Relações Interculturais | Intercultural Relations
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Browsing Relações Interculturais | Intercultural Relations by advisor "Caetano, João Relvão"
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- Do descolonial ao decolonial na educação brasileira: um estudo de caso das tecnologias educacionais produzidas pela Rede Anísio TeixeiraPublication . Moraes, Joalva Menezes de; Vidal, Nuno; Caetano, João RelvãoA presente tese questiona se as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 enquadram-se em um perfil epistemológico decolonial ou descolonial. Tais legislações impõem o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígenas nas escolas brasileiras. Sendo assim, a hipótese, aqui defendida, gira em torno da afirmação de que o espírito das legislações é decolonial, ao passo que sua aplicação e efetivação, na prática pedagógica, estão direcionadas à descolonialidade. Adotamos, como bases teóricas, além dos conceitos e diferenciações acerca das epistemologias descoloniais e decoloniais, os estudos relacionados às Epistemologia do Sul, de Boaventura de Sousa Santos, acrescentando a eles a definição metafórica correspondente ao suleamento de saberes, inspirados nos brasileiros Márcio Campos e Paulo Freire. Como estudo de caso, que nos permitiu verificar indícios de tais abordagens, utilizamos as tecnologias educacionais, como instrumentos que auxiliam na prática educativa de escolas baianas, nomeadamente conteúdos digitais produzidos pela Rede Anísio Teixeira, programa de tecnologias educacionais do Instituto Anísio Teixeira, Secretaria da Educação da Bahia. Para tanto, foram analisadas fotografias still das produções de conteúdos da TV AT (Anísio Teixeira), realizadas entre os anos de 2009 e 2014, utilizando a Análise do Discurso, baseada nas teorias de Michail Backtin, e realizámos 20 entrevistas, sendo 10 com pessoas envolvidas na sua produção e 10 com educadores que atuam hoje na Rede Anísio Teixeira. A partir dos dados obtidos, no percurso metodológico, constatou-se que a aplicação e efetividade das referidas legislações na prática educativa do caso estudado, ainda trilha o caminho da descolonialidade.
- Interculturalidade e internacionalização das empresas portuguesas em Moçambique: colonialidade e decolonialidade, o caso FerpintaPublication . Rocha, Manuela; Vidal, Nuno; Caetano, João RelvãoA filosofia ocidental baseia-se essencialmente no pensamento moderno do velho continente europeu e, por conseguinte, as teses filosóficas diligenciaram diálogos e investigações baseadas nas categorias do pensamento moderno europeu. Assim se justifica a existência de uma recorrente deslegitimação das filosofias externas à filosofia europeia, em especial, denota-se uma discriminação excessiva no que se relaciona com o continente africano. Verifica-se a existência de uma teoria hegemónica que sempre classificou a produção de conhecimento africano como incapaz de um diálogo equânime com a tradição europeia. Esta tese, focada no objetivo de estudar e avaliar o processo de internacionalização de uma empresa portuguesa em Moçambique, vai-se deparar com várias questões de interculturalidade ligadas a um quadro mental ainda arraigado na Colonialidade, focando-se na necessidade da Decolonialidade enquanto perspetiva oposta e alternativa e de perceber como as empresas, essencialmente Portuguesas e mais concretamente a empresa aqui objeto do estudo de caso, que foram para Moçambique ainda numa perspetiva da Colonialidade, enfrentaram inúmeros problemas daí resultantes, necessitando de um processo de Decolonialidade que aqui será analisado. Por isso, nesta tese coloca-se a seguinte questão: Tendo como estudo de caso a empresa Ferpinta em Moçambique, será que a eficácia de internacionalização depois da independência foi reduzida durante as primeiras fases precisamente pelo fato de os primeiros prospetores enviados terem sido antigos colonos, com uma perspetiva paternalista, de um certo complexo de superioridade cultural da Colonialidade? A empresa melhora a sua eficácia empresarial em Moçambique quando percebe que a suposta vantagem que pensava ter nos antigos colonos era afinal uma desvantagem, tendo optado por alterar a postura e o perfil de quem enviava para Moçambique e com isso conseguiu ultrapassar os anteriores obstáculos e deficiências dos anteriores agentes? Destas questões resultam as nossas