Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI
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Browsing Mestrado em Comércio Electrónico e Internet | Master's Degree in Electronic Commerce and Internet - TMCEI by advisor "Almeida, Maria do Rosário"
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- Caracterização dos formatos de publicidade online em sítios : estudo de caso : newsletters da plataforma E-goiPublication . Afonso, Adriano Luís Pinto; Almeida, Maria do RosárioA Internet mudou o mundo! Esta (r)evolução é de tal ordem que praticamente nenhum campo da actividade humana ficou imune. O mundo digital reformulou conceitos como velocidade, eficiência, abrangência ou personalização, inventou hábitos de consumo e implicou alterações dramáticas nas actividades comerciais. O marketing e a publicidade como elemento do Mix da comunicação são disso exemplos paradigmáticos. Este trabalho de investigação dedica-se ao estudo de um dos formatos de publicidade e marketing online mais populares: a newsletter. Esta, como ferramenta privilegiada de comunicação, quando eficientemente usada, é uma “arma” comercial poderosíssima, embora de muito difícil manipulação. O desenvolvimento deste estudo compreende então o necessário enquadramento teórico, analisa os seus diferentes elementos constituintes, preocupa-se com as suas particularidades de utilização, e estabelece o seu enquadramento numa campanha de e-mail marketing e num plano de e-marketing. Para evitar o carácter abstracto de uma reflexão apenas teórica, recorre-se a um estudo de caso da plataforma da E-goi, ilustrando assim o fenómeno em Portugal. A parte empírica, recorrendo a entrevistas e questionários, procura verificar as hipóteses apresentadas na parte teórica, as quais complementam ou actualizam o panorama no domínio nacional. O objectivo principal é a análise das características das campanhas de e-mail marketing e a relação com a sua eficácia. As conclusões valorizam entre outras características: a relevância dos conteúdos, a introdução de incentivos; a personalização da mensagem; a preocupação com a privacidade; a preferência por uma periodicidade de contacto adequada, a verificação da mensagem contra filtros de spam e a adopção do formato HTML como formato de envio.
- O comércio electrónico : fundamentos, modelos, sistemas de segurança e pagamentos : experiência de comércio electrónico dos alunos do ensino superior do Instituto Politécnico de Tomar : estudo de casoPublication . Silva, Vasco Renato Marques Gestosa da; Almeida, Maria do RosárioA evolução das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente da Internet, vieram introduzir novas formas de comprar e vender produtos e serviços, proporcionaram o aumento da dimensão dos mercados, maior transparência na negociação, maior facilidade de acesso das empresas ao seu mercado alvo, a presença permanente (24 horas por dia, 7 dias por semana), impuseram a redução de custos, entre outras oportunidades (Cunha, 2007). A inexistência de barreiras regionais ou temporais na Internet, faz com que esta se constitua, cada vez mais, como um meio privilegiado para comprar e vender produtos ou serviços, dando lugar a um novo conceito, a “economia digital” (Tapscot, 1999), uma economia baseada em informação (Gameiro, 2005) tecnologias, dispositivos e redes digitais. Dada a relevância do tema, este trabalho de investigação pretende efectuar um estudo sobre o comércio electrónico e descrever os efeitos da sua aplicação, quer ao nível do consumidor, quer ao nível das organizações. Ao comércio electrónico estão associadas preocupações relacionadas com a segurança de informação que circula em canais abertos como a Internet (Medeiros, 2001). São descritos em detalhe os mecanismos de segurança que foram desenvolvidos nos últimos anos, tenta-se perceber se os sistemas de segurança actuais permitem realizar o comércio electrónico de forma segura e são referidas as ameaças a que o comércio electrónico está sujeito actualmente. A questão dos pagamentos é outro aspecto fundamental relacionado com o comércio electrónico. Como tal, é feito um estudo dos tipos de pagamento electrónico existentes e descritos de forma detalhada, a sua evolução em Portugal. A parte empírica deste estudo de investigação incide num estudo de caso sobre a experiência em comércio electrónico por parte de alunos do ensino superior, neste caso, por parte dos alunos do Instituto Politécnico de Tomar.
