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Gaspar, Maria Ivone

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  • Conteúdo curricular: inovação com as tecnologias?
    Publication . Santos, José Rui; Gaspar, Maria Ivone
    Apesar da vulgaridade com que nos discursos académicos e nos debates escolares se afirma que a utilização das novas tecnologias em sala de aula contribui para a inovação da prática educativa, a realidade demonstra a clara inexpressividade que esta afirmação tem nas práticas educativas reais das nossas escolas. Na verdade, a existência e a mera disponibilização das tecnologias na sala de aula, por si só, não trarão nada de novo à finalidade da Educação. A mudança poderá sentir-se, a partir de aspetos inovadores nos conteúdos, nos processos ou nos meios e materiais se convocada e provocada pela tecnologia. Ao centralizar a Educação no currículo, este terá de ser perspetivado em diferentes dimensões, das quais se destaca apenas uma, na presente comunicação: a que se refere aos conteúdos, analisados quanto à sua composição e organização. Na sociedade do conhecimento, duas questões têm-se tornado cada vez mais pertinentes no que respeita aos conteúdos curriculares. Uma diz respeito à diversidade e quantidade dos saberes a integrar (ou a compor) o plano de estudos em oferta e a outra prende-se com o modo como se devem organizar esses saberes. Por outras palavras, importa definir o quê a ensinar e a aprender e qual a configuração e relação que deverão ser atribuídas a esse o quê (isto é, aos conteúdos). As tecnologias da informação e comunicação poderão ter aqui, um papel determinante pois poderão permitir a aplicação de estratégias que decompõem e integram saberes criando novidade na interligação, na interação e projetando a pulverização que será uma característica enriquecedora na projeção de pontos que, ao serem ligados, assentam numa matriz de «rede». Admite-se que com as TIC reforça-se a dimensão do currículo em análise com as características da abertura e da flexibilidade e é possível trazer a «cultura digital» à escola.
  • Estudante online: que competências?
    Publication . Gaspar, Maria Ivone; Oliveira, Isolina; Bemhaja, Berta; Santos, Glória; Dâmaso, Manuela; Viseu, Natália
    Tendo por cenário o Mestrado em Supervisão Pedagógica, oferecido pelo Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, o grupo de estudantes da edição de 2009-2011 desenvolveu uma investigação sobre as competências a exigir e a desenvolver por aqueles que querem aprender na modalidade online. Numa relação directa com esta problemática, estabeleceram princípios e delinearam questões frente a competências necessárias por aqueles que ensinam online. Pretendem, apenas, contribuir para a reflexão em torno de competências esperadas para a concretização do ensino e aprendizagem online.
  • O Cibercafé na construção de uma comunidade de aprendizagem
    Publication . Gaspar, Maria Ivone; Oliveira, Isolina; Behar, Patricia Alejandra
    O processo de desenvolvimento de uma turma de um curso de mestrado oferecido na modalidade online e na perspectiva de criação de uma comunidade de aprendizagem conduziu-nos à análise das interacções no módulo destinado à socialização dos estudantes, visando identificar as características do grupo que se ia constituindo. Dentro deste espaço a opção recaiu sobre um tópico de natureza não formal, pelo que está isento de qualquer princípio estruturante – o café (aqui designado por Ciberc@fe). Na presente comunicação, após uma ‘introdução’, que permitirá contextualizar a turma como o espaço da investigação desenvolvida, traça-se um quadro teórico, suportado, fundamentalmente, nos estudos de Étienne Wenger. Depois, apresenta-se o resultado da análise das interacções do grupo seleccionado e no espaço referido. Por fim, na sequência desta análise afigura-se que, num primeiro momento, a turma se identificou como uma ‘comunidade de prática’, para, a seguir, evoluir para uma comunidade que tem um objectivo comum: aprendizagens pré-definidas. Evidenciam-se as características da comunidade de prática, admitidas como o suporte da comunidade de aprendizagem
  • Currículo: significado e perspetivas em memórias da escola
    Publication . Gaspar, Maria Ivone; Santos, Mário; Santos, José Rui
    Assumindo que a escola é o espaço privilegiado da ação do sistema educativo e de que este tem como núcleo central o currículo, reveste-se de particular interesse a compreensão do papel deste último no âmbito das histórias de vida. No pressuposto de que a análise de narrativas (sob a forma de relatos) de memórias de professores, enquanto alunos e enquanto professores, não deve deixar de considerar os conteúdos ensinados e aprendidos na escola, é importante que se aborde o conceito de currículo numa ótica que realce a sua diversidade, multiplicidade e complexidade, em particular no que diz respeito à sua relação com a praxis. Neste contexto, há que clarificar e distinguir as dimensões que integram o conceito de currículo para que se possa, relevando também as suas vertentes histórica e etnográfica, questionar o significado de currículo que transparece das narrativas em análise no projeto de investigação “Memórias na Escola - natureza e efeitos”. Enfatiza-se o papel de charneira que o currículo assume, vulgarmente, entre memórias e identidades, através da transposição das reflexões sobre os lugares de memória (passado) e da reconstrução de representações que daí resulta (presente), para o processo de construção de identidades (futuro) que decorre e se torna no corolário de qualquer história de vida.
  • Supervisão no ensino superior online: que práticas?
    Publication . Henriques, Susana; Gaspar, Maria Ivone; Massano, Maria Lúcia
    Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando-se subsídios sobre esta temática.