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- Cartografia conceitual de competência e competência digital: uma compreensão ampliadaPublication . Sales, Mary; Moreira, J. AntónioA proposta da pesquisa em tela apresenta uma reflexão conceitual ampliada acerca do que se compreende teoricamente por competência e por competência digital no contexto da educação contemporânea. Procurando compreender as relações atuais existentes entre os campos investigativos da prática pedagógica dos professores e das tecnologias, mais especificamente a relação entre as práticas experienciadas e vivenciadas nas salas de aula e o “domínio” das tecnologias para formação desenvolvemos a presente pesquisa, procurando, por um lado, ampliar a noção de competência digital docente, e por outro, apresentar alguns referenciais existentes em língua portuguesa para os professores se autoavaliarem e identificarem as suas competências digitais, em áreas como o desenvolvimento profissional, cidadania digital e pedagógica. Para tal, realizámos uma pesquisa bibliográfica que possibilitou uma análise aprofundada das compreensões conceituais em torno de uma teorização de competência e de competência digital docente que pretende contribuir para uma visão mais abrangente e consentânea com a realidade educativa do século XXI.
- Competências digitais docentes no ensino superior: diagnóstico e possibilidades de formaçãoPublication . Sales, Mary; Moreira, J. AntónioO momento atual que vivemos trouxe novos e emergenciais desafios aos professores do Ensino Superior, tornando essencial a aquisição de competências digitais, sobretudo para o uso de ambientes virtuais de aprendizagem e de tecnologias online. Nesse sentido, a partir do questionário de autoavaliação DigCompEdu CheckIn, validado por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), a pesquisa apresentada neste texto objetiva, principalmente, avaliar as competências digitais dos professores do Ensino Superior da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) a partir das suas perceções. A abordagem metodológica quantitativa enfatiza a perceção dos professores sobre suas competências digitais em três dimensões: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes e envolveu 210 professores da UNEB. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado - nível B1 -Integradores-, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes aquelas por meio das quais os professores apresentam mais fragilidades, destacando-se, na primeira dimensão, as questões relacionadas à avaliação digital, e, na segunda dimensão, o uso responsável das tecnologias. Os resultados mostram, pois, a necessidade de os professores aumentarem o seu nível de proficiência digital por meio de formação continuada, principalmente nas dimensões destacadas.
- Provas de Agregação em Educação e Ensino a Distância: lição, relatório e curriculumPublication . Moreira, J. António
- Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em PortugalPublication . Trindade, Sara Dias; Moreira, J. AntónioEsta pesquisa procura avaliar as competências e fluência digitais de professores portugueses, posicionando-os num nível de proficiência específico e apontando possíveis respostas formativas em função disso. Metodologicamente, realiza uma abordagem de cariz quantitativo, com ênfase na perceção de 127 professores do Ensino Médio e Fundamental, sobre as suas competências digitais em três dimensões nucleares: competências profissionais, competências pedagógicas e competências dos estudantes. Os resultados permitem concluir que os docentes apresentam, globalmente, um nível de proficiência digital moderado, sendo as dimensões competências pedagógicas e competências dos estudantes as que apresentam valores mais baixos. Verifica-se, também, que as competências relacionadas com as diferentes necessidades dos estudantes apresentam maiores fragilidades e que não existem diferenças estatisticamente significativas entre as variáveis “idade” e “departamento disciplinar” e o nível de competência digital.
- Quadro de referência das competências pedagógico-digitais de professores. Pedagogical digcompedu reloadedPublication . Moreira, José António; Trindade, Sara Dias; Knuppel, Maria Aparecida Crissi; Serra, IlkaTendo em consideração os recentes desenvolvimentos relacionados com a emergência das tecnologias cognitivas de IA e das tecnologias imersivas, e da ausência na versão original do DigCompEdu de competências pedagógico-digitais relacionadas com a educação aberta e online, desenvolveu-se um quadro de referência (framework) e um questionário de autoavaliação de competências digitais docentes com uma maior amplitude de competências nas quatro áreas da dimensão pedagógica do DigCompEdu integrando competências relacionadas, quer com os paradigmas da Educação Aberta e da Educação Digital em Rede, quer com a emergência da Inteligência Artificial Generativa em contexto educativo.
- Competências digitais e as demandas da sociedade contemporânea: diagnóstico e potencial para formação de professores do Ensino Superior da BahiaPublication . Sales, Mary; Moreira, J. António; Rangel, Márcia Tereza RebouçasA proposta de pesquisa em tela pretende mapear e analisar as relações atuais existentes entre os campos investigativos da prática pedagógica dos professores e das tecnologias, mais especificamente a relação entre as práticas experienciadas e vivenciadas nas salas de aula do ensino superior e o “domínio” das tecnologias para formação no contexto universitário. Compreendemos que esse campo de pesquisa em particular – prática pedagógica e as tecnologias – é muito amplo e explorado em diversas vertentes e encaminha diretamente ao uso de tecnologias na educação, na prática pedagógica docente, nos processos formativos de maneira geral. Desse modo, a ampliação acerca do conhecimento do “domínio” tecnológico que o professor do ensino superior possui das tecnologias, ainda é um segmento da pesquisa nesse campo, que necessita de mais investigação. Tendo, pois, como objetivo, avaliar o nível de proficiência digital de professores do Ensino Superior da Bahia, está em curso a presente pesquisa desenvolvida pela Rede Colaborativa de Aprendizagem (RCA), estrutura criada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que procura promover o desenvolvimento das competências digitais dos profissionais da educação e fomentar a convergência de modalidades educacionais. A abordagem metodológica tem um cariz quali- -quantitativo, sendo que os resultados da pesquisa permitir-nos-ão definir diferentes trilhas de aprendizagem em função do nível de proficiência diagnosticado.