dc.contributor.author | Gaspar, Maria Ivone | |
dc.contributor.author | Santos, Mário | |
dc.contributor.author | Santos, José Rui | |
dc.date.accessioned | 2019-11-19T10:47:48Z | |
dc.date.available | 2019-11-19T10:47:48Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Assumindo que a escola é o espaço privilegiado da ação do sistema educativo e de que este tem como núcleo central o currículo, reveste-se de particular interesse a compreensão do papel deste último no âmbito das histórias de vida. No pressuposto de que a análise de narrativas (sob a forma de relatos) de memórias de professores, enquanto alunos e enquanto professores, não deve deixar de considerar os conteúdos ensinados e aprendidos na escola, é importante que se aborde o conceito de currículo numa ótica que realce a sua diversidade, multiplicidade e complexidade, em particular no que diz respeito à sua relação com a praxis. Neste contexto, há que clarificar e distinguir as dimensões que integram o conceito de currículo para que se possa, relevando também as suas vertentes histórica e etnográfica, questionar o significado de currículo que transparece das narrativas em análise no projeto de investigação “Memórias na Escola - natureza e efeitos”. Enfatiza-se o papel de charneira que o currículo assume, vulgarmente, entre memórias e identidades, através da transposição das reflexões sobre os lugares de memória (passado) e da reconstrução de representações que daí resulta (presente), para o processo de construção de identidades (futuro) que decorre e se torna no corolário de qualquer história de vida. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gaspar, Maria Ivone; Santos, Mário; Santos, José Rui - Currículo: significado e perspetivas em memórias da escola. In Alves, José Matias, coord. - "Memórias de professores: emoções, identidades profissionais, currículo e avaliação". Porto: Universidade Católica Portuguesa, 2013. ISBN 978-989-96186-5-7. p. 117-146 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96186-5-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/8773 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade Católica Portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.subject | Histórias de vida | pt_PT |
dc.subject | Identidades | pt_PT |
dc.subject | Memórias | pt_PT |
dc.subject | Representações | pt_PT |
dc.title | Currículo: significado e perspetivas em memórias da escola | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 146 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 117 | pt_PT |
oaire.citation.title | Memórias de professores: emoções, identidades profissionais, currículo e avaliação | pt_PT |
person.familyName | Gaspar | |
person.familyName | Santos | |
person.givenName | Maria Ivone | |
person.givenName | José Rui | |
person.identifier | V-8556-2018 | |
person.identifier.ciencia-id | D21A-97C9-C219 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0688-8085 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7571-7012 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | aa9efdc7-fc37-43f6-b716-691c6eb16f07 | |
relation.isAuthorOfPublication | aa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | aa325cf1-8072-4230-a0ae-ed6025d87f66 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Currículo-Significado e Perspetivas em Memórias de Escola.pdf
- Size:
- 4.73 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.97 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: