Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE
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Browsing Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares | Master’s Degree in Information Management and School Libraries – TMGIBE by advisor "Barrulas, Joaquina"
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- A biblioteca escolar no contexto de um sistema integrado de gestão da informação numa escola : uma proposta modelarPublication . Rebelo, Flávio Luís Morgado; Barrulas, JoaquinaO acesso à informação e a capacidade de, a partir dela, criar Conhecimento, é vital para a sobrevivência de qualquer tipo de organização que pretenda rentabilizar os seus recursos, tangíveis ou não, pedagógicos ou de outra natureza. Neste contexto, mais do que um simples centro de recursos, a Biblioteca Escolar deve ser encarada como centro de aprendizagem, sobretudo no que diz respeito a competências de pesquisa e tratamento autónomo da informação em todos os suportes (Literacia da Informação). No estudo que apresentamos, a adopção de uma abordagem de cariz qualitativo, de natureza descritiva e interpretativa, prende-se com o facto de esta nos surgir como a mais adequada à especificidade do objecto em estudo e à sua questão central - Perceber em que medida uma gestão da informação eficiente e eficaz pode contribuir para uma melhor qualidade de trabalho na Escola, nas suas diversas vertentes. Dada a intenção de tentar compreender determinados processos que ocorrem num contexto organizacional específico, adoptamos como abordagem metodológica o estudo de caso, seguindo no sentido de que a nossa investigação não recorresse apenas a uma única fonte de evidência mas a um leque alargado de fontes de informação razão pela qual optamos pela combinação e utilização de diferentes métodos de recolha de dados. Pelo volume e diversidade de dados/informação processados pela organização Escola tornou-se para nós evidente a necessidade e pertinência de uma auditoria informacional como abordagem metodológica enquadradora do estudo, embora de forma adaptada. Com este estudo obtivemos a percepção da forma como a Escola gera e gere a sua informação, como produz e reproduz o seu fluxo informacional e comunicacional, tendo detectado alguns constrangimentos que ainda persistem na dinâmica do seu processamento, ao nível dos seus recursos humanos. Foi ainda nossa intenção, conseguida, criar e propor um modelo de gestão da informação passível de aplicação numa organização escolar como a nossa, através da conceptualização da estrutura de um Portal que permite uma gestão eficiente e eficaz de todo o fluxo informacional da instituição e a permanente disponibilidade e acessibilidade dos seus conteúdos em ambiente curricular.
- Marketing em gestão da informação e bibliotecas escolaresPublication . Pinto, Paixão dos Santos; Barrulas, JoaquinaNeste estudo aborda-se a questão da aplicação da disciplina de marketing em bibliotecas escolares. Num momento inicial do trabalho, através de uma perspectiva histórica, reflectimos sobre o papel das bibliotecas ao longo do tempo e, em especial, na actual Sociedade da Informação. Debruçamo-nos particularmente, sobre a evolução e missão das bibliotecas escolares, estruturas educativas, pedagógicas e verdadeiros centros de aprendizagem, discutindo o seu papel na promoção do sucesso educativo. Fazemos o enquadramento teórico dos conceitos de marketing, revendo a literatura da especialidade sobre a aplicação da gestão de marketing em unidades de informação. Apesar da disciplina de marketing ter surgido no contexto empresarial e orientado para as organizações que visam o lucro, foi sendo progressivamente apropriada por outras áreas porque se constatou que as instituições sem fins lucrativos também poderiam beneficiar desta abordagem de gestão e usufruir das estratégias e técnicas desta disciplina. Os utilizadores da biblioteca escolar são alunos, professores, funcionários, pais e é para satisfazer as necessidades e desejos de informação desse público que a biblioteca deve estar preparada. A utilização de estratégias de marketing numa BE pode ajudar a desenvolver produtos/ serviços adequados às necessidades dos utilizadores e contribuir para a sua promoção na comunidade educativa. O estudo empírico foi realizado em doze escolas dos distritos da Guarda e de Viseu, seleccionadas tendo em conta uma gama diversificada de critérios, como a integração na RBE, a tipologia da escola, a localização geográfica e a integração numa rede concelhia. Usámos uma abordagem metodológica multimétodos: análise documental, inquérito através de questionários a um total de duzentos e quatro alunos (desde o 1º ciclo até ao ensino secundário) e a trinta e três professores e realizámos entrevistas a doze coordenadores de biblioteca. O objectivo deste estudo foi verificarmos no terreno, se são aplicadas estratégias de marketing, quais as estratégias que mais despertam a atenção dos utilizadores e se as mesmas contribuem para a promoção da imagem e das actividades dinamizadas pela biblioteca escolar, na comunidade educativa. Quisemos ainda perceber se os coordenadores das BE utilizam esta forma de gestão porque têm conhecimentos na área, ou se de forma intuitiva, utilizam métodos e técnicas que se xi podem enquadrar no domínio do marketing. O estudo permitiu-nos concluir que a gestão de marketing ainda é pouco utilizada nas BE, em Portugal, apesar de se realizaram múltiplas actividades de promoção da leitura e da biblioteca, orientadas para o público específico de cada escola.
