Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Seniores online: apropriação de dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
rodrigues_linamorgado.pdfsenioresonline671.43 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta comunicação apresenta uma investigação em curso cujo objetivo é contribuir para a redução das desigualdades no acesso e uso de dispositivos digitais táteis bem como para promover uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital. Diversos estudos indicam que os seniores estão mais predispostos a utilizar dispositivos móveis táteis do que computadores com teclados e ratos físicos, devido às suas características e funcionalidades. Nesta investigação pretende-se estudar qual é a apropriação realizada dos dispositivos móveis por toque (tablets e smartphones) por indivíduos na 3ª idade em diferentes cenários de aprendizagem nas áreas de comunicação, socialização, saúde e bem-estar, em tarefas relacionadas com a aquisição de bens e serviços online. Pretende-se construir um modelo de formação específico adaptado às suas características, interesses e necessidades com recurso aos dispositivos táteis e aplicações móveis.

Description

Comunicação apresentada no 3º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, realizado em maio de 2016 na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Keywords

Seniores Dispositivos móveis táteis Infoexclusão digital Cenários de aprendizagem

Pedagogical Context

Citation

Rodrigues, Carina; Morgado, Lina - Seniores online : apropriação de dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem. In Encontro sobre Jogos e Mobile Learning, 3, Coimbra, 2016 - "Encontro sobre jogos...[Em linha]: atas". Coimbra: Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, LabTE, 2016. ISBN 978-972-95595-9-4. p. 483-491

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, LabTE