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A gamificação no desenho personalizado no ensino superior a distância: um caso na aprendizagem de uma língua estrangeira

dc.contributor.authorGomes, Cláudia
dc.contributor.authorPereira, Alda
dc.contributor.authorNobre, Ana
dc.date.accessioned2018-01-15T16:48:14Z
dc.date.available2018-01-15T16:48:14Z
dc.date.issued2016-05
dc.descriptionComunicação apresentada no 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, realizado em maio de 2016 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.pt_PT
dc.description.abstractA literatura tem mostrado que a gamificação aplicada ao ensino pode aumentar a motivação e envolvimento dos estudantes. Para um ambiente de e-learning acreditamos que um desenho específico poderá ser uma peça importante para o sucesso da inclusão de técnicas de gamificação. Neste paper apresentamos um desenho gamificado criado, desenvolvido e implementado para o ensino de uma língua estrangeira – Francês - no ensino superior em contexto de ensino superior a distância e e-learning. O desenho compreende uma narrativa, 25 videos, 5 quizzes, 24 tarefas, um desafio monetário, badges, leaderboard, pontos e diversos tipos de feedback. Analisamos a motivação de completar as tarefas, motivação para a aprendizagem, o desenvolvimento de competências linguísticas, entre outras variáveis, potencializadas por este desenho gamificado. Os resultados revelaram-se positivos nos itens aqui apresentados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-95595-9-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/6882
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, LabTEpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino superior a distânciapt_PT
dc.subjectGamificaçãopt_PT
dc.subjectLínguas estrangeiraspt_PT
dc.subjectLíngua francesapt_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.titleA gamificação no desenho personalizado no ensino superior a distância: um caso na aprendizagem de uma língua estrangeirapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbra, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage196pt_PT
oaire.citation.startPage185pt_PT
oaire.citation.titleAtas do 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learningpt_PT
person.familyNamePereira
person.familyNameNobre
person.givenNameAlda
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-idF513-9682-5BD4
person.identifier.ciencia-idD615-97B1-12BD
person.identifier.orcid0000-0002-9192-0835
person.identifier.orcid0000-0002-9902-1850
person.identifier.scopus-author-id55980553700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication60a3e8c8-2909-47ca-87f7-a0860fad8a29
relation.isAuthorOfPublicationb32570c5-368f-4257-a73b-c49acf289869
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