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  • Como sobreviver numa sociedade mediatizada e digital?: o caso de (i)literacia de pessoas ciganas em Portugal
    Publication . Magano, Olga; Medinas, Carlos
    O objetivo deste artigo é refletir sobre o acesso, conhecimento e uso de ferramentas digitais por parte de pessoas ciganas em Portugal partindo do facto de que continuam a ser sinalizadas como as mais pobres, excluídas e marginalizadas socialmente (FRA, 2012); apresentam as mais altas taxas de analfabetismo, de abandono escolar precoce e insucesso escolar (Mendes, Magano & Candeias, 2014); têm baixas qualificações escolares e profissionais e são também as mais infoexcluídas (Castells, 2007). São usados dados provenientes de várias fontes (bibliografia nacional e internacional e resultados de alguns projetos de investigação recentes) e centramos o nosso foco nos desafios colocados às pessoas de origem cigana, às instituições educativas e à sociedade do conhecimento no sentido de questionar se as políticas públicas e práticas educativas têm sido capazes de reduzir o analfabetismo e promover o sucesso escolar e a literacia funcional. Sabemos que o analfabetismo e o abandono escolar precoce não permitem que esta população esteja preparada para fazer face aos desafios colocados por uma sociedade digital e digitalizada, devido ao somatório de handicaps em termos de aquisição de competências escolares e de literacia (em sentido clássico e também digital). No entanto, a nova geração de crianças e jovens ciganos mas também pessoas mais velhas revelam predisposição para uso de , o que vai sendo incorporado na vida quotidiana, dos indivíduos e das famílias mas que é condicionado pela pouca escolaridade que impede o uso pleno e efetivo (Medinas, 2018).
  • Constrangimentos e oportunidades para a continuidade e sucesso das pessoas ciganas
    Publication . Magano, Olga; Mendes, Maria Manuela
    Neste artigo analisa-se o impacto de algumas políticas públicas sobre as trajetórias escolares das pessoas ciganas, em situação de vulnerabilidade social e residentes nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Através de uma pesquisa qualitativa foram evidenciados alguns dos fatores chave que permitem compreender a continuidade escolar e sucesso educativo de pessoas ciganas, bem como alguns processos de (re)configuração identitária associados a estes percursos. A continuidade das trajetórias interliga-se com as políticas e programas públicos, mas também com outros fatores explicativos inerentes ao indivíduo, ao tipo de apoio do seu grupo familiar, à presença de figuras de referência,à importância dos pares e fatores institucionais ínsitos ao funcionamento da escola pública.
  • Expectations and disappointments on the part of institutions in the process of reception and integration of refugees in Portugal
    Publication . Magano, Olga; Sousa, Lúcio; Costa, Paulo Manuel; Bäckström, Bárbara; Albuquerque, Rosana
    Portugal joined the European movement to welcome refugees in 2015, and there was an unprecedented phenomenon of civil society mobilization to provide shelter to refugees, overlapping at times the State. The model adopted for hosting refugees was related to the involvement of civil society, which meant that the relocation program assumed two structuring characteristics: the geographical dispersion of refugees throughout the country and the institutional diversity of the structures that carried out their placement. To know the practices developed by the host institutions and the circumstances of the interaction between their staff and refugees allows us to understand the role of local agency aimed at the reception of refugees and its impacts. Attitudes and feelings of disillusionment and disappointment can clash with the expectations of welcoming initiatives, which are often based on a constructed image of refugees as grateful, innocent victims and deserving of help. The aim of this article focuses on the practices and perceptions of representatives of local institutions regarding their relocation experiences. Thus, results obtained on the relocation process from the point of view of the institutions and on opportunities and challenges faced for the integration of refugees relocated in Portugal, as well as feelings, expectations and disappointments, are presented.
  • Emancipation life paths of portuguese cigano/Roma women
    Publication . Magano, Olga
    In Portuguese society, some Cigano/Roma women, during their life paths, distance themselves from the Cigano cultural tradition, particularly in regard to marriage, schooling, employment and social life. On the one hand, there is a feeling of attachment to traditional values as family pressure to marry or in relation to gender differentiation; on the other hand, these women express a desire for empowerment autonomy and emancipation in order to draw up their own trajectories and life projects. The results obtained with 21 in-depth interviews, 10 women and 11 men, indicate that Cigano women face greater difficulties with regard to early and inbred marriage and are more prone to be victims of family and domestic violence, but they are also the main drivers of change and social transformation of Cigano/Roma families.
  • Ciganos portugueses: escola e mudança social
    Publication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Costa, Ana Rita
    O cumprimento da escolaridade obrigatória, o sucesso e o controlo do abandono escolar estão longe de ser metas atingidas em Portugal para as crianças e jovens ciganos. Atualmente está mais clara a importância da escolarização, seja do ponto de vista do estado, regulador do acesso de todos ao sistema de ensino público, seja por parte das famílias, que reconhecem a sua importância como recurso essencial para uma cidadania efetiva. Neste artigo, através de uma abordagem etnográfica, são evidenciadas, por um lado, a continuidade de reprodução de desigualdades sociais em relação aos ciganos portugueses e, por outro, os processos de mudança em curso que mostram que, face à escola, os ciganos experienciam desafios, enfrentando mudanças provindas de dentro e de fora da escola.
  • Introduction
    Publication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga; Toma, Stefánia
  • Educational situation of Portuguese ciganos: social changes versus social continuities
    Publication . Mendes, Maria Manuela; Magano, Olga
    The purpose of this chapter is to present and discuss the main impacts of Portuguese public policies in the area of education in Portugal, since 25 April 1974. To this end, diversified information was collected, processed and analysed involving legal and other documents about these national policies, especially those of greater impact on Ciganos, in addition to thorough mapping of ongoing projects of local and social support in the Lisbon and Porto metropolitan areas, where the empirical research is being carried out. At a later stage, interviews were held with technical staff, project coordinators and local institutions, as well as Ciganos and their families. The purpose of using various data collection techniques is to capture the reality experienced by Cigano individuals and families, namely patterns of continuity and social change, particularly in the area of education, through triangulation between the discourses of informants and scientific knowledge already consolidated in these matters. We present a critical and reflexive interpretation of the policy orientations and achieved social rights, focusing on narratives of Ciganos, stakeholders and school representatives centred on what has changed in the school trajectories of Ciganos, in terms of continuity, success and permanence in public education.
  • Aspirações e trajetórias de jovens ciganos/as: dando voz/es aos/às protagonistas
    Publication . Mendes, Maria Manuela; Mourão, Susana; Magano, Olga; Pinheiro, Sara
  • Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAb
    Publication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana
  • Integração de refugiados em Portugal: o papel e práticas das instituições de acolhimento
    Publication . Sousa, Lúcio; Costa, Paulo Manuel; Albuquerque, Rosana; Magano, Olga; Bäckström, Bárbara
    Este é um relatório do projeto que visou inquirir os representantes das instituições de acolhimento sobre a motivação para o envolvimento institucional, como se organizaram, os apoios e redes convocados, ou criadas no desenrolar do processo de acolhimento de refugiados recolocados, o modo como decorreram os percursos de integração dos refugiados recolocados, as medidas concretas aplicadas, a forma como envolveram os refugiados na gestão das medidas que lhes estavam destinadas e a avaliação que fazem de todo o processo de acolhimento e integração.