Repository logo
 

LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Recursos educacionais / Educational resources

Permanent URI for this collection

Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.

News

Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 95
  • 21.° Webinar "Dar a Voz à Língua": new directions in pronunciation instruction
    Publication . Mason, Julie; Susana Oliveira
    O grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 21.º webinar responde-se às seguintes questões: What Is The Difference Between Top-Down And Bottom-Up Pronunciation Instruction?; Which Of The Two Is More Effective In The Language Classroom?; What Does This Mean In Terms Of Classroom Activities?
  • 7.º Webinar “Dar Voz à Língua”: la gamificación estructural de un curso online de cultura: cuéntame cómo pasó
    Publication . Chenoll, Antonio; Castelo, Adelina
    O grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 7.º webinar responde-se às seguintes questões: -Como criar motivação em adultos e trabalhadores-estudantes?; -Como implicá-los mais na história da história?; Como criar um modelo adaptado a qualquer aluno?
  • Mov2EAD. Move to distance education: emergency teaching & digital transformation in higher education
    Publication . Morgado, Lina; Paiva, Ana; Paz, João; Loureiro, Ana; Runa, Ana; Afonso, Ana Paula; Seco, Carlos; Pereira, Hugo; Mendes, Elizabeth; Messias, Inês; Vieira, Márcia de Freitas; Rocha, Maria Antonieta; Spilker, Maria João; Oliveira, Nuno Ricardo; Cardoso, Paula
    The project MOv2EAD- Move to Distance Education: Emergency Teaching & Digital Transformation in Higher Education is a project integrated in Laboratory of Distance Education and eLearning (https://lead.uab.pt/mov2ead) started in the heart of the pandemic and with the involvement of 8 Portuguese public and private higher education institutions. Its goal was to understand the experiences of HE teachers and students and the digital transition of face to face teaching to Distance Learning (DL) during the pandemic and post-pandemic period. The results gathered a robust overview of the pandemics experience and relevant indicators to enhance the digital transformation of the HEIs involved. It also helped to develop new inter-institutional cooperation and produced several publication outputs and transformational actions in institutions.
  • European Network in D-flexible teaching (ENID-Teach): una propuesta para la formación del profesorado en pedagogías flexibles innovadoras
    Publication . Morgado, Lina
    The crisis caused by COVID-19 imposed social isolation with the disappearance of inter-university networks which, under normal circumstances, would have been strongly cohesive. It also brought to light serious deficiencies in the adaptation of the university education system to the needs demanded by the digital model. In response to these problems, the European network in D-flexible teaching (ENID-Teach) project, coordinated by UNED, has been developed. Its main objective is the digital training of university teachers in digital pedagogies and their involvement in the construction of a distributed but cohesive network of cooperation for the exchange of good practices and digital transformation. This is an initiative of a consortium made up of four European universities, a non-governmental organization and two spin-offs. In this program we will present the general lines of the project and the training proposals developed by the different universities.
  • ENID-Teach European network in D-flexible teaching: actions and results
    Publication . Morgado, Lina; Mendes, António Quintas; Afonso, Ana Paula; Aires, Luísa; Penicheiro, Filipe; Souza, Elizabeth; Pinto, João; Areias, Maria Elisa
    ENID-Teach is a pedagogical design proposal aimed at university teachers, professors, trainers, and teacher educators. Its general goal is to help educators master D-Flexible Learning methodologies, apply microlearning techniques, and enhance their digital competence in digital pedagogies. This gola is allinged with a) DiCompEdu - European Framework the Digital Competence Educators. b) UNESCO ICT - Competency Framework for Teachers c) SDG - Sustainable Development Goals. d) OEP and OER - Open Education Practices and Resources.
  • 20.º Webinar “Dar Voz à Língua”: diseño de actividades multimedia para la clase de lenguas extranjeras con H5P e inteligencia artificial
    Publication . Casañ-Nuñez, Juan Carlos; Chenoll, Antonio
    O grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 20.º webinar responde-se às seguintes questões: Qual é o potencial pedagógico do conteúdo interativo h5p? ; Como o H5P pode ser integrado em uma sequência didática para introduzir os ODS na sala de aula de línguas estrangeiras? ; Como podemos usar o chatGPT para acelerar o design de conteúdo H5P?
  • 19.º Webinar “Dar Voz à Língua”: o vídeo no ensino de português língua estrangeira: abordagens e ferramentas
    Publication . Pereira, João Paulo; Seara, Isabel
    O grupo el@n (Ensino de Línguas Online) – integrado no DH (Departamento de Humanidades) e no LE@D (Laboratório de Educação a Distância e ELearning) da Universidade Aberta – realiza os webinares “Dar a voz à língua”. Trata-se de sessões bimestrais dedicadas ao ensino de línguas, particularmente em contextos de ensino online, híbrido e presencial com recurso a tecnologias digitais. Estes webinares, com a duração de uma hora, realizam-se em data e horário a definir para cada mês ímpar, com oradores e moderadores da Universidade Aberta ou de outras instituições de ensino superior, e incidem sobre diversas línguas, nomeadamente português, alemão, espanhol, francês e inglês. Tendo como destinatários professores de línguas de qualquer nível de ensino, agentes educativos em geral e estudantes do ensino superior, estas sessões têm os objetivos de (1) divulgar reflexão teórica e/ou instrumentos úteis para o ensino online e/ou com recurso a tecnologias digitais de diferentes aspetos das línguas e (2) promover boas práticas no ensino-aprendizagem de línguas online, ao mostrar a aplicação das teorias e instrumentos apresentados com exemplos de uma ou várias línguas. No 19.º webinar responde-se às seguintes questões: - Como tem evoluído as abordagens de exploração didática do vídeo no contexto do ensino de línguas não maternas?; - Como é que se pode tirar partido do vídeo para promover a aquisição de competências linguísticas, mas também outras destrezas relacionadas como o seu carácter multimodal?; - O que nos diz a investigação sobre a aplicação de ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento da compreensão do oral?
  • Manual para aulas com realidade virtual
    Publication . Makrides, Gregory; Aufenanger, Stefan; Bastian, Jasmin; Damianos, Gavalas; Vlasis, Kasapakis; Apostolos, Kostas; Solarz, Pawel; Szemberg, Tomasz; Szpond, Justyna; Bastos, Glória; Castelhano, Maria; Ferreira, Célia; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela
  • Cointeligência artificial em processos de investigação
    Publication . Morgado, Leonel
    Pretende-se encarar o conhecimento e a cognição como processos de reestruturação participante de uma rede de interdependências entre entidades. Almeja-se apoiar a compreensão deste conceito sob a forma de exemplificação prática de processos de investigação concretos: geração de temas, definição de estrutura metodológica, revisão exploratória da literatura, extração e análise temática em texto não estruturado, criação de GPT personalizados.
  • Digitally Competent Educators: presenting the short learning programme in 1 minute
    Publication . Bastos, Glória; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Cendon, Eva; Hiltunen, Leena; Firat, Mehmet
    Digitally Competent Educators: presenting the short learning programme in 1 minute.
Recomenda-se a utilização de uma licença Creative Commons - CC BY.