Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by advisor "Henriques, Susana"
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- A biblioteca escolar e a organização de repositórios digitais : proposta modelar para uma escola do ensino básico e secundárioPublication . Aparício, João Carlos Coelho; Henriques, SusanaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de modelo de repositório digital de recursos educativos, no contexto de uma biblioteca escolar do ensino básico e secundário. Seguindo uma abordagem metodológica de investigação-ação, analisamos o processo de criação e organização de um protótipo de repositório digital, integrado no conjunto de outros serviços de informação da biblioteca, como o catálogo bibliográfico em linha e ferramentas da Web 2.0. Para além de se contextualizarem os procedimentos envolvidos, desde a fase de instalação e parametrização da plataforma DSpace até à definição de políticas de validação e controlo da qualidade dos conteúdos depositados, são também caracterizados os hábitos e perceções de professores e alunos quanto ao acesso e uso de tecnologias digitais e recursos de informação nas atividades de ensino e aprendizagem. Com os resultados desta investigação, os serviços de informação da biblioteca escolar são reequacionados no sentido de melhor corresponderem à necessidade de captura, organização e preservação de objetos em formato digital, num quadro de incentivo à partilha e reutilização de recursos educativos, formação de comunidades de prática e desenvolvimento de competências de literacia da informação.
- Biblioteca escolar para todos : a colaboração com os professores titulares de turma do 1º ciclo : um estudo sobre a realidade do distrito da GuardaPublication . Pereira, Ana Maria Marcos Moura; Henriques, SusanaCom este estudo pretendeu-se conhecer o trabalho desenvolvido colaborativamente por professores bibliotecários e professores do 1º ciclo, partindo das perspetivas dos envolvidos. O trabalho foi dividido em duas partes complementares. Uma primeira parte de enquadramento teórico, onde se esclarecem conceitos associados ao trabalho colaborativo, se aborda alguns aspetos específicos do funcionamento do 1º ciclo do ensino básico em Portugal e se apresentam alguns aspetos diretamente relacionados com o papel e o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares e pelos professores bibliotecários. Na segunda parte são apresentados e analisados os dados recolhidos a partir dos questionários aplicados a professores titulares de turma do 1º ciclo, do distrito da Guarda, das cinco entrevistas realizadas a professores bibliotecários e da análise documental. Os dados recolhidos permitiram concluir que a colaboração entre os professores bibliotecários e os docentes do 1º ciclo existe, mas corresponde a um nível de colaboração baixo, acontece essencialmente a propósito de realização de atividades ou eventos pontuais e está centrada no domínio da promoção da leitura. Apesar das experiências de colaboração com a biblioteca escolar serem avaliadas como positivas pelos docentes do 1º ciclo, elas não correspondem ainda às expetativas dos professores bibliotecários. Entre os fatores que facilitam a colaboração, os professores do 1º ciclo valorizam a cultura de escola, a integração docentes na equipa da biblioteca escolar e a divulgação alargada da coleção da biblioteca. Entre os constrangimentos identificados quer por docentes quer por professores bibliotecários, destacam-se o tempo e a falta de formação dos docentes na área específica das bibliotecas escolares.
- O contributo da biblioteca escolar na aquisição de competências de oralidade em contexto escolarPublication . Sousa, Paula Cristina de Santos e; Henriques, SusanaO estudo que se apresenta neste documento foi concebido e concretizado graças ao trabalho colaborativo entre a docente de Português do 3º Ciclo do Ensino Básico, os seus alunos do 9ºF, e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Soares Basto, em Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro. Este estudo visa demonstrar o contributo da Biblioteca Escolar na melhoria da qualidade de sucesso dos alunos, nomeadamente no desenvolvimento da Literacia da Informação aliada às Metas Curriculares da disciplina de Português para o 3º Ciclo do Ensino Básico, no domínio da oralidade. Ao longo deste documento serão objetivados um conjunto de procedimentos desenvolvidos para o projeto “Prontos para Falar”, mais precisamente a sua planificação, operacionalização e avaliação, seguida de uma reflexão dos alunos, por um lado e da docente e Professora Bibliotecária, Paula Sousa, por outro. Este projeto cuja metodologia decorreu da investigação-ação visa demonstrar o grau de sucesso educativo dele decorrente, assim como os pontos / aspetos a trabalhar futuramente com vista à sua melhoria e implementação no Agrupamento. Paralelamente, este projeto foi o ponto de partida para que, no futuro, todo o Agrupamento possa usar os materiais construídos e estes possam estar disponíveis a toda a comunidade educativa. O projeto “Prontos para falar” originou resultados bastante positivos, embora alguns aspetos tenham ficaram por aferir. Uma vez mais ficou demonstrado que a Biblioteca Escolar é uma mais-valia para todo o processo ensino-aprendizagem e que é necessário um trabalho bastante colaborativo e articulado de docentes e equipa da BE para a concretização de determinadas metas e objetivos.
- O papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da literacia de informação e da literacia digital em articulação com a área de projeto e outros contextos letivosPublication . Dias, Maria de Lurdes Araújo; Henriques, SusanaO presente estudo foi realizado numa escola secundária com 2º e 3º ciclos, sede de um agrupamento vertical, do distrito de Coimbra, com a finalidade de encontrar propostas de trabalho suscetíveis de contribuir para melhorar a ação da BE no desenvolvimento da literacia da informação e da literacia digital na comunidade escolar e de aumentar o grau de envolvimento / compromisso da comunidade escolar com a sua BE, em prol do sucesso educativo dos alunos. Para a concretização desses objetivos escolhemos a metodologia da investigação-ação, definindo um procedimento sequencial e em espiral de diagnóstico, planificação, intervenção e avaliação/reflexão. A par de uma intervenção ao nível da escola, descrevemos uma intervenção pedagógica assente em metodologias como o trabalho de projeto e a aprendizagem baseada em recursos, planificada colaborativamente pela professora bibliotecária e a docente de AP, para aumentar as competências de informação e as competências digitais de um grupo de alunos do ensino básico. A análise dos dados quantitativos e qualitativos permitiu identificar efeitos favoráveis da intervenção, nomeadamente ao nível da preparação da BE para apoiar o processo de desenvolvimento da literacia da informação, e permitiu também, conhecer fragilidades em vários domínios que importa partilhar com os diversos atores da instituição, para que se convertam em pontos de partida de um novo processo de aprendizagem coletivo, com tempos, espaços e meios que permitam ser feito de forma sistematizada e rigorosa. De entre as fragilidades encontradas destacam-se a dificuldade de conseguir a unidade de ação em torno de um projeto partilhado por todos os atores da comunidade educativa; a dificuldade em reconhecer a função educativa da BE e do professor bibliotecário e a tendência para a preocupação com o processo de ensino em detrimento do processo de aprendizagem.