promover a coesão social.
- Multivariate analysis applied to school achievement in mathematics in the 3rd cycle: a case studyPublication . Soares, Maria; Nunes, Catarina S.
- O último cais de Helena Marques: narrativas femininas de ruturaPublication . Sequeira, Rosa MariaNa década de 1970 verificaram-se grandes mudanças na sociedade portuguesa no que respeita à situação das mulheres e à visibilidade de obras de autoria feminina. A obra que iniciou Helena Marques na ficção, O último cais, busca a identidade da mulher portuguesa tornando visível a terceira mulher na designação de Lipovetsky. Esta fase da luta feminista, cuja repercussão na obra de Helena Marques é notória, nega uma identidade feminina definida pelos homens e problematiza uma conceção universalista das mulheres. No entanto, o universo ficcional de Helena Marques reporta-se à primeira fase, ficcionando aspetos práticos dessa luta como o direito ao voto ou colocando em causa estereótipos de representação do feminino. Neste contexto, este romance evidencia as diferentes estratégias de mulheres fortes perante situações adversas.
- A gamificação no desenho personalizado no ensino superior a distância: um caso na aprendizagem de uma língua estrangeiraPublication . Gomes, Cláudia; Pereira, Alda; Nobre, AnaA literatura tem mostrado que a gamificação aplicada ao ensino pode aumentar a motivação e envolvimento dos estudantes. Para um ambiente de e-learning acreditamos que um desenho específico poderá ser uma peça importante para o sucesso da inclusão de técnicas de gamificação. Neste paper apresentamos um desenho gamificado criado, desenvolvido e implementado para o ensino de uma língua estrangeira – Francês - no ensino superior em contexto de ensino superior a distância e e-learning. O desenho compreende uma narrativa, 25 videos, 5 quizzes, 24 tarefas, um desafio monetário, badges, leaderboard, pontos e diversos tipos de feedback. Analisamos a motivação de completar as tarefas, motivação para a aprendizagem, o desenvolvimento de competências linguísticas, entre outras variáveis, potencializadas por este desenho gamificado. Os resultados revelaram-se positivos nos itens aqui apresentados.
- Organizando simbolicamente o panteão do antigo Egipto : as tríades divinasPublication . Sales, José das CandeiasO esquema das tríades divinas (associações de três divindades, inicialmente de uma mesma cidade, depois também em locais geográficos diferentes) é o agrupamento de divindades egípcias mais frequente do antigo Egipto. A constituição de uma tríade respondia directamente à intenção e ao interesse do(s) sacerdócio(s) em estabelecer uma ligação entre os vários cultos de uma determinada localidade ou entre os cultos de regiões distintas. As funções dos membros desses agrupamentos dependiam inteiramente do contexto mítico ou ritual em que eram invocadas e em que justificavam as suas associações, em que, em todos os casos, se procurava «a unidade na diversidade».
- Seniores online: apropriação de dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagemPublication . Rodrigues, Carina; Morgado, LinaEsta comunicação apresenta uma investigação em curso cujo objetivo é contribuir para a redução das desigualdades no acesso e uso de dispositivos digitais táteis bem como para promover uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital. Diversos estudos indicam que os seniores estão mais predispostos a utilizar dispositivos móveis táteis do que computadores com teclados e ratos físicos, devido às suas características e funcionalidades. Nesta investigação pretende-se estudar qual é a apropriação realizada dos dispositivos móveis por toque (tablets e smartphones) por indivíduos na 3ª idade em diferentes cenários de aprendizagem nas áreas de comunicação, socialização, saúde e bem-estar, em tarefas relacionadas com a aquisição de bens e serviços online. Pretende-se construir um modelo de formação específico adaptado às suas características, interesses e necessidades com recurso aos dispositivos táteis e aplicações móveis.
- A educação intercultural na aula de português no 3º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Oliveira, Dulce Maria Garcia de; Sequeira, Rosa MariaEsta investigação foi realizada no âmbito do Doutoramento em Educação, na vertente de Educação e Interculturalidade, tendo como título “A educação intercultural na aula de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico”. O principal objetivo foi não só o de conhecer as representações e práticas docentes relativamente à diversidade cultural nas turmas de 3º ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas e das Escola Não Agrupadas da freguesia de Arrentela, - concelho do Seixal, península de Setúbal -, como também propor uma “matriz sociocultural” para a disciplina de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e aplicá-la a turmas alvo, permitindo verificar se a mesma propicia uma maior e efetiva participação de todos os alunos, contribuindo para o seu sucesso educativo. Esta investigação alicerçou-se no quadro teórico da educação para a cidadania intercultural, nomeadamente na educação intercultural e no modelo coorientacional de Byram. Este trabalho tomou a forma de estudo de caso, tendo-se recorrido ao paradigma quantitativo e qualitativo, tornando-os complementares na recolha de dados. No decorrer desta investigação, efetuou-se um processo de investigação exploratória, tendo-se realizado pesquisa documental para uma breve caracterização da Península de Setúbal, do concelho do Seixal, da freguesia de Arrentela. Fez-se um levantamento de dados sobre a diversidade cultural das escolas com 3º ciclo do Ensino Básico desta freguesia e sobre o insucesso dos alunos no exame de Português de 9º ano. Utilizou-se, ainda, um inquérito por questionário a vinte e um docentes do grupo 300 que lecionaram Português no 3º ciclo do Ensino Básico das escolas supra mencionadas, nos anos letivos 2011/2012, 2012/2013/ 2013-2014 (alguns dos quais ainda lecionam), para conhecer as representações docentes e práticas letivas recorrentes em escolas pluriculturais. A análise dos primeiros dados recolhidos por inquérito por questionário demonstrou que, para os docentes inquiridos, o objetivo primordial da educação intercultural é a abertura e aproximação ao Outro. No que concerne as práticas letivas, há uma preocupação dos professores em aproveitar uma parte do manancial e da riqueza da diversidade cultural das turmas heterogéneas, nomeadamente na prática da leitura/escuta, (re)escrita, na divulgação de textos enriquecedores entre cultura(s), na comparação entre culturas, na promoção de atividades colaborativas, nas atividades integrando a cultura de origem ou de herança. Verificou-se ainda que os materiais privilegiados na sala de aula são maioritariamente os manuais escolares e a compilação de textos emanados pelas editoras de livros escolares. Uma vez que os manuais escolares não contemplam muitas culturas, os docentes utilizam, em menor percentagem, textos de todo o género que permitem a comparação entre culturas, uma atitude crítica e a descentração. Relativamente à colaboração entre alunos, esta é essencialmente realizada através do trabalho de pares, enquanto a cooperação entre escola/comunidade é desenvolvida sobretudo por exposição e eventos escolares abertos à população e por atividades que podem ser corealizadas por alunos e Encarregados de Educação e/ou seus familiares. Como causas para a não implementação da educação intercultural nas aulas de Português, os inquiridos denunciaram fatores fulcrais como a ausência de formação adequada e de materiais didáticos e pedagógicos adequados ou o comportamento dos alunos, entre outros. Posteriormente, foi produzido e aplicado um inquérito por questionário a três turmas heterogéneas escolhidas (7.°, 8.° e 9.° anos) para sua posterior caracterização. Após esta etapa, foram recolhidos e selecionados materiais e atividades pedagógicos que foram integrados numa proposta de “matriz sociocultural” (Costa Afonso, 2002) aberta a modificações, transversal a outras disciplinas, baseada nas diversas identidades socioculturais dos alunos presentes em sala de aula, alicerçada, por um lado, essencialmente, no domínio da educação literária, por outro, na ponte que deve ser, continuamente, estabelecida entre escola/ comunidade local/ comunidade global. Nesta proposta é visível a preocupação na procura de textos literários canónicos, cujos conteúdos culturais permitam o contacto com a alteridade, com outras cosmovisões capazes de promover, por um lado, a desconstrução de preconceitos, estereótipos, do racismo e/ou suas manifestações, por outro, proporcionar a compreensão, a valorização crítica de culturas, a consciencialização da necessidade de liberdade, criatividade e reflexão crítica na criação de um mundo mais justo e na sustentação de um estado democrático. Aquando da aplicação experimental da “matriz”, envolvido nas interações comunicacionais interculturais propiciadas pelos materiais e atividades/projetos subsequentes, o discente assumiu o papel de sujeito sociocultural crítico, cidadão ativo e responsável. Da aplicação experimental foi efetuado um registo dos acontecimentos mais pertinentes. Outras sugestões de atividades/projetos foram veiculadas.
