Repository logo
 
Publication

Relações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)

datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidadept_PT
datacite.subject.sdg10:Reduzir as Desigualdadespt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Domingos
dc.contributor.authorNeves, Claudia
dc.contributor.authorTinoca, Luís
dc.contributor.authorViseu, Sofia
dc.contributor.authorHenriques, Susana
dc.date.accessioned2022-05-19T10:51:42Z
dc.date.available2022-05-19T10:51:42Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste artigo apresenta os aspetos mais relevantes de uma investigação realizada entre 2017 e 2018 cujo propósito fundamental foi compreender melhor o que terá mudado no sistema escolar português que possa ter contribuído para a melhoria do desempenho dos alunos portugueses no Programme for International Student Assessment (PISA). O método utilizado, qualitativo por natureza, foi concebido para recolher dados em cada um dos seguintes domínios: conhecimento produzido no âmbito do PISA; políticas públicas de educação que se desenvolveram a partir da publicação, em 1986, da Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE); perceções de intervenientes (docentes, diretores e inspetores de escolas) acerca das relações entre as políticas públicas de educação e a melhoria do desempenho dos alunos. Os resultados da investigação mostraram que os programas que materializaram as políticas públicas nas últimas três décadas estão relacionados com melhorias sensíveis na organização e funcionamento pedagógico das escolas, nas práticas de ensino dos docentes e nos seus processos de cooperação e de colaboração. Estas políticas e aquelas melhorias poderão ajudar a compreender o desempenho crescentemente positivo dos alunos portugueses no PISA.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFernandes, D., Neves, C., Tinoca, L., Viseu, S., Henriques, S. Relações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015). Education Policy Analysis Archivespt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14507/epaa.30.6213
dc.identifier.issn1068-2341
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/11959
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherArizona State Universitypt_PT
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopt_PT
dc.subjectPISApt_PT
dc.subjectQualidade da educaçãopt_PT
dc.subjectAvaliações internacionaispt_PT
dc.titleRelações entre as políticas públicas e o desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleEducation Policy Analysis Archivespt_PT
person.familyNameFernandes
person.familyNameNeves
person.familyNameTinoca
person.familyNameViseu
person.familyNameHenriques
person.givenNameDomingos
person.givenNameClaudia
person.givenNameLuís
person.givenNameSofia
person.givenNameSusana
person.identifier1031216
person.identifier1730761
person.identifier.ciencia-idF514-767E-6474
person.identifier.ciencia-id2217-03A8-AAB1
person.identifier.ciencia-id0F18-F266-A84C
person.identifier.ciencia-id6411-F538-EA4A
person.identifier.orcid0000-0002-3713-6484
person.identifier.orcid0000-0002-8175-4749
person.identifier.orcid0000-0001-6950-3245
person.identifier.orcid0000-0002-0059-9717
person.identifier.orcid0000-0002-7506-1401
person.identifier.ridP-4306-2019
person.identifier.scopus-author-id36778528400
person.identifier.scopus-author-id34977273500
person.identifier.scopus-author-id36993438400
person.identifier.scopus-author-id54420026300
rcaap.embargofctO artigo encontra-se aceite para publicação, mas ainda não está publicado. Logo que tal aconteça, submetemos a versão da editora que poderá ficar em acesso aberto.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationff1e7ffd-513b-415d-8263-d5289f7540cb
relation.isAuthorOfPublication13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c
relation.isAuthorOfPublicationce80add4-9e1d-433e-8d10-cc47b3a4715e
relation.isAuthorOfPublicationca297243-4d2d-45d6-9d24-ad187cc1c781
relation.isAuthorOfPublication7cf0fcf3-cd6d-426c-be00-3579c1499dd9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery13c8bba3-2fe6-4e5c-9264-83cf060de51c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2022_Relações entre políticas públicas e result Pt no PISA.pdf
Size:
553.96 KB
Format:
Adobe Portable Document Format