Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP
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Browsing Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação | Master's Degree in Environmental Citizenship and Participation - TMCAP by advisor "Amador, Filomena"
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- Ciências da terra para a sociedade : o ano internacional do planeta terra : impactos e mudanças em PortugalPublication . Marques, Elizabeth Maria Rocha da Silva; Amador, Filomena; Henriques, Maria HelenaA Assembleia-Geral das Nações Unidas proclamou 2008 como Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), com o lema Ciências da Terra para a Sociedade, cujas celebrações decorreram durante 2007-2009. No sentido de dinamizar os objectivos do AIPT, a Comissão Nacional da UNESCO constituiu o Comité Português para o AIPT (CPAIPT), em 2007, ao qual se agregaram mais de 200 entidades, associadas à promoção de mais de 500 iniciativas, a nível nacional. O trabalho agora apresentado pretende descrever o modo como o AIPT foi implementado junto da sociedade portuguesa e identificar os impactos e mudanças obtidos. A grande dificuldade na sua realização consistiu na demonstração da consecução dos objectivos traçados e na quantificação e avaliação dos resultados alcançados. Assim, a recolha de dados baseouse em actividades específicas e num estudo de caso. Deste modo, foi possível capturar o maior número de detalhes sobre as mudanças e impactos alcançados. A metodologia desenvolvida – abordagem qualitativa e descritiva – foi aquela que melhor se adaptou à problemática levantada, pois permitiu descrever detalhadamente a concepção, a execução e os processos utilizados pelo CPAIPT na dinamização do AIPT. Assim, tendo presente a dimensão multidisciplinar das actividades desse Comité e dos seus impactos junto da sociedade, podemos agora afirmar que se estabeleceram verdadeiras sinergias reprodutivas com os mais variados sectores e entidades, que permitiram dar continuidade aos objectivos do AIPT, para lá do triénio, e cujo legado reforçou o papel das Geociências em prol da disseminação de boas práticas ambientais, de uma cidadania mais activa e socialmente mais responsável.
- A conservação da natureza em manuais de ciências da Natureza do 5º ano de escolaridadePublication . Oliveira, Rui Miguel Valente da Silva; Amador, Filomena; Nicolau, Paula BacelarNos dias que hoje correm as questões ambientais tornaram-se num dos pontos fulcrais a ser discutidos e explicados na nossa sociedade. Para que possamos alcançar um desenvolvimento sustentável temos de mudar a maneira como encaramos a Natureza, bem como a forma como lidamos com os seus componentes. Factores importantes que permitem a mudança de mentalidades são o conhecimento e o entendimento do meio que nos rodeia, sendo que estes são indubitavelmente alguns dos objectivos do ensino escolar, cuja função é educar indivíduos activos e participativos na sua sociedade, de modo a que estes, tendo os saberes necessários, possam tomar decisões civicamente coerentes. A metodologia foi de natureza qualitativa, suportada na técnica de análise de conteúdo. A partir de um levantamento de termos positivos e negativos associados à Conservação da Natureza tentou-se averiguar de que forma é abordado nos manuais do 5º ano de escolaridade este conceito. Foram também tidas em conta algumas visões de Ética Ambiental. Segundo os resultados obtidos podemos afirmar que a temática da Conservação da Natureza está presente em todos os manuais, embora em quantidade, forma e locais diversos. Esta pesquisa vem propiciar um debate relativo às mensagens que são passadas pelos meios auxiliares de ensino, no sentido de se dar uma mudança de atitudes, com o objectivo de se encontrarem soluções para a crise ambiental com que nos deparamos.
- As dinâmicas internas geradas pelo programa eco-escolas numa escola secundária : estudo de casoPublication . Painço, Cidália Maria Denis Pereira; Amador, FilomenaNão obstante a crescente preocupação com as questões ambientais, quer a nível internacional, quer a nível nacional, a sua influência na adopção de comportamentos e atitudes ambientalmente correctos não tem sido significativa. Apesar de recomendações para que a escola se envolva na promoção da “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, os resultados de vários estudos recentes mostram que os projectos vocacionados para este tipo de educação se concentram nos primeiros graus de ensino, reduzindo-se significativamente no ensino secundário e tornando-se praticamente inexistentes no ensino superior. Tomando em consideração o referido, esta investigação, teve como objectivos principais: - Averiguar as dinâmicas internas geradas pelo Programa Eco-Escolas numa escola de ensino secundário; - Indagar os obstáculos colocados, ou não, à concretização do Programa Eco- Escolas, pelas dinâmicas específicas de uma escola secundária. Para atingir estes objectivos analisámos os Planos Anuais de Actividades da Escola Secundária de Vila Verde relativos aos anos lectivos 2006/07-2007/08 e ao ano de implementação do Programa, 2008/09; efectuámos entrevistas a elementos da escola, três alunas, duas professoras, dois elementos do Conselho Executivo e uma funcionária não docente e procedemos a uma observação directa e participante. Os resultados obtidos revelaram dinâmicas geradas, na escola, pelo Programa: algumas mudanças de comportamentos e atitudes face à “Sustentabilidade”, como separação de resíduos sólidos, todavia muito aquém das expectativas. Situações como a existência de exames nacionais, o grau de exigência dos conteúdos programáticos, a excessiva carga horária, obstam à concretização plena dos objectivos do Programa, devido à indisponibilidade de alunos e de professores para a participação em actividades inerentes ao Programa. Porém, os resultados sugerem que, mesmo neste contexto, programas como o Programa Eco-Escolas podem contribuir para a “Educação para o Desenvolvimento Sustentável”, mesmo numa escola de ensino secundário, pois ao longo do ano lectivo observou-se uma crescente mudança de comportamentos.
- Educação ambiental e cidadania : a escola na promoção do desenvolvimento sustentável : um estudo de caso no 1º CicloPublication . Diniz, Ilídio dos Santos; Amador, FilomenaA Educação Ambiental, a nível dos primeiros anos do Ensino Básico, poderá desempenhar um papel significativo na formação dos estudantes não só em termos de conservação do ambiente como também influenciando significativamente no sentido de que os jovens que a frequentam se tornem cidadãos interventivos nas questões sociais,permitindo novas formas de vivência social, mais solidárias. Este estudo coloca três questões a partir das quais se pretende compreender, se projectos ambientais realizados no âmbito das reservas naturais poderão contribuir para formar crianças e jovens numa perspectiva de cidadania ambiental. Com esse objectivo foi analisado o trabalho desenvolvido por duas turmas que participaram no projecto “Quinta da Educação e Ambiente “, durante o ano lectivo de 2008/2009. Em termos metodológicos optou-se por um estudo de caso, socorrendo-nos a nível de recolha de dados às técnicas da observação participante e da entrevista semi-estruturada. Procurou-se identificar as representações que alunos, professores e técnicos ambientais tinham sobre as actividades realizadas e as dificuldades encontradas, assim como a percepção destes sobre a evolução do conhecimento, atitudes, valores e comportamentos ambientais dos alunos. Os dados obtidos nas entrevistas foram objecto de análise de conteúdo. Os resultados revelaram que o projecto “Quinta da Educação e Ambiente” teve um papel dinamizador importante contribuindo para que estes alunos tenham alterado alguns dos seus comportamentos ambientais, traduzindo-se na sua participação em clubes de ambiente, nomeadamente numa fase posterior do seu trajecto escolar. Deste modo poder-se-á considerar como um estímulo para que se venham a tornar cidadãos mais críticos e interventivos na sociedade.
- A educação ambiental em contexto não formal : estudo de caso do município da MaiaPublication . Moreira, Marta Helena Campos da Silva; Amador, FilomenaA partir dos anos 90 do século XX os responsáveis, políticos e técnicos, pela gestão do Município da Maia perceberam a existência de uma lacuna a nível do ensino formal: uma quase total ausência de educação e sensibilização ambiental nos estabelecimentos de ensino. Desde a época até então foram desenvolvidas um conjunto de iniciativas em prol do ambiente e da educação e sensibilização ambiental, sendo lançado em 1998 um projeto piloto de criação de uma escola de ensino não formal, intitulada Aprender Ambiente que, posteriormente, evoluiu para um complexo de educação ambiental, pleno de novas valências e nova localização. No âmbito desta evolução, que conta já com um percurso de mais de 20 anos, a autarquia apostou na criação de dois novos espaços no Concelho da Maia: o Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta e o Parque de Avioso – S. Pedro. Tendo estes dois equipamentos municipais características diferenciadoras no âmbito da sua criação, têm em comum o objetivo da dinamização de atividades de educação e sensibilização ambiental. O trabalho aqui apresentado pretende dar a conhecer estes dois equipamentos municipais dedicados à educação e sensibilização ambiental, com um maior ênfase no que respeita ao estudo do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta, uma vez que é neste espaço que decorrem a maior parte das atividades dinamizadas diariamente. Através deste trabalho pretende-se, ainda, perceber qual o impacto da existência de uma infraestrutura municipal para o desenvolvimento da educação ambiental (em contexto não formal).
