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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo apresenta os aspetos mais relevantes de uma investigação realizada entre
2017 e 2018 cujo propósito fundamental foi compreender melhor o que terá mudado no sistema
escolar português que possa ter contribuído para a melhoria do desempenho dos alunos
portugueses no Programme for International Student Assessment (PISA). O método utilizado, qualitativo
por natureza, foi concebido para recolher dados em cada um dos seguintes domínios:
conhecimento produzido no âmbito do PISA; políticas públicas de educação que se desenvolveram
a partir da publicação, em 1986, da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE); perceções de
intervenientes (docentes, diretores e inspetores de escolas) acerca das relações entre as políticas
públicas de educação e a melhoria do desempenho dos alunos. Os resultados da investigação
mostraram que os programas que materializaram as políticas públicas nas últimas três décadas estão
relacionados com melhorias sensíveis na organização e funcionamento pedagógico das escolas, nas
práticas de ensino dos docentes e nos seus processos de cooperação e de colaboração. Estas
políticas e aquelas melhorias poderão ajudar a compreender o desempenho crescentemente
positivo dos alunos portugueses no PISA.
Description
Keywords
Políticas públicas de educação PISA Qualidade da educação Avaliações internacionais
Citation
Fernandes, D., Neves, C., Tinoca, L., Viseu, S., Henriques, S. Relações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015). Education Policy Analysis Archives
Publisher
Arizona State University