LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Artigos em revistas / Papers in journals
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Artigos em revistas / Papers in journals by Author "Abrantes, Pedro"
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- Ensino superior a distância e o desenvolvimento de competências profissionais: uma análise com base nas perceções dos diplomadosPublication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Ramos, Maria do RosárioQuem são os estudantes que optam pela Educação Superior a Distância ? Quais as suas expetativas e grau de satisfação com os cursos nesta modalidade ? Qual o impacto do curso na vida profissional e pessoal do estudante da UAb ? O presente artigo centra-se nestas questões, seguindo um enquadramento teórico que mobiliza estudos sobre a procura de respostas para novos públicos e novas necessidades nas sociedades atuais. O desenho metodológico seguiu a aplicação de um questionário, desenhado no âmbito do Observatório dos Percursos Profissionais e de Vida dos Diplomados da Universidade Aberta, aos estudantes que terminaram a licenciatura em 2014 e 2015. Os resultados remetem para uma satisfação global com a realização da licenciatura online, na medida em que revelam conforto no uso da plataforma e reconhecem vantagens no regime de aprendizagem. Destaca-se a valorização do prestígio social associado ao diploma de ensino superior. Concluímos que a pesquisa sobre o fenómeno da empregabilidade no ensino superior precisa de mais desenvolvimento. Os estudantes adultos apresentam um conjunto de necessidades diferenciadas, sobretudo relacionadas com a aquisição de competências para melhorar as suas condições profissionais, de empregabilidade e o desenvolvimento das suas carreiras. Os dados deste estudo reforçam a ideia de educação ao longo da vida associada ao ensino a distância como importante forma de desenvolvimento e aquisição não só de conhecimentos, como também, de competências transversais fundamentais a todos os contextos da vida e para a mobilidade profissional.
- Licenciados da Universidade Aberta: percursos, motivações e aprendizagens em ambiente digitalPublication . Neves, Claudia; Henriques, Susana; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Jacquinet, Marc; Magano, OlgaQuem são os estudantes que escolhem o ensino superior a distância? De onde vêm? Porque escolhem uma universidade a distância? Como se caracterizam os per-cursos académicos daqueles que realizam licenciaturas nesta modalidade? Quais as dificuldades que enfrentam, as competências que desenvolvem e as relações que estabelecem? Com o resultado de um inquérito aos diplomados da Universidade Aberta pretende-mos responder a estas questões a partir de um conjunto de abordagens teóricas sobre educação a distância aberta e em rede que procuramos relacionar com a Aprendizagem ao Longo da Vida.
- Literacia e inclusão digital no ensino superior online: impactos em adultos diplomadosPublication . Henriques, Susana; Neves, Claudia; Silva, Ana Paula; Abrantes, Pedro; Ramos, Maria do Rosário; Jacquinet, Marc; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Magano, OlgaA partir de um enquadramento teórico, que mobiliza contributos da literacia e inclusão digital, da aprendizagem ao longo da vida, da educação digital e da empregabilidade, analisam-se dados recolhidos através de inquéritos de follow-up aos licenciados que concluíram o curso entre 2011 e 2018 no ensino superior online. Pretende-se, com o presente estudo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre as competências digitais e inclusão digital associadas a adultos diplomados em cursos oferecidos em regime de educação digital. Os resultados apresentados permitem informar as políticas públicas e corroboram os resultados de outros estudos, no sentido em que é evidenciado que as competências de literacia digital e os níveis de inclusão digital são positivamente impactados pela educação e formação online.
- Transversal competences and employability: the impacts of distance learning university according to graduates’ follow-upPublication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, SusanaSince higher education qualifications and digital transition are considered key factors for economic development and individual opportunities, distance learning has been presented as a solution to improve the labor force’s skills and employability. However, such links were seldom studied systematically in specific contexts, and doubts exist regarding online programs. Based on the results of three successive follow-up surveys to the graduates of the Portuguese distance learning public university (Universidade Aberta), from 2011 to 2018 (n = 1358), our article examines the graduates’ perception of acquired transversal competences, in relation to employability and social mobility gains. The statistical analysis points out a positive perception of transversal competences development, especially analytical capacity, autonomy, and communication, although some concerns were raised regarding digital skills, teamwork, job search skills, and social capital. The impacts on employability and socioeconomic mobility are positive for most students, but variable according to analyzed competences, and tend to occur mostly through internal mobility rather than through job search skills or entrepreneurship. Although exploratory, such findings allow some final considerations regarding the effective ability of higher education distance learning to enhance economic growth and employability, through transversal competences, as well as to sketch some suggestions to improve such ability.