- A educação para o desenvolvimento sustentável em manuais escolares da área científica de ciências da natureza : um estudo transversal (2º e 3º ciclos do Ensino Básico)Publication . Alves, Fátima da Ascenção Medeiros Botelho; Amador, FilomenaA consciência da impossibilidade de um crescimento contínuo num planeta finito e a necessidade de preservar os recursos naturais e ambientais, de modo a que as gerações futuras disponham do máximo de opções para maximizar o seu bem-estar e qualidade de vida, fez emergir a noção de Desenvolvimento Sustentável (DS). Isto pressupõe uma mudança de valores e atitudes em relação ao ambiente e ao progresso, tendo a educação um papel primordial nessa mudança. É neste contexto que surge a noção de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). O DS possui várias dimensões, sendo a dimensão ambiental uma delas e que se encontra mais directamente relacionada com as Ciências Naturais. Sabendo ainda, que os professores de Ciências, na sua prática pedagógica, são influenciados pelo manual escolar e que este é um dos recursos mais acessíveis ao aluno, decidimos efectuar um estudo sobre a forma como a EDS é abordada nos manuais escolares de Ciências da Natureza no 2º ciclo e de Ciências Naturais do 3º ciclo. Como dispúnhamos de pouco tempo, optámos por analisar os dois manuais de cada ano escolar mais adoptados em 2008-2009. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo e os resultados a que chegámos indicam que há a preocupação de introduzir temas de EDS nos manuais e de ir ao encontro do Currículo Nacional do Ensino Básico (CNEB) que preconiza essa introdução. Porém, verifica-se alguma discrepância entre manuais do mesmo ano escolar no que diz respeito à frequência com que são referidos os temas de EDS. Constatámos também que em todos os manuais é dado um destaque maior à dimensão ambiental em detrimento das restantes dimensões do DS (social, económica e institucional). Verifica-se ainda que a abordagem dos temas de EDS não está bem distribuída pelos anos escolares dos dois últimos ciclos do ensino básico.
- Elaboração de materiais didáticos para atividades outdoor na área da química : um estudo de caso com alunos do ensino secundárioPublication . Bento, Cecília Maria de Almeida; Amador, FilomenaAs atividades outdoor são consideradas, pela investigação, como um recurso didático de crucial importância no âmbito da Educação em Ciência. No entanto, para que sejam eficazes, é imprescindível que sejam bem preparadas e adequadamente exploradas. Inseridas dentro do contexto da educação para a cidadania e, se realizadas com uma adequada planificação, elas podem ser um recurso didático estratégico para a ação pedagógica. Com o estudo que se apresenta pretende-se, em primeiro lugar, diagnosticar as atitudes dos alunos do 12.º ano de escolaridade face à problemática das atividades outdoor realizadas no âmbito da disciplina de Química. Propõe-se a construção de materiais curriculares inovadores para a atividade de visita de estudo e a sua implementação com vista à avaliação das suas implicações para o desenvolvimento de atitudes investigativas nos alunos. Com esse objetivo a investigação é desenvolvida em três fases. A fase I centrou-se no diagnóstico efetuado a trinta e cinco alunos do 12º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Aveiro sobre as suas atitudes face à problemática das visitas de estudo, no desenvolvimento das suas competências. A fase II visa construir e implementar materiais didáticos, no ensino formal da Química, para o desenvolvimento de uma saída de campo às instalações da ERSUC- Sistema Multimunicipal de Tratamento e Valorização dos Resíduos Sólidos do Litoral Centro, junto dos alunos inquiridos na fase I. A fase III avalia as implicações dos materiais didáticos implementados no desenvolvimento de atitudes investigativas nos alunos. A recolha de dados será realizada essencialmente sobre a forma de questionários. O trabalho realizado ao longo das três fases da investigação permite concluir que apesar das visitas de estudo serem um recurso usado habitualmente pelos docentes da área das ciências, na sua maioria carecem de um maior investimento ao nível da sua preparação de modo a torná-las mais produtivas.Os resultados revelaram que as atividades outdoor, quando devidamente preparadas, têm, junto dos alunos, um impacto positivo, nomeadamente ao nível da construção do conhecimento científico, na promoção da alfabetização científica e no desenvolvimento das suas atitudes investigativas.
