Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE
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Browsing Mestrado em Arte e Educação | Master's Degree in Art and Education - TMAE by advisor "Marques, Maria do Céu"
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- O ensino da língua inglesa: motivação linguística pela artePublication . Nunes, Teresa Manuela Dias; Marques, Maria do CéuO presente trabalho de investigação subordinado ao tema O Ensino da Língua Inglesa- Motivação Linguística pela Arte, pretende analisar criticamente a importância do desenvolvimento de estratégias motivacionais ligadas à arte como um impulso necessário para a aprendizagem da língua inglesa. Após a definição da problemática e da sua relevância, pretendo numa primeira fase, de teor conceptual e fundamentação teórica, abordar a importância da motivação em toda a aprendizagem, a transversalidade das expressões artísticas e posteriormente a sua inclusão, por meio de metodologias pedagógicas de ensino da língua inglesa. Numa segunda fase, de teor mais empírico, aplicar todos os conceitos e estratégias (previamente perspetivados e elaborados) através do projeto English Days em diversas turmas de escolas privadas constituídas por alunos que frequentam o ensino secundário. Esta articulação e cruzamento de dados pretendem demonstrar a possibilidade de a arte ser um instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem personalizando o ensino, envolvendo, integrando e capacitando o ser humano de muitas habilidades e capacidades de forma a elevar o seu índice motivacional. Potenciar a criatividade na educação é imperativo, tornando cada aluno, um aluno participativo e agente ativo do seu próprio conhecimento revendo metodologias pedagógicas e artísticas de forma criativa e apelativa à sua emoção. Defendo que um contexto de aprendizagem apropriado de línguas estrangeiras potencia a motivação dos alunos, tal como o desenvolvimento de competências linguísticas e socioculturais essenciais para a formação dos mesmos.
- O ensino de português num politécnico espanhol: os contos como veículo de aprendizagemPublication . Alvarez Corral, José Ignácio; Marques, Maria do CéuA vida é uma fonte continua de aprendizagem e de adquisição de valores, de usos e costumes. Um língua é uma fonte de vida e que tem essa capacidade inata de atrair para si própria todas as características da vida. Num tempo e num lugar, pelo menos em Espanha, onde as línguas são utilizadas como meios de distinção entre as diferentes realidades e como instrumento de separação e de exclusão social, e com fins políticos, resulta urgente recuperar o sentido do verdadeiro valor da palavra língua, como elemento integrador e construtivo. A palavra ensinar é sempre uma palavra desafiante, onde têm entrada muitas sensibilidades. Ensinar uma língua é, portanto, um processo desafiador e delicado, em que os limiares entre as diferentes realidades do público alvo e a própria realidade da língua de ensino, deveriam ser subtilmente tratados. Neste Trabalho de Projeto propõe-se a utilização de um recurso literário e vital, como são os contos e as histórias. Com uma componente integradora, universal e abrangente, este trabalho de investigação procura refletir e questionar sobre o próprio conceito de língua e o seu papel no crescimento e evolução das sociedades, assim como a sua capacidade para ultrapassar limiares estabelecidos e fechados, tangíveis e intangíveis, e analisar as possibilidades de atingir objetivos de realização pessoal, social e humana. A língua e a sua aprendizagem deve ser um caminho de liberdade e conhecimento.
- As expressões artísticas no curriculum do 1º ciclo : relevância no desenvolvimento integral do alunoPublication . Rocha, Maria Helena Ribeiro da; Marques, Maria do CéuO estudo que nos propomos efetuar, partiu do pressuposto geral de que a Educação Artística continua a ter um lugar pouco significativo no contexto do Sistema Educativo Português. As conceções atuais sobre a aprendizagem apontam para uma escola de saberes e competências que preparam os alunos não só para as áreas de estudo, mas também para a vida, encarando o indivíduo num sentido holístico. Consideramos relevante para esta investigação, compreender o valor, a perceção, as ideias, significados, interpretações e os sentimentos dos professores sobre o ensino das expressões artísticas no 1º ciclo do ensino básico, no desenvolvimento global da criança e se estes põem em prática as expressões artísticas, conforme preconiza o currículo do 1º ciclo. As principais linhas de força que orientaram este trabalho de investigação estão ligadas a duas vertentes que constituem o quadro teórico-concetual desta pesquisa: a educação artística como prioridade essencial na escola e as expressões artísticas como relevância no desenvolvimento integral do aluno. O trabalho empírico assenta numa abordagem fenomenológica, de natureza descritiva e interpretativa, centrado numa metodologia qualitativa. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. A análise e a interpretação de dados foram feitas através da técnica de análise de conteúdo que permitiu a obtenção de informação relevante para o nosso estudo. Os resultados obtidos revelam que os professores, apesar de terem uma carga horária semanal de 3 horas para a prática das expressões artísticas, as subvalorizam na gestão e prática do currículo em relação às outras áreas curriculares, considerando que as áreas curriculares de matemática e português são objeto de exame nacional. Os professores sinalizam a necessidade de haver mais formação para a aquisição de conhecimentos e competências para se sentirem mais à vontade na realização de atividades de expressões artísticas e reconhecem a importância da coadjuvação na melhoria da sua prática letiva. Embora os professores sintam dificuldade na prática efetiva das expressões artísticas, consideram-nas importantes no desenvolvimento pessoal e cultural da criança, possibilitando uma formação integral. Com este estudo, pretende-se a promoção da educação artística na escola e, de alguma forma, contribuir para que as expressões artísticas ocupem o seu verdadeiro lugar no 1º ciclo do ensino básico.
