Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
4.73 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Assumindo que a escola é o espaço privilegiado da ação do sistema educativo e de que este tem como núcleo central o currículo, reveste-se de particular interesse a compreensão do papel deste último no âmbito das histórias de vida. No pressuposto de que a análise de narrativas (sob a forma de relatos) de memórias de professores, enquanto alunos e enquanto professores, não deve deixar de considerar os conteúdos ensinados e aprendidos na escola, é importante que se aborde o conceito de currículo numa ótica que realce a sua diversidade, multiplicidade e complexidade, em particular no que diz respeito à sua relação com a praxis.
Neste contexto, há que clarificar e distinguir as dimensões que integram o conceito de currículo para que se possa, relevando também as suas vertentes histórica e etnográfica, questionar o significado de currículo que transparece das narrativas em análise no projeto de investigação “Memórias na Escola - natureza e efeitos”. Enfatiza-se o papel de charneira que o currículo assume, vulgarmente, entre memórias e identidades, através da transposição das reflexões sobre os lugares de memória (passado) e da reconstrução de representações que daí resulta (presente), para o processo de construção de identidades (futuro) que decorre e se torna no corolário de qualquer história de vida.
Description
Keywords
Currículo Histórias de vida Identidades Memórias Representações
Pedagogical Context
Citation
Gaspar, Maria Ivone; Santos, Mário; Santos, José Rui - Currículo: significado e perspetivas em memórias da escola. In Alves, José Matias, coord. - "Memórias de professores: emoções, identidades profissionais, currículo e avaliação". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2013. ISBN 978-989-96186-5-7. p. 117-146
Publisher
Universidade Católica Portuguesa