- Gestão ambiental na administração publica central portuguesa : o caso da contratação pública : aquisições ecológicas e gestão de resíduosPublication . Mira, Maria Emília; Martinho, Ana Paula; Amador, FilomenaOs Estados e as Administrações Públicas são organizações consumidoras de diversos bens e serviços e estão entre as entidades com maior poder de compra a nível europeu. A União Europeia (UE) estima que as entidades públicas despendem, anualmente, em aquisições de bens e serviços mais de 16% do produto interno bruto da União, situação que, para além dos custos financeiros tem também custos ambientais. Repensar a contratação pública de modo a dirigir esse poder de compra para aquisição de produtos e serviços ecológicos, contribuindo para a redução do impacte ambiental e para um desenvolvimento económico sustentável tem sido uma preocupação da UE. Para além do objectivo geral de reduzir o impacte ambiental decorrente do consumo dos serviços públicos, a contratação pública tem ainda um papel importante na Estratégia Desenvolvimento Sustentável da UE e permite, segundo a Resolução do Conselho de Ministros nº 65/2007 “estabelecer uma interligação entre as várias acções e politicas comunitárias, possibilitando uma abordagem das questões ambientais mais abrangente e sustentável”, promovendo mais e melhores contratos públicos, os designados “contratos ecológicos”. O excesso de consumo tem como consequência um aumento da produção de resíduos. O presente trabalho tem como objectivo analisar, através de um estudo de caso, as práticas adoptadas na contratação pública ecológica e na separação selectiva dos resíduos num organismo da Administração Pública Central portuguesa, no âmbito dos objectivos propostos na Estratégia Nacional para as Compras Publicas Ecológicas 2008-2010. No cumprimento das políticas públicas para o ambiente, podem estes serviços ser indutores de mudanças comportamentais e exemplo de boas práticas para outros sectores da sociedade. Neste estudo utilizamos metodologias qualitativas. Como método de recolha de dados realizámos entrevistas a profissionais com responsabilidade de cumprir e fazer cumprir as referidas politicas públicas, recolhemos ainda alguns dados pelo método da observação directa e através de pesquisa bibliográfica. A análise dos dados recolhidos permite-nos concluir que, ao nível das práticas, através das entrevistas percebemos que ainda há muito por fazer, nomeadamente, no campo da informação, sensibilização e formação ambientais. Na análise dos dados publicados verifica-se que Portugal superou as metas previstas pela Estratégia de Compras Publicas Ecológicas para o período 2008-2010.