- O E-Learning em centros de formação profissional de gestão participadaPublication . Mansos, Luís Manuel Santa; Almeida, Maria do RosárioResumo - Com o aparecimento dos primeiros satélites artificiais, nos finais da década de 50 do século XX, o carácter público da ciência e das suas aplicações tecnológicas estava plenamente assumido (Caraça, 2004). Na Europa e nas últimas décadas do Século XX, a emergência da Sociedade de Informação veio impor às organizações a necessidade de que para além das novidades tecnológicas, se tirasse partido de bens intangíveis como a informação, as novas metodologias de trabalho, o know how, etc. (Baptista, 2002). Em Portugal e no contexto da Formação Profissional, a Formação a Distância ainda não é aberta e flexível, porque os programas das acções formativas são fixos e fechados, com o formando a não poder negociar a adaptação ao seu perfil e interesses profissionais (Rosa, 2002). O e-learning surge no contexto da Formação Profissional, como um modelo de Formação a Distância só possível com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma vez que são elas que lhe dão suporte. O e-learning ao tolerar novas formas de comunicação, de interacção e de confronto de ideias, permite uma aprendizagem baseada na partilha de saberes, que tem em conta as experiências e os objectivos profissionais dos formandos. A formação profissional inserida no mercado de emprego e tutelada pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social, utiliza nos seus processos formativos uma estrutura modular, com os modelos de aprendizagem a dependerem quase exclusivamente das entidades formadoras, isto é, das redes de Centros de Formação Profissional. A partir destes pressupostos, pensou-se ser importante fazer um trabalho a partir de Centros de Formação Profissional de Gestão Participada de modo a perceber qual o papel que o e-learning pode desempenhar em organizações deste tipo. Para isso, colocámos uma questão e vários objectivos de investigação que envolveram a recolha de dados para posterior análise, e cujos resultados depois de interpretados, permitirão responder aos desígnios que nos animaram desde o início do trabalho e confirmar ou não algumas das percepções iniciais. Na procura desses dados, foi analisada documentação diversa, criados questionários e conduzidas entrevistas, de modo a obter e potenciar informação necessária e suficiente para o efeito
- Fidelização de clientes em hotéis de quatro e cinco estrelas com as redes sociais na região do AlgarvePublication . Domingos, Nelson; Negas, Mário; Almeida, Maria do RosárioA rápida evolução da informática e a massificação da utilização da Internet mudaram a forma de agirmos. Essa mudança é visível em todas as áreas, passámos de um comércio tendencialmente fechado e de uma maior dificuldade no acesso às informações, onde os conteúdos, as expressões e o tempo eram limitados, quer no tempo como no espaço, para uma abertura quase total. Na Internet, a rede das redes, é possível obtermos dados e informações sobre praticamente qualquer assunto em qualquer altura e em qualquer lugar. Cada indivíduo pode igualmente colocar ou comentar quaisquer informações na rede. Esta facilidade em comunicar leva-nos a várias mudanças, desde o desenvolvimento de negócios, à forma como as empresas interagem entre si e com os clientes, em suma, ao surgimento de novas formas. Este estudo analisa de que forma o comércio eletrónico e as redes sociais contribuem para a fidelização dos clientes nos hotéis de quatro e cinco estrelas, denominados como categoria alta na região Algarvia. A metodologia utilizada foi a de estudo exploratório. Para o efeito foram contactados via correio eletrónico e pessoalmente, vinte e três hotéis, tendo sido recolhidos, selecionados e analisados sete questionários referentes a sete hotéis do segmento alto (quatro e cinco estrelas) da região do Algarve. A dimensão da amostra não sendo grande, considera-se suficiente rica atendendo aos objetivos propostos, eventualmente podia ser mais extensa se o estudo fosse focado em clientes ou se fossem incluídos hotéis de outras categorias, ou abrange-se outro tipo de alojamento. De forma a objetivar o estudo e a cumprir o objetivo geral e os objetivos específicos optou-se por seguir a abordagem qualitativa e não a quantitativa. Os resultados obtidos nesta amostra estão em consonância com os resultados de outros estudos, cumprindo o preconizado pelos cinco atributos da pesquisa qualitativa que de acordo com Günther (2006) são: as características gerais, a recolha de dados, o objeto de estudo pretendido, a interpretação dos resultados e a sua generalização a todo o universo do objeto em estudo. Pode-se referir que na indústria hoteleira a fidelização dos clientes é muito importante, tendencialmente é mais fácil fidelizar um cliente do que conseguir um novo. O comércio eletrónico nas atividades dos hotéis está em geral muito desenvolvido, uma vez que a maior parte das transações é feita eletronicamente, salienta-se também que os hotéis da categoria alta têm presença constante nas redes sociais e na Internet, utilizando-as de forma diferente, mas como formas de procurar e conquistar novos clientes, simultaneamente fidelizando os existentes, para o efeito têm domínio próprio registado na Internet (ou do grupo em que estão incluídos) e perfis nas redes sociais onde por vezes têm atividades exclusivas para os clientes que estão na mesma rede.
