Gestão e Economia | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
Browse
Browsing Gestão e Economia | Recursos educacionais / Educational resources by Author "Carrilho, Tiago"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- BICIWAY case studyPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoVídeo produzido no âmbito do Projeto CINet e utilizado na unidade curricular 'Casos de Gestão' da Licenciatura de Gestão.
- C-BAG case studyPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoVídeo produzido no âmbito do Projeto CINet e utilizado na unidade curricular 'Casos de Gestão' da Licenciatura de Gestão.
- Casca Wines case studyPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoVídeo produzido no âmbito do Projeto CINet e utilizado na unidade curricular 'Casos de Gestão' da Licenciatura de Gestão.
- Diferenças dos negócios familiaresPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoNeste vídeo apresenta-se uma parte da entrevista realizada ao Sr. Manuel Ramirez, acerca das especificidades e o contexto de gestão das empresas familiares. Para além da abordagem concreta à situação das Conservas Ramirez, é desenvolvido um enquadramento e contexto da gestão das empresas familiares em geral, focando-se nas diferenças de gestão entre as empresas familiares, e o problema da sucessão.
- Dive Pod case studyPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoVídeo produzido no âmbito do Projeto CINet e utilizado na unidade curricular 'Casos de Gestão' da Licencatura de Gestão.
- Especificidades dos negócios familiaresPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoNeste vídeo apresenta-se uma parte da entrevista realizada ao Sr. Manuel Ramirez, acerca das especificidades e o contexto de gestão das empresas familiares. Para além da abordagem concreta à situação das Conservas Ramirez, é desenvolvido um enquadramento e contexto da gestão das empresas familiares em geral.
- Estratégia e crescimento e sustentável dos negócios familiaresPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoNeste vídeo apresenta-se uma parte da entrevista realizada ao Sr. Manuel Ramirez, dono e CEO das Conservas Ramirez, acerca das especificidades e o contexto de gestão das empresas familiares. Para além da abordagem concreta à situação das Conservas Ramirez, é desenvolvido um enquadramento e contexto da gestão das empresas familiares em geral, com um foco especial no tema da Estratégia e Crescimento Sustentável das Empresas Familiares.
- Family Business Successful Succession Material de Formação Módulo 3 “Estratégias de Crescimento para Empresas familiares”Publication . Porfírio, José; Rodrigues, Ricardo; Carrilho, TiagoEste módulo tem sete objetivos de aprendizagem a partir de várias atividades propostas para ajudar os formandos a adquirir novas competências e apoiá-los no processo que conduz à definição e implementação de uma estratégia no contexto das Empresas familiares. Os resultados da formação permitem realçar a interconexão entre a empresa familiar e a família, e o porquê e como a família deve estar envolvida na estratégia das Empresas familiares. A definição das atividades leva em consideração a extensa experiência de gestão dos atuais gestores e o interesse no potencial contacto de longo prazo dos sucessores com as Empresas familiares. Por esta razão, em vez de uma abordagem teórica, optou-se por desenvolver uma abordagem centrada em casos que permita que os formandos encontrem as soluções, enquanto o formador clarifica algumas questões metodológicas (por exemplo, no presente módulo, alguns detalhes adicionais relativos às ferramentas de gestão estratégica mais tradicionais e mais recentes), à medida que estas vão sendo levantadas na discussão entre formandos e formadores. Resultados da Formação: • Compreender a importância da estratégia para o crescimento da empresa familiar; • Compreender possíveis abordagens e diferentes oportunidades de crescimento estratégico; • Conceber e desenvolver planos de crescimento de longo prazo; • Avaliar estratégias e oportunidades para o crescimento; • Calcular os recursos, parcerias e sinergias necessários; • Executar as decisões estratégicas; • Motivar os stakeholders das empresas familiares a apoiar tais decisões. Para alcançar estes objetivos os formandos serão convidados a desenvolver as seguintes atividades: 1. Ler e refletir sobre os diferentes casos de estratégia propostos; 2. Efetuar um diagnóstico da posição estratégica da Empresa Familiar – Como é que o crescimento e a estratégia podem ser úteis para a empresa familiar? Como é que a sua empresa está preparada para enfrentar os desafios estratégicos? E a família? 3. Desenvolver o conhecimento de ferramentas mais tradicionais de estratégia, como a análise SWOT, o modelo das 5 forças de Porter, ou o BSC (Balanced Scorecard), e de outras mais recentes como o BOS (Blue Ocean Strategy), ou o BMC (Business Model Canvas).
- Family Business Successful Succession Material de Formação Módulo 6 “Gestão de conflito e comunicação”Publication . Carrilho, Tiago; Porfírio, José; Figueiredo, Bernardo; Jardim, JacintoEste módulo lida com todos os elementos necessários de comunicação essenciais a uma gestão efetiva de uma empresa e para equilibrar a dinâmica da empresa familiar. Centra-se na comunicação externa e interna. A comunicação externa apoia os planos de crescimento e garante que os principais stakeholders se mantêm bem informados e comprometidos. A comunicação interna mantém os colaboradores chave não familiares envolvidos, fortalece a cultura organizacional e apoia os valores da empresa. A comunicação interna também se concentra em manter as estratégias empresariais e familiares claras e complementares. O módulo apresenta as principais ferramentas de comunicação e técnicas de gestão de conflitos e negociação. Também liga a comunicação à gestão da mudança. Pontos chave: • Comunicação Interpessoal • Comunicação empresarial • Cultura organizacional e comunicação interna • Comunicação centrada na família • Táticas de negociação • Ferramentas de gestão de conflito • Gestão da mudança Objetivos da Formação No final deste módulo os formandos deverão estar aptos a: • Compreender o elemento chave da comunicação eficaz • Desenhar uma estratégia de comunicação • Abordar os stakeholders • Apresentar ideias e planos a públicos variados • Compreender a mecânica da negociação • Lidar com e resolver situações de conflito • Encorajar a comunicação entre membros da família Secções: 1. Comunicação Interpessoal 2. Gerir os conflitos das relações nas empresas familiares 3. Estudos de caso
- Liderança e sucessão nos negócios familiaresPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoNeste vídeo apresenta-se uma parte da entrevista realizada ao Sr. Manuel Ramirez, dono e CEO da empresa Conservas Ramirez, acerca das especificidades e o contexto de gestão das empresas familiares. Para além da abordagem concreta à situação das Conservas Ramirez, é desenvolvido um enquadramento e contexto da gestão das empresas familiares em geral, com um foco particular no tema da Liderança e Sucessão.