Publication
Relações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
datacite.subject.sdg | 10:Reduzir as Desigualdades | pt_PT |
dc.contributor.author | Fernandes, Domingos | |
dc.contributor.author | Neves, Claudia | |
dc.contributor.author | Tinoca, Luís | |
dc.contributor.author | Viseu, Sofia | |
dc.contributor.author | Henriques, Susana | |
dc.date.accessioned | 2022-05-19T10:51:42Z | |
dc.date.available | 2022-05-19T10:51:42Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta os aspetos mais relevantes de uma investigação realizada entre 2017 e 2018 cujo propósito fundamental foi compreender melhor o que terá mudado no sistema escolar português que possa ter contribuído para a melhoria do desempenho dos alunos portugueses no Programme for International Student Assessment (PISA). O método utilizado, qualitativo por natureza, foi concebido para recolher dados em cada um dos seguintes domínios: conhecimento produzido no âmbito do PISA; políticas públicas de educação que se desenvolveram a partir da publicação, em 1986, da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE); perceções de intervenientes (docentes, diretores e inspetores de escolas) acerca das relações entre as políticas públicas de educação e a melhoria do desempenho dos alunos. Os resultados da investigação mostraram que os programas que materializaram as políticas públicas nas últimas três décadas estão relacionados com melhorias sensíveis na organização e funcionamento pedagógico das escolas, nas práticas de ensino dos docentes e nos seus processos de cooperação e de colaboração. Estas políticas e aquelas melhorias poderão ajudar a compreender o desempenho crescentemente positivo dos alunos portugueses no PISA. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Fernandes, D., Neves, C., Tinoca, L., Viseu, S., Henriques, S. Relações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015). Education Policy Analysis Archives | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14507/epaa.30.6213 | |
dc.identifier.issn | 1068-2341 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/11959 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Arizona State University | pt_PT |
dc.subject | Políticas públicas de educação | pt_PT |
dc.subject | PISA | pt_PT |
dc.subject | Qualidade da educação | pt_PT |
dc.subject | Avaliações internacionais | pt_PT |
dc.title | Relações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Education Policy Analysis Archives | pt_PT |
person.familyName | Fernandes | |
person.familyName | Neves | |
person.familyName | Tinoca | |
person.familyName | Viseu | |
person.familyName | Henriques | |
person.givenName | Domingos | |
person.givenName | Claudia | |
person.givenName | Luís | |
person.givenName | Sofia | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier | 1031216 | |
person.identifier | 1730761 | |
person.identifier.ciencia-id | F514-767E-6474 | |
person.identifier.ciencia-id | 2217-03A8-AAB1 | |
person.identifier.ciencia-id | 0F18-F266-A84C | |
person.identifier.ciencia-id | 6411-F538-EA4A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3713-6484 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8175-4749 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6950-3245 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0059-9717 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7506-1401 | |
person.identifier.rid | P-4306-2019 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36778528400 | |
person.identifier.scopus-author-id | 34977273500 | |
person.identifier.scopus-author-id | 36993438400 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54420026300 | |
rcaap.embargofct | O artigo encontra-se aceite para publicação, mas ainda não está publicado. Logo que tal aconteça, submetemos a versão da editora que poderá ficar em acesso aberto. | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | ff1e7ffd-513b-415d-8263-d5289f7540cb | |
relation.isAuthorOfPublication | 13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c | |
relation.isAuthorOfPublication | ce80add4-9e1d-433e-8d10-cc47b3a4715e | |
relation.isAuthorOfPublication | ca297243-4d2d-45d6-9d24-ad187cc1c781 | |
relation.isAuthorOfPublication | 7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- 2022_Relações entre políticas públicas e result Pt no PISA.pdf
- Size:
- 553.96 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format