- Impacto da utilização das TIC na gestão pedagógica do ensino secundário no Colégio Manuel Bernardes : estudo de caso "projecto SaD" (SaD - secundário a distância)Publication . Nunes, José Manuel Freixo; Almeida, Maria do RosárioO desenvolvimento tecnológico dos últimos trinta anos, associado ao aparecimento do computador pessoal e à expansão das redes informáticas, criou condições de mudança no ensino e na aprendizagem. Esta dissertação tem como objetivo principal mostrar que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) contribuíram e continuam a contribuir para otimizar as estratégias de aprendizagem, incrementar a criatividade pedagógica e criar materiais pedagógicos para o ensino secundário, particularmente no Colégio Manuel Bernardes. Verificar qual a importância de um modelo pedagógico de ensino a distância para o ensino secundário (SaD – Secundário a Distância), será outro dos objetivos a atingir, neste caso o objetivo específico. Uma das formas de investigar ou desenvolver uma investigação, é através de um estudo de caso. Esta investigação seguiu a teoria associada ao estudo de caso que está relacionada com a ligação existente entre a pesquisa empírica e o pensamento lógico. A revisão da literatura foi fundamental neste trabalho de investigação. Ajudou a compreender o tema escolhido para a investigação, pois são determinantes os estudos já efetuados por investigadores e especialistas no tema focado. Nesta investigação as leituras realizadas, incidiram sobre a literatura relacionada com o ensino das TIC no secundário, o ensino a distância e a gestão pedagógica, assim como sobre a metodologia a utilizar na investigação. Relativamente à metodologia aplicada, numa primeira fase foi efetuada uma pesquisa (dados secundários) relacionada com a evolução das TIC no ensino secundário assim como da sua influência na gestão pedagógica. O ensino a distância em Portugal foi outro aspeto objeto de pesquisa, no que diz respeito aos conceitos e à sua evolução ao longo dos anos. A segunda fase esteve relacionada com a investigação empírica onde se procurou apresentar e explicar um conjunto de dados qualitativos e quantitativos (dados primários) relacionados com um conjunto de questões. Investiga-se para se chegar a uma conclusão e talvez propor novos temas de pesquisa e investigação. As conclusões desta investigação foram suportadas pelas respostas às questões da investigação, tendo em vista confirmar ou refutar as hipóteses sugeridas. Através de processos empíricos, entrevistas e questionários, assim como da sua análise estatística e descritiva, procedeu-se ao teste das hipóteses sugeridas. Pela análise dos resultados obtidos podemos concluir que o impacto das TIC no ensino secundário do Colégio Manuel Bernardes contribuiu para a otimização dos processos de ensino e aprendizagem, para incrementar a criatividade pedagógica e criar materiais pedagógicos. Este impacto foi moderado, gradual e orientado por um alinhamento com a evolução tecnológica. Os dados apresentados correspondem a um padrão generalizado de concordância, relativamente à teoria orientadora, às questões da investigação e às hipóteses sugeridas. Relativamente à importância de desenvolver um modelo pedagógico de ensino a distância (SaD) para o ensino secundário, foi confirmada a sua importância mas com algumas restrições.