hipóteses centrais: A eficácia de uma estratégia empresarial de internacionalização em África depois das independências é beneficiada pela adoção de uma perspetiva Decolonial. Numa tal estratégia de internacionalização empresarial, uma perspetiva Decolonial é especialmente importante quando a empresa é oriunda de uma antiga potência colonial e o mercado visado é o de uma ex-colónia dessa mesma potência devido a todo o histórico de relações de Colonialidade. A suposta vantagem competitiva empresarial de uma tal empresa, com base no facto de ser oriunda de uma ex-potência colonial será uma desvantagem caso a perspetiva dominante seja ainda de matriz da Colonialidade. Para respondermos a estas questões e aferirmos destas hipóteses, foi desenvolvida uma análise e discussão teórico-conceptual orientada por teóricos decoloniais, entre os quais muitos latino-americanos e pensadores africanos contemporâneos, sendo em grande parte produtores de estudos em língua francesa e inglesa. Seguidamente tomámos o estudo de caso da empresa Portuguesa Ferpinta, cuja estratégia de internacionalização em Moçambique nos pareceu um excelente exemplo para aferirmos das nossas hipóteses.
- Língua gestual portuguesa e processos de criação de uma subcultura específica: o caso da comunidade surda portuguesaPublication . Lopes, Paula Maria da Costa; Caetano, João Relvão; Vidal, NunoIntrodução: Esta tese, intitulada “Língua Gestual Portuguesa e Processos de Criação de uma Subcultura Específica: O caso da comunidade surda portuguesa”, realizou-se no âmbito do Doutoramento em Relações Interculturais da Universidade Aberta. O seu objetivo geral é estudar o pensamento e o sentimento da comunidade surda portuguesa, que se considera detentora de uma subcultura específica resultante de uma língua gestual própria. A perseguição às pessoas surdas, caso comunicassem na sua língua natural, condicionou o seu acesso ao ensino – em particular ao ensino superior – implicando resultados desastrosos no acesso à informação e na integração social. Apesar disso, foi possível a construção de uma língua gestual própria reconhecida politicamente. Esse foi um marco importante, pois o desenvolvimento de um sistema linguístico reflete as relações sociais e políticas dos seus utilizadores, fortificando os laços de identificação do grupo, a autoestima e o sentimento de comunidade. Metodologia: Foi realizado um estudo de caso, com uma amostra de conveniência enquadrada nos critérios de inclusão. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e uma escala validada para português. Resultados e Discussão: Este estudo, com suporte na revisão da literatura e nos resultados obtidos, permitiu verificar que os indivíduos surdos se reconhecem como pessoas diferenciadas e consideram a sua comunidade como produtora de uma cultura própria. Conclusão: Constatou-se a existência de um processo histórico de luta dos surdos em Portugal, contra a sua exclusão social e pela afirmação da língua gestual portuguesa. Concluiu-se ainda que os estudos surdos não estão explorados em Portugal, sendo pertinente investigar neste campo.
- Ordo AB Chao: diálogos sobre os direitos humanosPublication . Pires, Rui Miguel Borges; Caetano, João Relvão; Vidal, NunoA presente investigação procede a uma incursão pela História, Antropologia, Filosofia, Política e Direito, a fim de discutir a importância dos Direitos Humanos como gramática e fundamento do Estado de Direito e da Democracia na Europa, assim como também no mundo com o qual a Europa se relaciona. Dando-se especial atenção ao que se passa na União Europeia, procura definir-se uma fórmula que possibilite responder ao objetivo político e cultural de uma Europa unida, em torno de valores e princípios, permitindo-lhe dar respostas eficazes aos problemas complexos que enfrenta e que fazem as pessoas, mais do que crer, descrer da viabilidade do projeto de construção europeia. Nesta investigação, discutem-se as diferentes conceções de Direitos Humanos, dentro e fora da Europa (em particular da União Europeia) e da civilização ocidental, dando-se especial atenção à discussão sobre o caráter universal ou particular dos Direitos Humanos, assim como aos grandes desafios colocados pelo multiculturalismo e perspetivas afins ou concorrentes. O ponto central da investigação passa por perceber que tipo de respostas podem ser dadas ao desejo de construção de uma Europa unida, próspera e solidária.
