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- Do descolonial ao decolonial na educação brasileira: um estudo de caso das tecnologias educacionais produzidas pela Rede Anísio TeixeiraPublication . Moraes, Joalva Menezes de; Vidal, Nuno; Caetano, João RelvãoA presente tese questiona se as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 enquadram-se em um perfil epistemológico decolonial ou descolonial. Tais legislações impõem o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígenas nas escolas brasileiras. Sendo assim, a hipótese, aqui defendida, gira em torno da afirmação de que o espírito das legislações é decolonial, ao passo que sua aplicação e efetivação, na prática pedagógica, estão direcionadas à descolonialidade. Adotamos, como bases teóricas, além dos conceitos e diferenciações acerca das epistemologias descoloniais e decoloniais, os estudos relacionados às Epistemologia do Sul, de Boaventura de Sousa Santos, acrescentando a eles a definição metafórica correspondente ao suleamento de saberes, inspirados nos brasileiros Márcio Campos e Paulo Freire. Como estudo de caso, que nos permitiu verificar indícios de tais abordagens, utilizamos as tecnologias educacionais, como instrumentos que auxiliam na prática educativa de escolas baianas, nomeadamente conteúdos digitais produzidos pela Rede Anísio Teixeira, programa de tecnologias educacionais do Instituto Anísio Teixeira, Secretaria da Educação da Bahia. Para tanto, foram analisadas fotografias still das produções de conteúdos da TV AT (Anísio Teixeira), realizadas entre os anos de 2009 e 2014, utilizando a Análise do Discurso, baseada nas teorias de Michail Backtin, e realizámos 20 entrevistas, sendo 10 com pessoas envolvidas na sua produção e 10 com educadores que atuam hoje na Rede Anísio Teixeira. A partir dos dados obtidos, no percurso metodológico, constatou-se que a aplicação e efetividade das referidas legislações na prática educativa do caso estudado, ainda trilha o caminho da descolonialidade.
- Recrutamento e seleção de recursos humanos: análise comparativa entre as práticas da administração local vs setor privadoPublication . Silva, Maria José Soares Ferreira da; Porfírio, José; Capela, Paula Alexandra da SilvaNo âmbito do Mestrado em Gestão, realizei o meu estágio na Divisão de Recursos Humanos da Câmara Municipal de Aveiro, no período de 16 de maio de 2022 a 15 de maio de 2023. O presente relatório está divido em duas partes, numa fase inicial, procura-se apresentar as atividades realizadas durante o estágio na Câmara Municipal de Aveiro, identificando as tarefas desenvolvidas, sendo que na segunda parte, irei desenvolver mais especificamente a revisão da literatura. O estágio teve como principal objetivo “Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos: Análise comparativa entre as práticas da Administração Local vs Setor Privado”. Este relatório visa, além das tarefas realizadas no estágio, investigar as implicações e características dos processos de recrutamento e seleção, através de uma análise comparativa entre as práticas da CMA (enquanto instituição pública) e as práticas de uma empresa privada. A análise e os resultados sugerem que a Gestão de Recursos Humanos (GRH) assume uma significante importância, quer no privado como no público. Deste modo, o recrutamento e a seleção destacam-se como uma das práticas mais importantes da GRH, uma vez que é por seu intermédio que os colaboradores acedem às instituições. As principais conclusões que se retiram deste relatório é que se um processo de recrutamento e seleção for adaptado às necessidades das organizações, então este contribui para que a GRH seja feita da melhor forma e ao mesmo tempo gerar bons resultados para a organização. Recrutar pessoas com competências adequadas às funções que vão desempenhar, é um passo fundamental nos dias de hoje, de forma que o risco da empresa apresentar erros seja menor. Nas organizações privadas pode-se utilizar várias formas de recrutar e selecionar um candidato, na Administração Pública, os candidatos são geralmente sujeitos a processos de seleção, cujas técnicas lhes irão atribuir uma dada classificação.