Repository logo
 
Publication

Currículo: significado e perspetivas em memórias da escola

dc.contributor.authorGaspar, Maria Ivone
dc.contributor.authorSantos, Mário
dc.contributor.authorSantos, José Rui
dc.date.accessioned2019-11-19T10:47:48Z
dc.date.available2019-11-19T10:47:48Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractAssumindo que a escola é o espaço privilegiado da ação do sistema educativo e de que este tem como núcleo central o currículo, reveste-se de particular interesse a compreensão do papel deste último no âmbito das histórias de vida. No pressuposto de que a análise de narrativas (sob a forma de relatos) de memórias de professores, enquanto alunos e enquanto professores, não deve deixar de considerar os conteúdos ensinados e aprendidos na escola, é importante que se aborde o conceito de currículo numa ótica que realce a sua diversidade, multiplicidade e complexidade, em particular no que diz respeito à sua relação com a praxis. Neste contexto, há que clarificar e distinguir as dimensões que integram o conceito de currículo para que se possa, relevando também as suas vertentes histórica e etnográfica, questionar o significado de currículo que transparece das narrativas em análise no projeto de investigação “Memórias na Escola - natureza e efeitos”. Enfatiza-se o papel de charneira que o currículo assume, vulgarmente, entre memórias e identidades, através da transposição das reflexões sobre os lugares de memória (passado) e da reconstrução de representações que daí resulta (presente), para o processo de construção de identidades (futuro) que decorre e se torna no corolário de qualquer história de vida.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGaspar, Maria Ivone; Santos, Mário; Santos, José Rui - Currículo: significado e perspetivas em memórias da escola. In Alves, José Matias, coord. - "Memórias de professores: emoções, identidades profissionais, currículo e avaliação". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2013. ISBN 978-989-96186-5-7. p. 117-146pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96186-5-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/8773
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectHistórias de vidapt_PT
dc.subjectIdentidadespt_PT
dc.subjectMemóriaspt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.titleCurrículo: significado e perspetivas em memórias da escolapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage146pt_PT
oaire.citation.startPage117pt_PT
oaire.citation.titleMemórias de professores: emoções, identidades profissionais, currículo e avaliaçãopt_PT
person.familyNameGaspar
person.familyNameSantos
person.givenNameMaria Ivone
person.givenNameJosé Rui
person.identifierV-8556-2018
person.identifier.ciencia-idD21A-97C9-C219
person.identifier.orcid0000-0002-0688-8085
person.identifier.orcid0000-0001-7571-7012
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationaa9efdc7-fc37-43f6-b716-691c6eb16f07
relation.isAuthorOfPublicationaa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryaa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Currículo-Significado e Perspetivas em Memórias de Escola.pdf
Size:
4.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: