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Advisor(s)
Abstract(s)
A literatura tem mostrado que a gamificação aplicada ao ensino pode aumentar a motivação e envolvimento dos estudantes. Para um ambiente de e-learning acreditamos que um desenho específico poderá ser uma peça importante para o sucesso da inclusão de técnicas de gamificação. Neste paper apresentamos um desenho gamificado criado, desenvolvido e implementado para o ensino de uma língua estrangeira – Francês - no ensino superior em contexto de ensino superior a distância e e-learning. O desenho compreende uma narrativa, 25 videos, 5 quizzes, 24 tarefas, um desafio monetário, badges, leaderboard, pontos e diversos tipos de feedback. Analisamos a motivação de completar as tarefas, motivação para a aprendizagem, o desenvolvimento de competências linguísticas, entre outras variáveis, potencializadas por este desenho gamificado. Os resultados revelaram-se positivos nos itens aqui apresentados.
Description
Comunicação apresentada no 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, realizado em maio de 2016 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
Keywords
Ensino superior a distância Gamificação Línguas estrangeiras Língua francesa Desenho
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, LabTE