Publication
O Cibercafé na construção de uma comunidade de aprendizagem
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | pt_PT |
dc.contributor.author | Gaspar, Maria Ivone | |
dc.contributor.author | Oliveira, Isolina | |
dc.contributor.author | Behar, Patricia Alejandra | |
dc.date.accessioned | 2022-11-15T12:23:46Z | |
dc.date.available | 2022-11-15T12:23:46Z | |
dc.date.issued | 2012 | |
dc.description.abstract | O processo de desenvolvimento de uma turma de um curso de mestrado oferecido na modalidade online e na perspectiva de criação de uma comunidade de aprendizagem conduziu-nos à análise das interacções no módulo destinado à socialização dos estudantes, visando identificar as características do grupo que se ia constituindo. Dentro deste espaço a opção recaiu sobre um tópico de natureza não formal, pelo que está isento de qualquer princípio estruturante – o café (aqui designado por Ciberc@fe). Na presente comunicação, após uma ‘introdução’, que permitirá contextualizar a turma como o espaço da investigação desenvolvida, traça-se um quadro teórico, suportado, fundamentalmente, nos estudos de Étienne Wenger. Depois, apresenta-se o resultado da análise das interacções do grupo seleccionado e no espaço referido. Por fim, na sequência desta análise afigura-se que, num primeiro momento, a turma se identificou como uma ‘comunidade de prática’, para, a seguir, evoluir para uma comunidade que tem um objectivo comum: aprendizagens pré-definidas. Evidenciam-se as características da comunidade de prática, admitidas como o suporte da comunidade de aprendizagem | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gaspar, M.I., Oliveira, I., Behar, P. A. (2012). O Ciberc@fé na construção de uma comunidade de aprendizagem, RENOTE, Vol.10, nº 1,1-9, DOI:10.22456/1679-1916.30937 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22456/1679-1916.30937 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/12576 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CINTED/UFRGS | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30937/19253 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Comunidade | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.subject | Partilha | pt_PT |
dc.subject | Prática | pt_PT |
dc.title | O Cibercafé na construção de uma comunidade de aprendizagem | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto Alegre, Brasil | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 9 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
oaire.citation.title | RENOTE | pt_PT |
oaire.citation.volume | 10 | pt_PT |
person.familyName | Gaspar | |
person.familyName | Oliveira | |
person.familyName | Behar | |
person.givenName | Maria Ivone | |
person.givenName | Isolina | |
person.givenName | Patricia Alejandra | |
person.identifier.ciencia-id | 8D1A-DA51-38BA | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0688-8085 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-7214-3655 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6939-5678 | |
person.identifier.scopus-author-id | 8296254000 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | aa9efdc7-fc37-43f6-b716-691c6eb16f07 | |
relation.isAuthorOfPublication | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c | |
relation.isAuthorOfPublication | 6fb274b6-41d1-43e9-8a1e-f2b347bad07c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | a7b4bd56-c6a6-4232-bb28-5f7255b4941c |