- The influence of cinema in destination image and place identity to foster tourism and cultural relations between Portugal and IndiaPublication . Lavaredas, Rosa Alexandra Meira da Cruz; Caetano, João Relvão; Saraiva, António; Desai, Purva H.O setor das viagens e turismo afirma-se como motor de desenvolvimento em vários domínios. Para além do impacto económico, amplamente estudado, que a atividade tem a nível mundial, outros campos de estudo têm vindo a demonstrar o potencial que este setor pode ter para a promoção da compreensão cultural e fomento da proximidade entre povos. O desenvolvimento de políticas adequadas às necessidades da procura sem colocar em causa o bem-estar das comunidades recetoras é, hoje, fator diferenciador de destinos que pretendam promover a sustentabilidade da atividade. Neste contexto, compreender as motivações turísticas e a influência que os meios de comunicação de massa podem ter na decisão de viajar torna-se útil para desenvolver estratégias promocionais eficientes, direcionar a oferta existente e criar produtos que atendam às necessidades do mercado. Sendo Portugal um destino turístico em franco crescimento, uma diversificação da oferta e desenvolvimento de novos mercados emissores pode afirmar-se como uma aposta segura para o contínuo desenvolvimento da atividade. Dado que a Índia é o segundo maior mercado emissor de turistas, a nível mundial, e com quem Portugal partilha um património cultural comum, este destino merece a atenção do Turismo de Portugal, que se encontra a desenvolver esforços de promoção no mercado indiano. O desenvolvimento de políticas conjuntas entre os governos indiano e português parece estar a atrair notoriedade na indústria cinematográfica indiana, que visa um mercado de aproximadamente 1,324 mil milhões de pessoas, e que nos últimos anos tem vindo a aumentar, gradualmente, o número de produções filmadas em Portugal. Para além de criar ou reforçar as relações políticas entre países e desenvolver o turismo, o Cinema pode fomentar o desenvolvimento cultural e aproximar nações. Neste sentido, parece relevante explorar o fenómeno denominado turismo cinematográfico. A revisão da literatura demonstra que o Cinema é, simultaneamente, um agente modulador de comportamentos e um refletor cultural, podendo assumir-se como um veículo de aproximação cultural e ferramenta de marketing de destino. Na qualidade de agente modulador, entende-se que, quanto mais um destino turístico é apresentado na tela, maior é a probabilidade da decisão de viajar ocorrer. ‘Decisão de viajar' entra no presente estudo como variável dependente, com interesse primário para a pesquisa. Embora possa ser abordada sob diferentes perspetivas, a sua variância será, aqui, explicada pela variável independente 'Cinema'. No entanto, como o processo de decisão de viajar é influenciado por diferentes fatores, as variáveis que aparentam ter um impacto significativo na tomada de decisão de viajar e que podem ser alavancadas pelo Cinema foram integradas no estudo. Estas variáveis, que surgem quando o Cinema influencia a decisão de viajar ('imagem de destino', 'identidade de lugar' e 'atributos de destino'), foram consideradas como variáveis intervenientes. Dado que o cinema influencia a imagem e a identidade do lugar que os viajantes têm com o destino representado na tela, entendeu-se que a decisão de viajar para destinos turísticos é mediada pela imagem e atributos do destino e identidade do lugar. Por outro lado, a identidade do lugar influencia tanto a decisão de viajar para destinos turísticos quanto a imagem percecionada do destino. Neste sentido, existindo tal relação, a imagem do destino, mediada pelos atributos de destino e identidade do lugar também influencia a decisão de viajar para destinos turísticos. Sendo o Cineturismo um campo de pesquisa académica relativamente recente, o potencial do Cinema como ferramenta de marketing turístico já foi demonstrado. A revisão da literatura revela que a pesquisa efetuada até ao momento abre caminho para aprofundar o conhecimento sobre o peso que cada atributo fílmico tem na motivação