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Advisor(s)
Abstract(s)
O processo de desenvolvimento de uma turma de um curso de mestrado oferecido na modalidade online e
na perspectiva de criação de uma comunidade de aprendizagem conduziu-nos à análise das interacções no
módulo destinado à socialização dos estudantes, visando identificar as características do grupo que se ia
constituindo. Dentro deste espaço a opção recaiu sobre um tópico de natureza não formal, pelo que está
isento de qualquer princípio estruturante – o café (aqui designado por Ciberc@fe). Na presente
comunicação, após uma ‘introdução’, que permitirá contextualizar a turma como o espaço da investigação
desenvolvida, traça-se um quadro teórico, suportado, fundamentalmente, nos estudos de Étienne Wenger.
Depois, apresenta-se o resultado da análise das interacções do grupo seleccionado e no espaço referido.
Por fim, na sequência desta análise afigura-se que, num primeiro momento, a turma se identificou como
uma ‘comunidade de prática’, para, a seguir, evoluir para uma comunidade que tem um objectivo comum:
aprendizagens pré-definidas. Evidenciam-se as características da comunidade de prática, admitidas como
o suporte da comunidade de aprendizagem
Description
Keywords
Aprendizagem Comunidade Interação Partilha Prática
Pedagogical Context
Citation
Gaspar, M.I., Oliveira, I., Behar, P. A. (2012). O Ciberc@fé na construção de uma comunidade de aprendizagem, RENOTE, Vol.10, nº 1,1-9, DOI:10.22456/1679-1916.30937
Publisher
CINTED/UFRGS