LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Recursos educacionais / Educational resources
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
News
Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
Browse
Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Recursos educacionais / Educational resources by Author "Amante, Lúcia"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação de competências com rubricasPublication . Pereira, Alda; Oliveira, Isolina; Amante, Lúcia
- Avaliação digital no ensino básico e secundárioPublication . Monteiro, Vera; Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Alexandre, Fernando; Santos, José RuiEste REP@ (Recurso Pedagógico Aberto) disponibiliza aos professores dos ensinos Básico e Secundário um espaço onde podem encontrar propostas de soluções que lhe permitam levar a bom termo a sua prática pedagógica, recorrendo às tecnologias digitais no campo da avaliação. Procura, por isso, ser um contributo para o esforço coletivo na superação das dificuldades atualmente sentidas nestes graus de ensino devido à pandemia da COVID-19. A sua conceção e disponibilização foi possível com base na investigação desenvolvida no Laboratório de Educação a Distância e eLearning (LE@D). Este recurso não tem uma sequência única, pode ser explorado de forma livre de acordo com o interesse do professor num dado momento.
- Avaliação para a aprendizagem e autorregulaçãoPublication . Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pereira, Alda
- Digital assessment of competences: tools and practicesPublication . Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando
- Dossier Módulo de Ambientação OnlinePublication . Amante, Lúcia; Souza, ElizabethEste dossier foi organizado pela equipa de coordenação do Módulo de Ambientação Online da UAb (2023) e tem como objetivo partilhar o conjunto de recursos disponibilizados aos estudantes na PlataformAbERTA no decurso do módulo, para consulta sempre que necessário. Constitui, por isso, um Recurso Educacional Aberto (REA).
- Dossier Módulo de Ambientação Online: 2024-2025Publication . Amante, Lúcia; Souza, ElizabethEste dossier foi organizado pela equipa de coordenação do Módulo de Ambientação Online da UAb (2024) e tem como objetivo partilhar o conjunto de recursos disponibilizados aos estudantes na PlataformAbERTA no decurso do módulo, para consulta sempre que necessário.
- Evaluación digital de aprendizajesPublication . Amante, Lúcia; Souza, Elizabeth; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraLos contextos de aprendizaje se han diversificado y ampliado, los recursos digitales se multiplican día a día, aprendemos de múltiples maneras y en múltiples lugares, pero también hay que cambiar la pedagogía, porque sin este cambio la innovación tecnológica servirá de poco. Y, cambiar la pedagogía significa también cambiar la forma de ver la evaluación, tradicionalmente muy vinculada a su función de control y medición y muy poco a su papel formativo. Podemos cambiar la forma de enseñar, cambiar el papel meramente transmisor del profesor, apostando por un profesor que sea "arquitecto" de contextos de aprendizaje, un profesor que conduza a los alumnos en estos contextos, estimulando un proceso de aprendizaje significativo en el que participen activamente. Pero también debemos cambiar la forma de evaluar. De nada sirve utilizar una pedagogía innovadora si al final nos encerramos en formas de evaluación tradicionales, desconectadas de la realidad, que evalúan conocimientos vacíos de significado y de su aplicación. Creemos que cambiar la perspectiva sobre la evaluación es, en gran medida, la clave para el cambio pedagógico más amplio que tenemos que hacer. Necesitamos una pedagogía que esté a la altura de los retos del siglo XXI y en la que enseñar, más que transmitir, sea llevar a los alumnos a aprender. Para ello, es fundamental una nueva Cultura de la Evaluación, que le presentamos en este módulo.
- Evaluación digital de competenciasPublication . Pereira, Alda; Amante, Lúcia; Oliveira, Isolina; Pinto, Maria do Carmo Teixeira; Monteiro, Vera; Paz, João; Oliveira, Ricardo; Santos, José Rui; Alexandre, Fernando
- MOOC. Programação e Robótica na Educação Básica e Pré-Escolar: testagem do desenho de aprendizagemPublication . Amante, Lúcia; Mendes, Antonio Quintas; Souza, Elizabeth; Pinto, MaribelComunicação apresentada no MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão A1 | https://eventos.uab.pt/meetup23/
- Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita : a linguagem escrita no 1º ano de escolaridadePublication . Amante, Lúcia; Azedo, Artur; Leal, RosárioSão apresentados modos de organização do trabalho pedagógico e atividades de leitura e de escrita que visam o desenvolvimento destas aprendizagens numa turma do 1º ciclo. A atividade de trabalho de texto e todo o seu desenvolvimento com os alunos é particularmente ilustrada.