para viajar e na imagem de destino e o efeito que a identidade do lugar tem na formação da imagem de destino e o seu papel mediador com o Cinema. Relativamente ao estudo do contributo que as produções cinematográficas podem ter para a aproximação cultural entre Portugal e Índia, a produção científica é parca. Na expectativa de dar resposta às lacunas encontradas na literatura, a presente investigação pretende analisar o impacto do Cinema na imagem e atributos do destino, identidade de lugar e decisão de viajar com vista ao desenvolvimento do turismo e das relações culturais entre a Índia e Portugal. Como forma de alcançar o objetivo central, esta investigação procurou aprofundar o conhecimento sobre: (I) O impacto do Cinema, imagem e atributos do destino e identidade do lugar na decisão de viajar; (ii) A influência do Cinema na imagem e atributos de destino e identidade de lugar; (iii) Os hábitos cinematográficos e comportamento de viagem de turistas Portugueses e Indianos; (iv) A perceção do destino India e Portugal para turistas Portugueses e Indianos. Sendo uma temática complexa, realizou-se um estudo quantitativo, tendo sido dada preferência ao inquérito por questionário como instrumento de recolha de dados, o qual foi distribuído, em ambiente virtual, a uma amostra de 262 indivíduos de nacionalidade portuguesa e indiana. Foram aplicados testes de Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk para avaliar a normalidade da distribuição da amostra. De forma a garantir a validade das escalas utilizadas na mediação de resultados, foi feita uma análise fatorial exploratória. A consistência das escalas utilizadas para análise foi obtida através do cálculo do valor do Alpha de Cronbach, utilizando um grau de significância de 0,05. A análise dos dados foi feita com recurso a ferramentas descritivas e testes inferenciais (Ex.: Teste-T, Anova univariada, modelos de regressão linear e análise de mediação, entre outros). O estudo foi precedido por uma análise de variáveis sociodemográficas como género, idade, escolaridade e sua influência nas variáveis em estudo. Concluiu-se que o género não influencia os hábitos cinematográficos dos participantes, nem a perceção dos atributos de destino, identidade de lugar e imagem dos destinos turísticos. Em relação à idade, os resultados revelam que esta não tem qualquer influência sobre os atributos de destino. No entanto, verificam-se diferenças, estatisticamente significativas, entre gerações ao nível do cinema, identidade de lugar e imagem de destino. No que respeita à escolaridade, o impacto apenas se verifica na identidade do lugar, já que níveis de ensino superior estão associados a uma menor identidade com o lugar. Os resultados sugerem ainda que o consumo de cinema é altamente influenciado pela idade e grau de escolaridade. Uma educação avançada e gerações mais velhas tendem a apresentar um menor consumo de filmes. Apesar do esforço colocado nesta investigação, não foi possível confirmar integralmente o modelo teórico construído para a pesquisa, uma vez que a maioria das relações entre as variáveis não foi confirmada. O impacto do Cinema na decisão de viajar não foi estatisticamente validado pelos resultados obtidos. Tendo o mesmo sucedido com a imagem e atributos de destino e identidade de lugar. Esta resultados corroboram conclusões de estudos anteriores sobre Cineturismo que defendem que os destinos turísticos não são suficientemente atrativos por si só e que são necessários esforços de promoção adicional para que o Cinema gere interesse turístico e induza a decisão de viajar. Relativamente ao impacto do Cinema na imagem e atributos de destino e identidade de lugar concluiu-se que esta influência existe. Quanto maior for a exposição do destino turístico numa película cinematográfica, mais forte se torna a imagem percecionada sobre o mesmo. Concluiu-se também que atributos de destino e identidade de lugar são fortes componentes da imagem de destino e, quanto mais forte for a identidade do lugar, mais positiva é a imagem de destino. Acrescenta-se, ainda, que a identidade do lugar atua como