- Integra a IPSS no seu projecto : a componente de cidadania ambiental : um estudo de casoPublication . Ramalho, Jorge Ramiro da Cruz; Caetano, Fernando J. P.; Amador, FilomenaO desenvolvimento deste estudo, de natureza qualitativa, tem como principal objectivo tentar perceber e responder à questão “Integra a IPSS, no (s) seu (s) Projecto (s), a componente de cidadania ambiental?” de modo a compreender melhor as suas limitações e a vislumbrar as suas potencialidades. A instituição a que se refere este estudo é o Centro Social e Comunitário de Santo André, uma das mais destacadas Instituições Particulares de Solidariedade Social no concelho do Barreiro, especializada na prestação de acção social, com competências em matérias sociais e educativas e entidade de acolhimento em Lar de Infância e Juventude (LIJ), jovens do sexo masculino em regime de internato e jovens externos em regime aberto ou de semi-internato, que desempenha um papel muito relevante ao responder às dificuldades por que passam as famílias barreirenses, bem como a ajuda que presta à Segurança Social ou ao Estado, nos casos a que estes não conseguem, muitas vezes, chegar. A instituição é composta por várias unidades ou valências e, nas suas respostas sociais aos utentes, oferece serviços diversificados, sendo que cada valência dispõe de competências técnicas próprias, com equipas multidisciplinares que colaboram em termos de actividades laborais. Como exemplo de competências diversificadas, a IPSS ainda engloba valências como a creche, jardim-de-infância, actividades de tempos livres (ATL), centro de dia e apoio domiciliário. O centro comunitário conta ainda com um gabinete de Psicologia e com instalações apetrechadas para administrar formação profissional. Efectuou-se a caracterização da instituição e destacou-se a colaboração das parcerias locais e regionais, nomeadamente com escolas do ensino regular, centros de saúde e hospital do Barreiro, casas comerciais, etc., só para enumerar algumas. Para a concretização dos objectivos, procurou-se definir os principais conceitos associados a temas como IPSS, cidadania ambiental, educação para a cidadania e educação ambiental. O estudo baseou-se em dados recolhidos através de observação não participante e de entrevistas semi-estruturadas, realizadas a três técnicos e dois jovens, um deles interno e outro semi-interno. Seguiu-se, portanto, uma linha metodológica que adoptou, como estratégia geral, o estudo de caso. A iniciativa de realização deste estudo deve-se à constatação de que este tema social é ainda pouco conhecido e debatido, o que lhe atribui uma pertinência cada vez maior na sociedade actual. Em termos gerais, e como principal conclusão deste trabalho, salienta-se que a cidadania ambiental está sempre presente nos discursos cívicos efetuados nas manifestações culturais e no quotidiano das pessoas da instituição, e que a sua prática se vem consolidando como uma das principais medidas de socialização interna e de defesa do ambiente. Contudo, ainda há muita coisa a melhorar.
- Programa eco-escolas : um contributo para a sua avaliaçãoPublication . Gomes, João Carlos Serra e Moura; Caeiro, Sandra; Amador, FilomenaOs desafios que as questões ambientais nos colocam hoje requerem alterações profundas na nossa visão e funcionamento da sociedade. Caminhar no sentido de uma sociedade humana em equilíbrio com a natureza implica mudar determinadas questões estruturais, quer na vertente conceptual quer prática, de forma a alavancar um processo com maiores probabilidades de sucesso. A década das Nações Unidas da educação para o desenvolvimento sustentável, iniciada em 2005, constitui uma oportunidade ímpar para inscrever o tema na agenda nacional neste domínio, sendo que, o programa Eco-Escolas é uma importante ferramenta ao seu serviço, podendo fornecer um contributo para formar crianças e jovens geradores de mudanças de comportamentos. Mas como é que as escolas implementam a metodologia dos sete passos relativa ao programa Eco-Escolas? Ou, como são envolvidos os alunos no processo de implementação de um projecto de educação ambiental no âmbito do programa Eco-Escolas? Para responder a estas questões foi desenvolvido um estudo que pretende fornecer um contributo para compreender a forma de implementação da metodologia deste programa na perspectiva de construção de um instrumento de avaliação, visando uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido e consequente correcção/melhoria de futuras acções. Tendo por base uma investigação do tipo mista qualitativa-quantitativa, o trabalho realizado compreendeu visitas a Eco-Escolas e a aplicação de um estudo de caso com utilização da técnica de observação não participante. Este estudo realizou-se entre Dezembro de 2007 e Janeiro de 2009, e contou com a colaboração da coordenação nacional do programa Eco-Escolas bem como da respectiva comissão nacional. Identificámos alguns aspectos que são considerados como pontos fortes do programa EE, bem como outros que devem ser alvo de uma reflexão. Apresentamos no final uma proposta de um instrumento de acompanhamento do programa que se propõe que venha a ser aplicado nas Eco-Escolas portuguesas, preenchendo assim uma lacuna na avaliação deste programa. A sua utilização permitirá à comunidade escolar melhorar as suas práticas ao nível da implementação do programa Eco-Escolas e do envolvimento dos alunos, tendo em vista a sustentabilidade.