- Gravar Territórios: dois estudos de caso: Gravar Vila Flor e Gravar SendimPublication . Preto, Sandra Paula Esteves; Marques, Maria do CéuGravar Territórios é uma investigação em Arte e Educação sobre duas ações de cinevideo implementadas em duas escolas, onde ANDAR e GRAVAR foram detonadores para nos aproximarmos do que nos rodeia: as pessoas e os lugares. Acontece num tempo em que comunicamos através de imagens em que se “fotografa para existir”, mas no qual nos afastamos de nós próprios, do outro e do que nos rodeia. Um tempo de urgência para que o Ser Humano tome consciência da sua condição. O trabalho de pesquisa efetuado teve por base a proposta de sair da escola e andar. Andar na rua, na paisagem, nos lugares e encontrar as pessoas… Aqui a transformação acontece na experiência, nos encontros e no caminho onde educador, artista e estudante, caminham lado a lado. Para apurar esta tomada de consciência, proponho, olhar com outros olhos, ouvir com outros ouvidos e Gravar. Gravar, implica olhar, escolher pontos de vista, medir, enquadrar, focar e neste tempo de experimentação acontecem descobertas. Neste processo produzimos um filme documental e um mapa videográfico. Esta produção adopta contextos de trabalho, próximos do cinema documental e onde a câmera se apresenta como mediadora no estabelecimento de novas relações (dentro e fora da escola). Aprendemos sobre filmes, experimentando e produzindo. No seu visionamento percebemos que o cinema nos aproxima, emocionamo-nos com as imagens, deslumbramo-nos com os lugares que ainda não tínhamos visto e identificamo-nos com as pessoas. Acontece algo “mágico”: inexplicável e tão característico do cinema. Enquanto Artista/Investigadora/Educadora, proponho refletir sobre dinâmicas onde cada um possa educar o seu olhar e sobre a necessidade de sair da escola para criar novos contextos de aprendizagem, num processo de liberdade criativa de todos.
- A música popular e tradicional calipolense no ensino-aprendizagem da educação musical no 2º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Abalroado, Fausto José Vermelho; Marques, Maria do Céu; Martins, AmílcarMotivar e/ou facilitar o ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Musical no 2º ciclo do Ensino Básico, assume-se como uma tarefa cada vez mais sensível e desafiante, tendo em conta as influências, os contextos e vivências quotidianas das crianças e jovens. Numa primeira instância há que definir, delimitar, enquadrar e recolher o património musical popular e tradicional local, em termos de inclusão no processo ensino-aprendizagem ao nível da co-relação e articulação com os conteúdos programáticos, e finalmente a experimentação do repertório na perspetiva de melhores resultados a nível de interesse, participação e facilitação das aprendizagens. No recurso a uma abordagem de natureza qualitativa pretendemos analisar a informação de uma forma indutiva, numa interação natural com os sujeitos e procurando compreendê-los a partir dos seus quadros de referência. A implementação do estudo consubstanciou-se à turma C do 6º ano da Escola EB 2 D. João IV de Vila Viçosa, traduzindo-se numa investigação-ação quanto ao propósito. No enquadramento curricular alvo deste estudo, pretendemos evidenciar a função preponderante das expressões no desenvolvimento harmónico do indivíduo e no seu equilíbrio, traduzidas em atividades que promovam a cooperação, a integração, a própria formação de carácter e a vivência dos valores artísticos, alicerçados por princípios de orientação pedagógica e didática. Neste âmbito, destacamos a aproximação ao Modelo de Relação Pedagógica de Renald Legendre (1993; 2005)enquanto base metodológica e inspiradora. É na função atrás referida que o Agente deve ter em consideração o Meio envolvente do aluno (Sujeito) destinatário dos conteúdos/atividades a desenvolver (Objeto), nas múltiplas relações de Ensino, Aprendizagem e Didática. Como principais efeitos do estudo, enfatizamos a conveniência em compreender e atuar nos contextos sócio-culturais através das expressões artísticas, na reflexão e articulação de saberes, e na inserção efetiva de repertório local na experimentação musical no processo ensino-aprendizagem, enquanto visão estratégica motivadora e facilitadora do conhecimento.
- O papel das atividades de expressão artística na transmissão das tradições no Agrupamento de Escolas de Atouguia da BaleiaPublication . Fortunato, Ana Isabel Machado; Marques, Maria do CéuA sociedade atual tem vindo a sofrer diversas alterações desde os finais do século passado, devido a fatores de vária ordem. Algumas dessas alterações refletem-se ao nível da estrutura familiar e têm repercussão na sua constituição e organização, bem como na transmissão de valores e responsabilidades para com os seus educandos. Estas alterações têm vindo a obrigar a escola também a uma reestruturação ao nível das suas práticas, para responder de forma positiva às necessidades e interesses das crianças. As tradições culturais que anteriormente eram transmitidas pelas famílias tradicionais estão, devido ao ritmo de vida atual, quase esquecidas. Este estudo tem como principal objetivo compreender de que forma a escola pode contribuir para a transmissão das tradições locais, através da realização das atividades de Expressão Artística. Baseando-se na ação-investigação e na análise qualitativa, este estudo foi realizado em duas fases. A primeira inclui a EB/JI de Ribafria existindo um envolvimento dos docentes do 1º ciclo e Jardim de Infância na prática do ensino aprendizagem das atividades de Expressão Artística. A segunda corresponde à recolha de dados através da análise documental, do diário e dos inquéritos por questionário realizados a alunos, encarregados de educação e docentes do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia. Este trabalho permitiu concluir que a escola ajuda a promover a transmissão de tradições locais que são trabalhadas no contexto de sala de aula, através das atividades de Expressão Artística. As tradições locais para além de constituírem um conteúdo programático na área de Estudo do Meio são um riquíssimo recurso que pode ser utilizado na abordagem e exploração de diferentes conteúdos nas áreas de Expressão Artística.