mediador entre Cinema e imagem de destino, uma vez que, o Cinema cria no espetador a identidade com o lugar através dos atores, celebridades e personagens que aparecem no écran e com as quais a audiência se identifica. Contribuições teóricas significativas, que resultaram da presente investigação, são apresentadas nos modelos teóricos de decisão de viajar por influência fílmica e, imagem de destino cinematográfica. A compreensão do impacto do Cinema na decisão de viajar de turistas portugueses e indianos foi importante para avaliar o seu uso enquanto ferramenta de desenvolvimento das relações turística e cultural entre a Índia e Portugal. Da pesquisa concluiu-se que ambos os povos são grandes consumidores de cinema e afirmam deixar-se influenciar por este canal no que respeita à decisão de viajar. Os géneros fílmicos que mais cativam a audiência são as comédias, testemunhos reais, ação e documentários. Relativamente à imagem de destino, ambos os grupos apresentam opiniões favoráveis. Os atributos mais valorizados, tanto na Índia como em Portugal, são as atrações naturais e culturais, mas também o ambiente em geral e a segurança. Quanto à identidade com o lugar, os indianos, apesar de menos predispostos para deixar que esta variável influencie a sua decisão de viajar, demonstram ter uma maior afinidade com Portugal do que aquela que os portugueses parecem ter para com a Índia. Ao nível da identificação com o lugar, sobressai o sentimento de liberdade de expressão (que os Indianos valorizam em Portugal) e o sentimento de pertença (que os portugueses admitem encontrar na Índia). Apesar das limitações impostas por uma amostra que, não permite a generalização dos resultados, no que respeita à análise que visa a relação Portugal/Índia, os resultados obtidos estão em consonância com vários estudos identificados na revisão da literatura e constituem uma abordagem exploratória. Espera-se ter aberto caminho que incentive o estudo mais aprofundado do Cinema no desenvolvimento de relações culturais e económicas que aproximam as nações.
- Ubuntu: um contributo africano para um maior universalismo dos “Direitos Humanos Universais”– o caso de Maputo (Moçambique)Publication . Sebastião, Orlando do Rosário; Vidal, Nuno; Caetano, João RelvãoA presente tese defende a existência de uma visão de mundo afro-austral – Ubuntu –, que engloba um conjunto de princípios ético-normativos de organização social, filosofia e estilo de vida Ubu-ntu e de relação do ser humano com a comunidade, humanidade e a natureza, com validade para constituir uma proposta reformadora que pode redefinir e reestruturar a atual concepção de “Direitos Humanos Universais” tornando-a ainda mais universal ao introduzir uma nova concepção ecossistémica ou ecobiosófica de dignidade e personalidade humana. Desta forma, se abriria o caminho para que, por via de um “diálogo global” mais inclusivo, igualitário e multicultural, se respeite e valorize, em mesmo pé de igualdade, os contributos das concepções de dignidade e personalidade humana das principais civilizações mundiais, incluindo aqui a Ocidental e Bantu, por forma a garantir-se aquilo a que Kwame Anthony Appiah chamou de “ética global”, regida por uma nova Declaração de Direitos Humanos mais efetivamente Universais, contribuindo, assim, para a construção de um mundo mais igualitário, “afropolitanista” (Mebembe, 2013, 2015) e ecologicamente sustentável. De igual modo, sustenta-se aqui que o reconhecimento expresso da validade reformadora dos fundamentos ético-normativos Ubuntu e a sua tomada em consideração numa nova Declaração de Direitos Humanos mais Universais, ajudaria os moçambicano-maputenses, em particular, e os africanos, em geral, a ultrapassar as dificuldades de respeito, materialização e proteção efetiva dos atuais “Direitos Humanos Universais” na região Austral de África, ao integrá-los nas ordens jurídicas locais, que passariam, assim, a ter uma maior organicidade com as sociedades que regulam, conduzindo a uma maior identificação destas mesmas sociedades com as normas que defendem os redefinidos “Direitos Humanos mais Universais”.