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Experiência e atenção : construção e constrição de ecossistemas de média-arte digital

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Abstract(s)

O conceito dos ecossistemas biológicos funciona como metáfora para muitos sistemas complexos, e é utilizado e ampliado no presente estudo para representar as relações nos sistemas social, cultural e artístico, entre agentes envolvidos na criação, investigação, exposição, fruição, experimentação, educação e integração socioeconómica da média-arte digital, dando atenção a aspetos criativos, organizacionais e participativos. Para este trabalho, foi efetuado um percurso de investigação e reflexão, através de experiência direta do autor, mas sempre suportado pela experiência de terceiros, nos seus relatos e reflexões, nos ecossistemas materializados nos festivais de média-arte digital, realizados sobretudo em Portugal, e também através da análise sobre o pensamento contemporâneo, que disseca os mecanismos de controlo, agregação, separação e potenciação relevantes para os ecossistemas de média-arte digital. Esse percurso visa produzir um relato atual, analítico, certamente subjetivo – dado ser baseado em experiências pessoais e análise interpretativa – mas cuja intenção é desvelar mecanismos invisíveis, mas importantes, atuais e atuantes, que afetam as relações entre os vários agentes do ecossistema, a sua relação com os atuais paradigmas socioeconómicos, característicos das gerações ativas, permanentemente conectadas às redes digitais ubíquas: a economia da experiência e a economia da atenção. Num momento em que o centro do ecossistema foi tomado pela economia criativa e os seus agentes – a indústria, as empresas, os espaços de cultura e lazer e até a Academia – e assistindo-se à comoditização da criação e produção artísticas, aqueles paradigmas estão também ligados ao crescimento e popularização dos fenómenos do hacktivismo e o artivismo, que repõem os artistas e as suas obras no centro do ecossistema, reforçando as suas ligações a todo o meio envolvente, quer pelas intervenções a que se propõem, quer pelos questionamentos que levantam. Se porventura alguns desses mecanismos são já bem conhecidos isoladamente, a sua interdependência e interrelacionamento não tinham sido apresentados até ao momento, e produzir novo significado a partir de blocos de conhecimento prévio é um dos objetivos maiores de qualquer investigação.
The concept of biological ecosystems is used as a metaphor for many complex systems. In this work it is used and extended to represent relationships in social, cultural and artistic systems, between agents involved in the creation, research, exhibition, enjoyment, experimentation, education and socio-economic integration of digital media art, focusing on creative, organisational and participatory aspects. This work was developed over a journey of research and reflection, through the author’s direct experience, but always supported and inspired by the experience of others, through their writings and visions, and materialised in digital art ecosystems, mainly festivals, carried out in Portugal. It was also developed through the analysis of contemporary thought, dissecting control, aggregation, separation and strengthening mechanisms that are relevant to digital media art ecosystems. This journey’s goal is to elaborate a current, analytical, and certainly subjective account – for it is based on personal experiences and interpretative analysis – with the intent of unveiling invisible yet important, current and active mechanisms, that affect the relationships between the ecosystem agents and their relationship with contemporary socio-economic paradigms, characteristic of the permanently connected generations to ubiquitous digital networks: the experience economy and the attention economy. At a time when the centre of the ecosystem is taken by the creative economy and its agents – industry, business, cultural and leisure spaces and even by Academia – while witnessing the commodification of art creation, those paradigms are also linked to the growth and popularization of hacktivism and artivism, which put back the artists and their works in the centre of the ecosystem, by strengthening their connections to the environment, either by their direct interventions, or by the questions they raise. If some of these mechanisms are already well-known in isolation, their interdependences and interrelationships had not been studied so far, and to produce new meaning from prior knowledge is one of the ultimate objectives of any research.

Description

Keywords

Média-arte digital Blending Ecossistemas Festivais Atenção Experiência Digital media art Ecosystem Attention Experience

Citation

Veiga, Pedro Jorge Agostinho Alves da - Experiência e atenção [Em linha]: construção e constrição de ecossistemas de média-arte digital. [S.l.]: [s.n.], 2017. 391 p.

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