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- 5º Retiro Doutoral em Média-Arte DigitalPublication . Marcos, Adérito; Tavares, Mirian; Martins, Amílcar; Saldanha, Ângela; Silva, Bruno; Veiga, Pedro Alves da; António, Rui; Costa, SusanaLivro de bordo do 5º Retiro Doutoral em Média-Arte Digital – Audentes Fortuna Iuuat”, Faro, 8-14 julho de 2017.
- O museu de tudo em qualquer parte: arte e cultura digital: interferir e curarPublication . Veiga, Pedro Alves daO Museu de Tudo em Qualquer Parte é a designação dada por Pedro Alves da Veiga ao espaço real aumentado urbano, onde existe uma densidade crescente de intervenções artísticas de arte digital e locativa, acompanhadas de camadas de dados digitais e informação audiovisual associada a hashtags, utilizadores, locais e eventos, originais ou remisturados, muitos deles ancorados a lugares físicos. Partindo da apresentação do ecossistema da média-arte digital, com enfoque no caso português, a obra debruça-se sobre a evolução da produção de arte digital – no seu sentido mais amplo – reconhecendo que a atual produção massificada de conteúdos estetizados, incluindo os registos de experiências artísticas, sociais, culturais ou lúdicas é o testemunho vivo de uma estetização global, que tudo permeia, desde a vida quotidiana, incluindo moda, comida e a pandemia do COVID-19, até áreas do conhecimento como a ciência ou a filosofia. Este livro propõe uma metodologia para a produção de média-arte digital interventiva e funcional – a a/r/cografia – e culmina com o apelo à curadoria deliberada e consciente – em vez de acidental ou aleatória – destas camadas de arte urbana digital, trazendo-as para a luz, com elas e sobre elas produzindo conhecimento.
- ARTeFACTo 2018. 1st International Conference on Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and SocietyPublication . Veiga, Pedro Alves da; Marcos, Adérito; Araújo, AntónioProceedings of 1st International Conference on Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society, ARTeFACTo 2018.
- Método e registo: uma proposta de utilização da a/r/cografia e diários digitais de bordo para a investigação centrada em criação e prática artística em média-arte digitalPublication . Veiga, Pedro Alves daEste artigo propõe uma abordagem metodológica e prática de suporte ao desenvolvimento de processos artísticos e investigação criativa em média-arte digital que apoie a criação, recriação, documentação, comunicação e preservação dos artefactos. Para este efeito, este artigo toma como ponto de partida a a/r/cografia, uma proposta metodológica apresentada pelo seu autor como uma evolução da a/r/tografia, mais adequada à investigação e criação em média-arte digital. Ela é agora complementada pelo conceito de diário digital de bordo, sendo também este uma evolução do diário gráfico já utilizado nas artes visuais. Desta sinergia, resulta o potencial de não apenas investigar de forma sistemática os processos criativos e evolutivos subjacentes à criação de artefactos de média-arte digital, como também de proceder ao seu registo digital, iterativo e incremental, para memória e referência futura. Este registo tem como destinatários os próprios a/r/cógrafos, mas também o público que poderá aceder a um manancial de informação de contextualização e funcionamento do artefacto, contribuindo desta forma, também, para a própria curadoria. Ao propor a associação do método ao registo, cria-se um sistema adequado para modelar, prototipar, refletir, avaliar, exibir, apresentar, discutir e divulgar obras de média-arte digital, bem como para registar esses mesmos processos, a investigação e comunicação a eles associados e sobre eles desenvolvidos. Esta proposta visa, assim, contribuir para a criação de uma “literacia criativa” sobre a média-arte digital, produzindo conhecimento que possa revelar-se de utilidade na prática a/r/cográfica atual e futura, tanto pelos respectivos autores como por terceiros, aumentando ainda a compreensão das ligações interdisciplinares da média-arte digital aos seus contextos individuais, sociais, históricos, educacionais, políticos, económicos, tecnológicos e culturais.
- Experiência e atenção : construção e constrição de ecossistemas de média-arte digitalPublication . Veiga, Pedro Alves da; Tavares, Mirian Nogueira; Alvelos, Helder Manuel Pereira Pinto da Cunha eO conceito dos ecossistemas biológicos funciona como metáfora para muitos sistemas complexos, e é utilizado e ampliado no presente estudo para representar as relações nos sistemas social, cultural e artístico, entre agentes envolvidos na criação, investigação, exposição, fruição, experimentação, educação e integração socioeconómica da média-arte digital, dando atenção a aspetos criativos, organizacionais e participativos. Para este trabalho, foi efetuado um percurso de investigação e reflexão, através de experiência direta do autor, mas sempre suportado pela experiência de terceiros, nos seus relatos e reflexões, nos ecossistemas materializados nos festivais de média-arte digital, realizados sobretudo em Portugal, e também através da análise sobre o pensamento contemporâneo, que disseca os mecanismos de controlo, agregação, separação e potenciação relevantes para os ecossistemas de média-arte digital. Esse percurso visa produzir um relato atual, analítico, certamente subjetivo – dado ser baseado em experiências pessoais e análise interpretativa – mas cuja intenção é desvelar mecanismos invisíveis, mas importantes, atuais e atuantes, que afetam as relações entre os vários agentes do ecossistema, a sua relação com os atuais paradigmas socioeconómicos, característicos das gerações ativas, permanentemente conectadas às redes digitais ubíquas: a economia da experiência e a economia da atenção. Num momento em que o centro do ecossistema foi tomado pela economia criativa e os seus agentes – a indústria, as empresas, os espaços de cultura e lazer e até a Academia – e assistindo-se à comoditização da criação e produção artísticas, aqueles paradigmas estão também ligados ao crescimento e popularização dos fenómenos do hacktivismo e o artivismo, que repõem os artistas e as suas obras no centro do ecossistema, reforçando as suas ligações a todo o meio envolvente, quer pelas intervenções a que se propõem, quer pelos questionamentos que levantam. Se porventura alguns desses mecanismos são já bem conhecidos isoladamente, a sua interdependência e interrelacionamento não tinham sido apresentados até ao momento, e produzir novo significado a partir de blocos de conhecimento prévio é um dos objetivos maiores de qualquer investigação.
- You & MePublication . Veiga, Pedro Alves da; Marcos, AdéritoYou&Me (a infinita constelação dos nossos sentidos) é um projeto de arte generativa interativa. Nasce como contracorrente a um crescente encapsulamento dos indivíduos dentro de um casulo tecnológico, que tudo medeia e interliga. Se é verdade que me sinto hoje mais ligado do que nunca a estímulos, informação e conteúdos multimédia de todos os tipos, a verdade é que essa híper-conexão parece inclusivamente sobrepor-se às ligações diretas, não mediadas pela tecnologia, entre mim e os outros, ou até mesmo com o mundo ao meu redor. Este projeto traduz-se, assim, numa vontade de querer questionar esse fenómeno, usando a mesma tecnologia que o promove como arma de combate. Procurei criar uma experiência de comunicação, estética e cognitiva, usando a tecnologia para promover a interação pessoal e local, sem descurar aspetos lúdicos, dinâmicos e estéticos.