- Problemática de gestão e desenvolvimento de colecções de bibliotecas escolares em rede : desafios emergentesPublication . Santos, Vespertina do Futuro Saúde Carvalho de; Vasconcelos, Ana Isabel; Barrulas, JoaquinaPara compreender a problemática de gestão e desenvolvimento das colecções de bibliotecas escolares, começámos por fazer um enquadramento teórico dos conceitos biblioteconómicos envolvidos, revendo o que diz a literatura da especialidade sobre selecção e aquisição de materiais, visibilidade da colecção, conservação e manutenção de materiais, questões éticas e de censura e, finalmente, avaliação da colecção e da política documental. Este estudo pretendeu descrever e explicar como foram constituídas e estão a ser geridas as colecções de bibliotecas de doze Escolas Básicas e nove Escolas Secundárias que colaboraram connosco, num total de 21 escolas da Área Pedagógica 9 (Queluz – Sintra). Visou, além disso, averiguar como estão estas escolas a preparar-se para os desafios que o ambiente digital coloca às colecções das bibliotecas escolares. O estudo empírico realizado adoptou um paradigma misto, com predominância qualitativa, seguindo a concepção do estudo de caso, na variante de caso “embebido” ou “encaixado”. Os instrumentos que usámos para recolha de dados foram o inquérito por questionário, a entrevista e a observação directa. Esta investigação centrou-se em quatro questões e foi concretizada através de um trabalho de campo que contou com a colaboração dos professores coordenadores das bibliotecas das escolas acima referidas. Para nortear o trabalho de investigação que empreendemos, elegemos o caminho apontado por Patton: tornar evidente o que já é óbvio, questionar o que parece óbvio e revelar o oculto. As conclusões a que chegámos confirmaram, em grande parte, as hipóteses de investigação que inicialmente tínhamos formulado: na actual situação institucional das bibliotecas escolares, a gestão das colecções limita-se a dar resposta a solicitações pontuais de aquisição de documentos, apresentadas pelos professores curriculares, não tendo sido alterado – na maioria dos casos – o modelo de gestão e desenvolvimento das colecções pelo facto de as bibliotecas escolares terem entrado no Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, ainda que os professores coordenadores das bibliotecas escolares valorizem a existência de um plano de desenvolvimento da colecção para uma eficaz gestão e desenvolvimento das colecções. Concluímos também que, na actual situação das escolas, as bibliotecas escolares não estão preparadas para os desafios que o paradigma digital lhes coloca.
- A Web 2.0 nas bibliotecas escolaresPublication . Silva, Zélia Maria Delgado da; Barrulas, JoaquinaNa sociedade actual, a informação constitui-se como elemento chave da vida eco-nómica, social, cultural e política e o seu acesso condiciona o percurso individual e co-lectivo dos cidadãos. A informação tornou-se um instrumento indispensável aos indiví-duos, que se querem activos, participantes, críticos e úteis nesta sociedade, cada vez mais exigente e competitiva. Este crescente reconhecimento da importância da informação no desenvolvimento dos indivíduos e das sociedades e as novas possibilidades que o advento da Web 2.0 trouxe exigem transformações profundas ao nível da educação a que as bibliotecas esco-lares não podem ficar alheadas. Partindo destas premissas, o presente trabalho teve como objectivos conhecer a aplicabilidade das ferramentas da Web 2.0 no contexto educacional, averiguar em que medida a sua utilização pode influenciar o cumprimento da missão das bibliotecas esco-lares e conhecer o nível de implementação deste tipo de ferramentas nas escolas com 3º ciclo e/ou secundário da área de influência da Direcção Regional de Educação do Alen-tejo. A documentação consultada e a análise de exemplos de aplicação permitiram-nos perceber que as ferramentas e serviços Web 2.0 têm, no seu conjunto, características e potencialidades que possibilitam às bibliotecas escolares cumprirem as diferentes ver-tentes da sua missão. Contudo, a análise dos dados obtidos através dos diferentes ins-trumentos de recolha utilizados revelou-nos que, em geral, as bibliotecas em estudo têm ainda um caminho a percorrer até conseguirem retirar todo o partido possível das ferra-mentas da Web 2.0. Constatámos, ainda, a existência de desequilíbrios tanto no que res-peita ao tipo de ferramentas e serviços da Web 2.0 utilizados pelas bibliotecas, como quanto aos propósitos com que os utilizam. Finalmente, apontamos vias de melhoria com vista a tornar a presença das biblio-tecas escolares na Internet colaborativa uma oportunidade para o desenvolvimento, nos alunos, das competências necessárias à sua participação activa na sociedade, ao longo da vida.