Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Mestrado em Estudos de Língua Portuguesa - Investigação e Ensino | Master's Degree in Studies on Portuguese Language - TMELP by advisor "Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Alfabetização de falantes de português em contexto bilíngue: estratégias centradas na tecnologia educacionalPublication . Eerola, Evelyse Caetano; Costa, Rinaldo Vitor da; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraO presente estudo consiste numa pesquisa conduzida acerca de estudantes bilíngues envolvidos no processo de alfabetização em língua portuguesa, no contexto da cidade de Helsinquia, Finlândia. Destacando-se a utilização de tecnologias como elementos coadjuvantes e impulsionadores nesse contexto educacional específico. O trabalho constitui um estudo de caso descritivo, no qual a investigação acontece de forma ativa e imersa no ambiente da pesquisa. O contexto da investigação é delimitado à Escola Europeia de Helsinquia, onde, ao longo de quatro anos, dedicou-se ao ensino de português língua materna de indivíduos inseridos em um contexto bilíngue e, mesmo, multilíngue. Este estudo propõe uma focalização temporal específica nas experiências pedagógicas durante dois anos letivos (2020 e 2022), nos quais um grupo de alunos foi objeto de intervenção no período correspondente à pré-alfabetização e alfabetização, com a utilização ativa de tecnologias como principal método pedagógico. No âmbito dessa conjuntura, as tecnologias desempenharam um papel mitigador no desafio de educar alunos de diversas faixas etárias, imersos simultaneamente na alfabetização em outras línguas adicionais, enquanto empregavam o português de maneira exclusiva durante as atividades em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a exploração de experiências tecnológicas revelou-se extremamente vantajosa, proporcionando progressos notáveis no tocante ao processo de alfabetização e letramento.
- Integração dos recursos tenológicos no ensino de português língua estrangeiraPublication . Aguiar, Claudia Rosane Cordeiro; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraA integração dos recursos tecnológicos tradicionais, como livros didáticos, aulas presenciais e manuais de aprendizagem, com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem se apresentado, nos últimos decênios, como alternativa para a Aquisição de uma Segunda Língua (ASL), mais especificamente o ensino e aprendizagem do Português como Língua Estrangeira (PLE). Os objetivos desta pesquisa foram analisar a integração desses recursos tecnológicos no ensino de PLE, compreender a aquisição e aprendizagem de uma segunda língua, identificar o português como Língua Estrangeira e analisar a aplicação dos recursos tecnológicos no ensino de PLE. Na Metodologia, fez-se o levantamento e análise dos estudos sobre as tecnologias e o ensino de PLE a 28 alunos matriculados no projeto na Highlands High School, Sacramento American School District, 6601 Guthrie Street, North Highlands, California, 95660 – Estados Unidos. Os resultados mostraram-se eficazes e alcançaram-se metas importantes no ensino e aprendizagem de PLE na combinação de recursos tecnológicos e no uso das TIC.
- A literacia digital para o mercado de trabalho em contextos académicos inclusivosPublication . Filipe, Lénia Cristina Martins; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraA presente dissertação tem como objetivo compreender a realidade social dos indivíduos portadores de deficiência, através da análise das principais dificuldades/obstáculos sentidas pelos mesmos no seu dia-a-dia, nomeadamente, a falta de apoios na realização de tarefas básicas diárias, diferença de oportunidades e ofertas no acesso ao mercado de trabalho. Os indivíduos com DID apresentam limitações nas capacidades mentais, onde se destacam áreas relacionadas com a aprendizagem, raciocínio, comunicação interpessoal e autogestão. De modo a percecionar se existem dificuldades/obstáculos na execução das tarefas diárias, no mundo académico e laboral destes indivíduos, foi adotada uma metodologia baseada na observação direta e na entrevista semiestruturada elaborada a uma amostra de participantes que possuem deficiências (síndrome de Down e ananismo). Os principais resultados evidenciam que, em termos académicos, a escola e os respetivos professores devem maximizar as potencialidades destes indivíduos a nível físico, intelectual, emocional, criativo cultural e social. No que diz respeito à integração profissional de pessoas com deficiência, constatou-se que nem todos os entrevistados beneficiaram das mesmas. Para além disso, os entrevistados referem que não foram alvo de descriminação durante o processo de recrutamento e de acolhimento nas respetivas empresas. Por fim observou-se que, segundo a perspetiva da entidade empregadora, as medidas de apoio à contratação de pessoas com deficiência deveriam ser mais adequadas à realidade.
- As TICs e o ensino do português : um estudo de caso : Escola Básica e Secundária Olavo Moniz Ilha do Sal - Cabo VerdePublication . Costa, Indira Gomes de Oliveira; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraO estudo, ora apresentado descreve como o português, pode ser trabalhado de forma colaborativa e interativa nas aulas da disciplina de Língua Portuguesa (como Língua Segunda, doravante L2) no 2º ciclo do Ensino Secundário. A evolução dos métodos de ensino implica novos conceitos e novas abordagens para o ensino do Português como Língua Segunda, almejando sempre chegar o mais perto possível do contexto real dos alunos. O objetivo deste trabalho é identificar atividades interessantes que promovam o gosto tanto pela leitura como pela escrita. Usou-se como estratégia o uso das novas tecnologias, doravante NTICs. Foi utilizado o método quantitativo e qualitativo. Recorreu-se à pesquisa bibliográfica e de campo. A pesquisa de campo foi realizada em duas turmas do décimo primeiro ano com o Português (Comunicação & Expressão) e com os professores de Português da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz (EBSOM), ilha do Sal, Cabo Verde. A referida pesquisa demonstrou que é possível, através das TIC desenvolver o uso da Língua Portuguesa, para além de resgatar parte da nossa memória criativa, trabalhar a cidadania, aspeto importante nesta era da globalização. Nesta investigação pesquisa-se o uso que os alunos e os professores de Português fazem das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Para tal fez-se uso do questionário como instrumento de pesquisa. Os dados mostram que as dificuldades de acesso e equipamento fazem com que esse uso seja restrito e o uso das AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é quase inexistente. As aulas foram momentos de aprendizagem através do brincar, do divertir e onde o espírito crítico, a imaginação, o caráter individual/grupo, a autoestima e a autonomia foram desenvolvidos. No final do documento as linhas de leitura apontam reflexões baseadas na análise dos dados, nas aulas realizadas com este próposito, para além de pesquisas e observações in loco.