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- Inovação em contextos: educativos: tecnologias, personalização e acessibilidadePublication . Barros, Daniela Melaré VieiraProfª Drª Juana Maria Anguita Acero – Universidad Nacional de Educación a Distancia – UNED. No âmbito do Erasmus + a professora esteve uma semana aqui na atividade docente e de investigação.
- Formação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e portuguêsPublication . Silva, Gleice Assunção da; Barros, Daniela Melaré Vieira; Ramos, DanielaEste trabalho analisa a formação de professores na modalidade a distância no contexto brasileiro e português. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Destacase, neste estudo, que no contexto português a formação inicial de docentes é realizada nas denominadas escolas superiores de educação apenas na modalidade presencial, diferente do contexto brasileiro que tem a oferta dos cursos de Pedagogia e licenciaturas nas diferentes áreas de conhecimento tanto presencial como a distância. Essas diferenças da formação podem ser observadas a partir do histórico da formação de professores e das legislações vigentes. Os resultados e análises do panorama atual sobre as duas realidades pesquisadas, apontam que, embora a educação a distância esteja pautada em objetivos diferenciados com relação a formação inicial de professores, ambas tem um papel significativo na formação continuada destes profissionais, em suas diferentes áreas e modalidades de ensino, contribuindo para a qualificação da docência diante dos desafios e demandas educacionais da contemporaneidade.
- Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitaisPublication . Moreira, Darlinda; Barros, Daniela Melaré VieiraEsta apresentação visa a comunicação na Educação a distância, caraterizando o o espaço comunicativo online, síncrono e assíncrono, e os modos de comunicação, relacionando com a tecnologia disponível. São igualmente divulgadas oportunidades para comunicação e interação no espaço educativo digital.
- Ensino digital online: competências socioefetivasPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraA Professora Patricia Alejandra Behar responde às questões levantadas pela Professora Daniela Barros acerca do ensino digital online.
- Estilos pedagógicos de internacionalização no digital: da alfabetização ao ensino superiorPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraO e-book "Estilos Pedagógicos de Internacionalização no Digital: da alfabetização ao ensino superior" explora a internacionalização em diversas perspetivas, destacando suas múltiplas manifestações que devem ser adaptadas às dimensões globais de cada país e instituição. Isso é precisamente o que o livro nos apresenta ao longo de seus capítulos. As práticas, dinâmicas e reflexões nele contidas definem o conceito, ampliam seu significado e inovam na forma como é implementado por instituições e profissionais envolvidos. O objetivo principal é identificar dinâmicas, estratégias e propostas inovadoras de internacionalização nos processos de ensino e aprendizagem em ambientes digitais e híbridos em diversos níveis de ensino. Isso implica oferecer elementos que orientem o ensino e a aprendizagem colaborativos e em parceria Quando se trata de uma abordagem pedagógica para a internacionalização, questões como acesso e equidade são fundamentais, assim como a expansão do ensino híbrido, à distância e digital. Isso se deve não apenas à natureza transnacional dos contextos educacionais, que podem ser frequentados por estudantes de todo o mundo, mas também ao suporte de redes de mobilidade virtual que têm o potencial de concretizar a internacionalização de forma ampla. As características inovadoras, refletidas na abordagem pedagógica, no currículo, nas práticas de ensino e aprendizagem, bem como em questões organizacionais e comunicativas, são evidenciadas de maneira clara. Isso demonstra a complexidade e as vantagens da implementação da internacionalização pensada de forma qualitativa ao nível pedagógico.
- Curso de especialização em gestão do ensino superior em angola: internacionalização e sustentabilidadePublication . Dala, Manuel; Saveia, João; Ndalamba, Ken; Sales, José das Candeias; Barros, Daniela Melaré VieiraA Universidade Católica de Angola (UCAN) é a primeira instituição de ensino superior privada de Angola. Durante os seus vinte e cinco anos de existência, procurou antecipar-se aos novos desafios do ensino, primando pela qualidade que as sociedades cada vez mais impõem. Um desses desafios recentes que os gestores abraçaram é o da institucionalização de propostas inovadoras por via do ensino a distância. Esta realidade apenas veio a acontecer em 2022, quando, em parceria internacional com a Universidade Aberta de Portugal, desenhou-se o curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior em formato blended-learning, com o apoio financeiro da União Europeia. O objetivo do curso de especialização era de formar 200 gestores de instituições de ensino superior angolanas, nos vários domínios da gestão universitária. A Universidade Católica de Angola foi a selecionada para materializar este projeto que devia fazer combinar a metodologia de estudo na modalidade híbrida (presencial e a distância). Com isto, abriu-se um grande desafio para a gestão do curso que devia, não apenas aprender as funcionalidades das aulas a distância, mas também planear e decidir sobre os ambientes virtuais mais contextualizados à realidade dos alunos que eram maioritariamente gestores de instituições de ensino superior. Neste aspecto, a parceria com a Universidade Aberta de Portugal foi uma decisão estrategicamente acertada por quanto o alinhamento com as melhores práticas estava garantido com a experiência nacional e internacional. A Universidade Católica de Angola está cada vez mais comprometida com a gestão dos processos educativos e a inclusão de novos modelos de aprendizagem. Os relatórios, das duas primeiras edições do curso, mostram que o ensino superior em Angola precisa crescer também nesta dimensão, alinhando tecnologia às formas convencionais, facilitando alunos e professores na gestão do ensino e das aprendizagens e permitindo a que todos tenham oportunidades de frequentarem um curso pós-graduado ou mesmo graduado, independentemente de onde estiverem. Além dessa vertente a expansão de práticas e inovação também se fazem necessárias com a colaboração internacional de parceiros do mesmo idioma. Esta é outra perspectiva muito evidente nos resultados de avaliação, o da internacionalização, que permitiu à Universidade Católica de Angola alavancar à sua imagem no exterior, sendo pelas pessoas singulares que facilitaram esta imersão, seja por cooperações institucionais, como é o caso concreto da relação com a Universidade Aberta de Portugal. A partir dessa visão de sensibilização para o tema da internacionalização e suas tendências, importância e necessidades para o contexto atual, a iniciativa sobre a formação de gestores de ensino superior em modalidade b-learning, foi um trabalho inovador para despertar e integrar ao nível de gestão outras percepções e experiências no tema, facilitando assim, nas perspectivas após o curso, novos olhares e iniciativas por parte dos gestores na área da educação a distância em suas próprias instituições. A utilização de tecnologias modernas e de didáticas diversificadas pode, assim, otimizar a qualidade do processo formativo e da produção do conhecimento. Para tanto, a metodologia formativa contemplava uma dimensão teórica, por meio de exposições, estudo de materiais, e uma dimensão prática, por meio da análise de casos, relatos de experiências entre outros. Buscou-se ter um conteúdo prático, concreto, inovador e pedagógico ao mesmo tempo, tanto nas aulas presenciais, como nas aulas a distância. Nessa perspectiva, com o Curso de Especialização em Gestão do Ensino Superior, a UCAN está certa de ter proporcionado aos gestores de topo das IES de Angola, oportunidades ímpares e espaços para a reflexão sistemática e aprofundada, o intercâmbio produtivo, de modo a assegurar o aprimoramento do saber sobre a gestão no ensino superior na modernidade, em todas as suas dimensões. Assim, a Universidade Católica de Angola tem bases firmes para continuar com a postura inovadora fruto do sucesso do curso de especialização em gestão do ensino superior na modalidade b-learning que lhe valeu a subvenção para a instalação da própria plataforma de ensino a distância.