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Authors
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Abstract(s)
O envelhecimento é um fenómeno cada vez mais inquietante na nossa sociedade. Espera-se um aumento significativo desta faixa etária no futuro próximo (2050. Este
estudo pretendeu contribuir para a redução das desigualdades digitais e para uma participação mais efetiva dos idosos na sociedade digital, através do uso de dispositivos móveis, dado as suas características e funcionalidades. Com uma metodologia Design-Based-research, estrutura-se 4 fases e em dois cenários - Cenário de Aprendizagem Urbano e Cenário de Aprendizagem Rural. se apropriaram dos dispositivos móveis, em áreas identificadas na literatura e de acordo com os seus interesses, como a finalidade de conceber um protótipo de Modelo de Formação adequado ao uso dos dispositivos móveis pelos seniores nas suas atividades diárias. Os resultados apontam que em ambos os Cenários de Aprendizagem se confirmaram situações de apropriação, isto é, os seniores após tomarem contacto com as aplicações móveis, avaliando a sua utilidade, decidiram explorá-las e experimentá-las, integrando-as nas suas rotinas e em determinadas áreas, pelo que o protótipo de Modelo de Formação se revelou adequado. O estudo também concluiu que as Oficinas de Formação revelaram ter sido pertinentes, não só porque a maioria dos seniores desconhecia as aplicações, mas também porque permitiu testar estratégias pedagógicas para a integração das tecnologias no seu dia a dia.
Description
Keywords
Seniores Dispositivs móveis tácteis Apropriação Inclusão digital
Pedagogical Context
Citation
Rodrigues, C., Morgado, L. (2019). Apropriação de Dispositivos Móveis no Quotidiano dos Seniores: Investigação sobre um Protótipo de Modelo de Formação, In Marques, C. G., Pereira, I. & Pérez, D. (Eds). Book of Proceedings of the 21st International Symposium on Computers in Education, pp. 137-142, Tomar: Instituto Politécnico de Tomar.
Publisher
Instituto Politécnico de Tomar