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Advisor(s)
Abstract(s)
Este módulo tem sete objetivos de aprendizagem a partir de várias atividades propostas para ajudar os formandos a adquirir novas competências e apoiá-los no processo que conduz à definição e implementação de uma estratégia no contexto das Empresas familiares. Os resultados da formação permitem realçar a interconexão entre a empresa familiar e a família, e o porquê e como a família deve estar envolvida na estratégia das Empresas familiares.
A definição das atividades leva em consideração a extensa experiência de gestão dos atuais gestores e o interesse no potencial contacto de longo prazo dos sucessores com as Empresas familiares. Por esta razão, em vez de uma abordagem teórica, optou-se por desenvolver uma abordagem centrada em casos que permita que os formandos encontrem as soluções, enquanto o formador clarifica algumas questões metodológicas (por exemplo, no presente módulo, alguns detalhes adicionais relativos às ferramentas de gestão estratégica mais tradicionais e mais recentes), à medida que estas vão sendo levantadas na discussão entre formandos e formadores.
Resultados da Formação:
• Compreender a importância da estratégia para o crescimento da empresa familiar;
• Compreender possíveis abordagens e diferentes oportunidades de crescimento estratégico;
• Conceber e desenvolver planos de crescimento de longo prazo;
• Avaliar estratégias e oportunidades para o crescimento;
• Calcular os recursos, parcerias e sinergias necessários;
• Executar as decisões estratégicas;
• Motivar os stakeholders das empresas familiares a apoiar tais decisões.
Para alcançar estes objetivos os formandos serão convidados a desenvolver as seguintes atividades:
1. Ler e refletir sobre os diferentes casos de estratégia propostos;
2. Efetuar um diagnóstico da posição estratégica da Empresa Familiar – Como é que o crescimento e a estratégia podem ser úteis para a empresa familiar? Como é que a sua empresa está preparada para enfrentar os desafios estratégicos? E a família?
3. Desenvolver o conhecimento de ferramentas mais tradicionais de estratégia, como a análise SWOT, o modelo das 5 forças de Porter, ou o BSC (Balanced Scorecard), e de outras mais recentes como o BOS (Blue Ocean Strategy), ou o BMC (Business Model Canvas).
Description
Keywords
Formação Sucessão em empresas familiares Estratégias de crescimento Estudo de casos