- Running crabs, walking crinoids, grazing gastropods: behavioral diversity and evolutionary implications in the Cabeço da Ladeira lagerstätte (Middle Jurassic, Portugal)Publication . Carvalho, Carlos Neto de; Pereira, Bruno Claro; Klompmaker, Adiel; Baucon, Andrea; Moita, José António; Pereira, Pedro; Machado, Susana; Belo, João; Carvalho, Jorge M. F.; Mergulhão, LiaIchnology is a powerful tool for understanding the evolutionary paths of animal clades, through the paleobiology of behavior preserved in Lagerstätten such as the Cabeço da Ladeira (Portugal) site. Here, the peritidal carbonates of the Chão das Pias Formation (Middle Jurassic, upper Bajocian) record the development of microbial mats in a tidal flat. Episodically, the flat was expanded during periods of equinoctial spring tides that may have been responsible for the in situ killing of several members of echinoderm clades, and the fine preservation of their endoskeleton, in addition to the behavior of an arthropod-dominated endo- and epifauna. Mat-preserved shallow tiers with a moderate ichnodiversity attributed to the Cruziana ichnofacies include trackways of crabs (Laterigradus lusitanica igen. nov., isp. nov.) and shrimps ( Diplopodichnus isp.); trails of fishes (?Undichna), gastropods (Archaeonassa fossulata), isocrinid crinoids (Krinodromos bentou igen. nov., isp. nov.) and insects (Haplotichnus indianensis); and burrows of shrimps or lobsters (Thalassinoides suevicus) and other arthropods (Asterosoma ludwigae, Gyrochorte comosa), or polychaetes (Rhizocorallium commune ). This is implied already above (igen. nov., etc.) and seems not needed. The crab trackways and gastropod bulldozing trails, extending up to 12.3 m, are among the longest invertebrate cursorial traces ever found in the fossil record. The mortichnial crawling trail of a crinoid is the first evidence of locomotion for this group in the fossil record, and a rare unambiguous example of this ethology. Extensive continuous trackways attributed to amphibious crabs record, with great detail, typical gaits of underwater punting and walking sideways on dry land. The earliest evidences of sidewalking behavior may also be evidence for the development of the crab form during their rise in the Jurassic.
- Emissão Nº 112Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria João“Música sem Fronteiras": Excerto do Concerto de Orquestras e Coros das Instituições Portuguesas de Ensino Superior, em apoio aos refugiados, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no Auditório do Centro Cultural de Belém, Lisboa, dia 18 de abril de 2016. Doutoramento em Relações Interculturais da Universidade Aberta (UAb): Entrevista à professora Ana Paula Beja Horta, docente da UAb; Ciclo de Diversidades e Interculturalidades, no âmbito do Doutoramento em Relações Interculturais, da Universidade Aberta: Conferência” Um Desastre Humanitário nas Fronteiras da Europa: Teoria e Prática de uma Tragédia Anunciada”, pelo professor Viriato Soromenho-Marques, da Universidade de Lisboa, no Salão Nobre da Universidade Aberta, Lisboa; Depoimentos do professor José Fontes, docente da UAb e de Viriato Soromenho-Marques, professor catedrático da Universidade de Lisboa; Mesa redonda “Comunicação Intercultural no Ensino superior em Portugal e na Finlândia = Intercultural CommunicationStudies in higher Education studies in Finland and Portugal: State-of-the-Art, Challenges and Future Orientations”, no Auditório III da Universidade Aberta; Depoimentos de Rosa Sequeira, coordenadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da UAb e de Liisa Salo-Lee, Universidade de Jyväskylä, Finlândia. Academia Virtual: Learning Analytics. Plataformas de elearning, pelo professor Vítor Rocio, Pró-reitor da Universidade Aberta, para o Campus Virtual e Modernização Tecnológica. Fugas: Az- Rede de Investigação em Azulejo, do ARTIS (Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa). Participação de Vítor Serrão, professor catedrático da Universidade de Lisboa e diretor do ARTIS, de Rosário Carvalho, investigadora integrada do AZ, de Ana Almeida, bolseira e investigadora e de Patrícia Nóbrega, investigadora. [Notícias]: Protocolo entre a Universidade Aberta e a Direção Geral de Reinserção dos Serviços Prisionais. A cerimónia de assinatura contou com a presença de Anabela Pedroso, Secretária de Estado da Justiça; Jornadas anuais da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) 2016, na Universidade do Algarve.
- Realidade aumentada e gamificação : desenvolvimento de aumentações num manual escolar de educação musicalPublication . Gomes, Cristina; Figueiredo, Mauro; Bidarra, José; Gomes, JoséO tema proposto nesta comunicação versa a problemática da introdução de estratégias de gamificação em contextos de aprendizagem formal por meio de objetos didáticos tecnológicos mediados por livros aumentados, sugerindo uma parceria simbiótica entre o livro tradicional em formato de papel e uma abordagem pedagógica que se atualiza ao incorporar os mecanismos próprios dos jogos de vídeo. O estudo que aqui se apresenta teve como principal objetivo validar ou inferir a hipótese suportada pela nossa observação de que o emprego destes artefactos e estratégias aportam ganhos à instrução, constituindo profícuas ferramentas pedagógicas. No decurso da pesquisa tentamos apreender os fenómenos investigados no contexto em que ocorreram, pelo que adotamos uma abordagem metodológica qualitativa de génese construtivista, com especial incidência numa tipologia de investigação desenvolvimento (development research). Utilizamos em concomitância a metodologia de estudo de caso, nas vertentes descritiva e interpretativa, para caracterizar a utilização dos objetos protótipos desenvolvidos num projeto real, com condições não simuladas. Este artigo sintetiza um estudo de caso realizado no âmbito de uma investigação de tese de doutoramento pelo que os resultados relativos à pesquisa efetuada serão apresentados e discutidos, ponderando-se as possíveis ilações a partir dos dados recolhidos.
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